Como a autodisciplina pode ajudar a manter a rotina de estudos

Postado em 3 de jan de 2022
Loading...

Simulados, resumos, videoaulas, existem diversas ferramentas que podem auxiliar no processo de aprendizagem. E para quem está se preparando para o Enem ou vestibular, conhecer essas diferentes metodologias é essencial.

No entanto, é importante lembrarmos que é pouco provável que uma videoaula ou resumo estudado aleatoriamente possa trazer a sonhada aprovação. Para entrar na universidade, é muito importante ter constância nos estudos, mantendo uma rotina diária de preparação.

E essa é a parte mais difícil, não é mesmo? Manter uma rotina de estudos pode ser o maior desafio para os estudantes que querem ingressar no ensino superior.

Será que existe uma forma de superar essa dificuldade e ter mais foco nos estudos? A autodisciplina é uma habilidade que pode colaborar muito para isso!

Neste artigo, vamos falar mais sobre como desenvolvê-la e potencializar seus estudos. Fique conosco e descubra como conseguir sua aprovação! Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Afinal, o que significa ter autodisciplina?

Autodisciplina é uma habilidade que motiva e impulsiona em direção aos seus objetivos.

É capacidade de se autorregular para buscar algo melhor para si. Ou seja, ter autodisciplina é saber o que priorizar, identificando quais atitudes o afastam e o aproximam de suas metas.

Por exemplo: quem deseja emagrecer deve ter autodisciplina para seguir uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas. Ou para você que sonha em entrar na universidade: a autodisciplina é essencial para ter constância nos estudos e atingir seus objetivos.

Sendo assim, podemos dizer que a autodisciplina é uma característica essencial para nossas vidas. Afinal, é ela que permite que encontremos a melhor versão de nós mesmos.

🔵 Leia também: Métodos de estudo eficazes que você precisa conhecer

A relação entre autodisciplina e os estudos

Sabe aquela mania de "deixar para amanhã" e adiar uma ação ou tarefa importante? Isso se chama procrastinação! Segundo o psicólogo Tim Pychlyl, da Universidade de Carleton no Canadá, a procrastinação é, na atualidade, o problema mais grave da educação.

O estudioso integra um grupo especializado que investiga o assunto há 20 anos, com dados coletados em diversas partes do mundo. Ele busca compreender porque às vezes nos tornamos nosso pior inimigo, com atrasos desnecessários e voluntários de nossas tarefas.

A procrastinação é um dos maiores vilões dos estudos, sendo uma das manias que mais atrapalha na hora de estabelecer uma rotina. Nesse sentido, a autodisciplina é uma ótima aliada para combater esse mal hábito e ter mais foco na hora de estudar.

Ao desenvolver essa habilidade, você estabelece de forma clara suas metas, o que permite que você tenha mais motivação e persistência para correr atrás delas.

Para quem está na fase do vestibular e Enem, a autodisciplina é uma capacidade essencial para ter constância nos estudos e alcançar a sonhada vaga no ensino superior.

🔵 Leia também: Qual o melhor horário para estudar? Descubra o seu!

Como desenvolver a autodisciplina nos estudos

Você sabia que autodisciplina é como um músculo? Quanto mais você trabalhar para usá-la e desenvolvê-la, mais forte ela se tornará. Abaixo, trazemos algumas dicas de como desenvolver autodisciplina nos estudos. Confira:

1. Defina metas

Muitas vezes, quando estamos estudando, é comum que esse pensamento venha à mente: “afinal, por que estou fazendo isso?”. Essa situação acontece porque às vezes não temos nossas metas bem definidas.

Por exemplo: em qual universidade você sonha estudar? Qual nota você precisará alcançar para ingressar nela? Como funciona o processo seletivo? Quais matérias “pesam” mais na hora de calcular a nota final?

Ter metas é essencial para estabelecer uma rotina de estudos que o motive e o permita compreender o caminho que está sendo trilhado. Tendo seus objetivos claros, fica muito mais fácil de encontrar foco e propósito nos seus estudos!

2. Divida suas estudos em passos claros e controláveis

Você sabia que uma das razões de adiarmos o que devemos fazer é que as metas a que nos propomos são, muitas vezes, grandes e vagas demais? Isso as torna desanimadoras e desagradáveis, causando desmotivação e levando a procrastinação.

Assim, em vez de se propor a "saber tudo sobre a história do Brasil em uma semana" ou "escrever a melhor redação do mundo em menos de um mês", tente metas como "estudar regularmente história do brasil às quintas" ou "praticar redação uma vez por semana".

Dividir as tarefas difíceis nos passos necessários para completar seus estudos pode deixá-lo mais motivado e menos ansioso.

3. Entenda como funciona sua rotina e estabeleça um cronograma

Conhecer bem o seu dia a dia é o primeiro passo para criar uma rotina de estudos eficiente e sustentável. Afinal, não adianta estudar 10 horas em um dia e ficar uma semana longe dos livros.

Ao entender sua rotina, você consegue identificar o tempo livre disponível para os estudos e criar um cronograma. O ideal é que se reserve pelo menos duas horas para os estudos por dia.

Não importa quais sejam os dias ou horários da semana, o importante é estabelecer uma rotina que seja factível. No tempo de estudo, você pode assistir aulas, revisar a matéria, realizar simulados ou treinar a redação.

4. Conheça seu perfil de aprendizagem

Você já estudou e sentiu que não aprendeu nada? Talvez você tenha utilizado o método de estudos errado! Cada estudante tem um perfil de aprendizagem diferente, alguns precisam de estímulos mais visuais, outros necessitam ouvir a matéria.

Se você não está obtendo bons resultados nos estudos, vale rever sua metodologia e experimentar outras alternativas. Essa é uma forma de otimizar o aprendizado e finalmente alcançar aquilo que deseja.

Para perfis visuais, por exemplo, vale criar mapas mentais e esquemas para fixar o conhecimento estudado. Já para os auditivos, uma ótima dica para memorizar as matérias é conversar com outras pessoas sobre o assunto, expondo em palavras tudo que foi aprendido. Ouvir podcasts relacionados ao tema também pode ajudar no processo de aprendizagem.

O mais importante é identificar o que funciona para você e aplicar na sua rotina de estudos.

5. Organize seu local de estudos

Estudar na cama ou no sofá da sala pode ser bem tentador, mas não é a melhor opção para ter estudos eficientes. Ter um local fixo e estruturado pode ajudar muito a manter o foco e a rotina.

O ideal é sentar junto a uma mesa para estudar, em um ambiente tranquilo, bem iluminado e confortável. Evite ficar mudando muito seu local de estudos. Nosso corpo se acostuma aos ambientes de forma que é possível regulá-lo para estar mais atento em determinados locais.

Além disso, é essencial manter seu local de estudos sempre organizado e com os materiais à disposição, assim você evitar ter que arrumar ou procurar alguma coisa no momento de estudar.

Ter um ambiente apropriado é essencial para organizar os estudos.

6. Pense no “eu futuro”

Em uma experiência, pessoas foram apresentadas a retratos delas envelhecidas digitalmente. Depois de se depararem com essa versão de si mesmos, muitas passaram a reservar mais dinheiro para a aposentadoria, pois sentiram um laço mais forte com seu "eu futuro".

Imaginar o seu “eu futuro” é um ótimo exercício e estímulo para deixar de adiar suas tarefas e começar hoje mesmo a perseguir seus objetivos.

Pense sobre como você quer estar nos próximos meses ou anos, em todo o esforço que você vai ter se deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. Isso certamente o ajudará a ter mais foco e disciplina na hora de estudar.

Neste artigo, falamos sobre autodisciplina e importância dessa habilidade para os estudos. Se você gostou desse texto, não deixe de conferir outros conteúdos do Blog do EAD!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!