Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Como escolher uma profissão? O que você precisa saber para tomar a decisão

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Ensino Superior

Como escolher uma profissão? O que você precisa saber para tomar a decisão

Por EAD UNIFACEX em Feb 8, 2022 5:12:00 PM | 15 min de leitura

Como escolher uma profissão? Essa pergunta aflige muitas pessoas que ainda estão em dúvida sobre qual carreira seguir. Em partes, o receio vem da ideia de que uma vez escolhida determinada graduação e faculdade, pronto! A escolha será para a vida toda. 

Só que não é bem assim! Além disso, esse processo, assim como vários outros, pode ser feito em etapas, de modo que, aos poucos, a decisão final vai se consolidando. 

Saiba o que levar em conta na hora de escolher uma profissão, qual o passo a passo seguir no momento da decisão, como escolher um teste vocacional confiável e quais são as graduações mais buscadas pelos estudantes brasileiros. 

Confira: 
O que levar em conta na hora de escolher uma profissão? 
Passo a passo de como escolher uma profissão 
Teste vocacional é confiável? 
Uma profissão para toda a vida?
As graduações mais procuradas pelos estudantes brasileiros 

Como-escolher-uma-profissao-O-que-voce-precisa-levar-em-conta-para-tomar-a-decisao-Imagem mostra a mesma mulher com diferentes uniformes de trabalho.

O que levar em conta na hora de escolher uma profissão? 

A escolha por uma carreira é uma decisão importante. Afinal, serão anos dedicados a aprender conteúdos e técnicas que serão aplicadas futuramente no ambiente de trabalho. 

Além do dinheiro investido em mensalidades, transporte, alimentação e outros gastos relacionados ao estudo. Por isso, o processo deve ser feito com calma e cuidado. 

Quando for escolher, leve em consideração alguns fatores:

1. FAÇA UM PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO

Há pessoas que se conhecem muito bem, já outras, nem tanto. No momento de escolher qual carreira seguir, é importante pesar os gostos e sonhos pessoais. 

Qual tipo de conteúdo você gosta de ler? E filmes ou séries, quais fazem o seu tipo? Em relação às disciplinas da escola, quais você gostava mais? 

Esses são alguns questionamentos que ajudam a encontrar a resposta sobre qual carreira seguir. Inclusive, saber qual área entre as de Biológicas, Exatas ou Ciências Humanas mais te atrai acaba sendo o primeiro passo para definir uma profissão. 

Afinal, já pensou alguém que não suporta números ir trabalhar com Estatística? Ou alguém que não gosta de conversar nem de escrever acabar cursando jornalismo? É provável que, nesses casos, a pessoa fique frustrada com a escolha e acabe desistindo da graduação. 

2. PROCURE POR INFORMAÇÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO

Saber quais são os índices de empregabilidade em determinada área ou setor pode ser um fator determinante no processo de escolha de uma profissão. Afinal, o critério de desempate pode ser a carreira que oferece mais oportunidades de emprego ao final do curso. 

Além disso, ao procurar por informações sobre o mercado de trabalho para determinada profissão, é provável que se encontre dados e relatos de outros profissionais compartilhando os desafios, o dia a dia, e as vantagens da carreira. 

3. CONSIDERE SUAS APTIDÕES 

Sim, saber qual curso emprega mais pode ser importante, mas não deve ser o fator determinante na hora de escolher uma carreira. Isso porque o mercado de trabalho é dinâmico, então, profissões que estão em alta podem ter problemas para empregar daqui a alguns anos. 

Assim, o recomendado é que a formação e a capacitação técnica sejam escolhidas também a partir dos desejos e das aptidões da pessoa. Afinal, a carreira selecionada terá uma influência direta sobre o seu dia a dia. 

Até porque, já pensou em passar 10h por dia, em média, fazendo algo que você não gosta porque, alguns anos atrás, essa carreira era promissora? Não rola, né?!  

Passo a passo de como escolher uma profissão 

Alguns fatores já foram considerados no processo de escolha de uma carreira. Então, é a vez de colocar em prática o passo a passo de como escolher uma profissão. Confira: 

Passo-a-passo-de-como-escolher-uma-profissao-Imagem mostra três pessoas sorrindo com roupas sociais.

ESCOLHA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, EXATAS OU HUMANAS? 

Na escola, as disciplinas são agrupadas nas grandes áreas de Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Exatas. Nesse caso, já é possível identificar com quais áreas há menos ou mais identificação e interesse.  

A profissão deve pertencer à área de maior interesse. Isso porque, no ensino superior, esses conteúdos serão ainda mais específicos, difíceis e desafiadores. Além de que cada uma dessas três áreas do conhecimento tem várias carreiras.

MONTE UMA LISTA E PESQUISE 

Com a grande área decidida, é chegada a vez de fazer a pesquisa. Procure por carreiras da área do seu interesse. Monte uma lista e pesquise sobre cada uma delas: o dia a dia, o mercado de trabalho, a média salarial, o índice de empregabilidade, entre outros fatores. 

É importante analisar também quais são as disciplinas ensinadas ao longo do curso de formação e procurar por informações em sites da área, fóruns de discussão e até mesmo grupos de redes sociais. 

Nessa etapa, o importante é fazer uma pesquisa de qualidade, que reúna o maior número possível de informações confiáveis sobre a carreira.  

CONVERSE COM OUTROS PROFISSIONAIS DE ÁREA 

Após escolher a área, listar e pesquisar sobre diversas carreiras, é chegado o momento de conversar com outros profissionais.

Pessoas com experiência de mercado podem orientar quanto aos “mitos e verdades” da profissão, as especializações que estão em alta, explicar como é o dia a dia, quais são os maiores desafios da profissão, entre outras dicas e informações importantes.

Claro, deve-se falar com mais de um profissional, afinal, cada um vai apresentar um entendimento próprio sobre a carreira. E é muita responsabilidade achar que uma única pessoa pode sintetizar muito bem toda uma categoria profissional, não é mesmo?

PROCURE POR UMA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Nesse contexto de dúvidas sobre a profissão e a vocação profissional, uma alternativa é procurar o auxílio de profissional de psicologia para conversar e receber algumas orientações.

Além disso, o psicólogo está apto a aplicar o teste vocacional em seus pacientes. Por isso, caso a dúvida ou a insegurança persista, não hesite! 

Procure por algum psicólogo e solicite um teste vocacional e uma orientação. Alguns colégios também oferecem esse tipo de serviço por meio da coordenação pedagógica. 

Teste vocacional é confiável? 

Atualmente, existem diversos testes vocacionais disponíveis. Na hora de escolher um teste vocacional, opte pelo que foi indicado por algum profissional de Psicologia ou da área de Educação. 

Existem vários testes on-line que podem ser feitos também. O importante, nesse caso, é que o teste utilize uma metodologia confiável e conhecida.  

Há testes que avaliam traços de personalidade; outros, hobbies e passatempos; há também os que analisam conteúdos específicos. Ao final, o candidato recebe uma lista de cursos que é elaborada a partir das características que possui. 

Caso o resultado não esteja de acordo com as suas vontades, espere alguns dias e refaça o teste. Assim é possível que ele retrate mais fielmente quais carreiras correspondem com as suas aptidões profissionais. 

Uma profissão para toda a vida? 

Ainda existe o mito segundo o qual as pessoas devem escolher, ainda jovens, uma profissão para seguir ao longo de toda a vida. Assim, alguém já formado aos 23 anos pode começar uma carreira promissora para, antes dos 40, já ser um profissional de destaque. 

Mas, será que é assim mesmo que funciona? Bem, não existe uma regra universal que possa ser aplicada a todos. Algumas pessoas só conseguem estudar e começar uma carreira depois dos 40. E conseguem chegar longe, ganhando promoções, prêmios e outros destaques profissionais 

Outras, que tiveram a oportunidade de estudar e se formar ainda jovens, quando ficam mais velhas, optam por fazer uma transição de carreira. O motivo? Vários! Pode ser desde uma questão salarial ou de falta de vagas, até de aptidão ou de descoberta de um novo gosto ou vocação. 

Assim, quem pensa que devemos escolher e seguir uma única profissão por toda a vida está enganado. Até porque o mercado de trabalho é dinâmico e todos os anos surgem novas profissões e cursos. 

Vejamos o caso de TI, uma carreira em alta e que a cada ano conta com mais interessados. Na década de 1990, poucas eram as pessoas que pensavam em ser um engenheiro de dados ou de computação. 

De modo que alguém que se formou naquela época pode, atualmente, fazer uma transição de carreira e seguir uma profissão na área de TI ou informática. Mais importante do que ter uma única profissão por toda a vida, é ter boas carreiras. 

Ainda mais porque a construção de uma carreira demanda tempo, esforço e dedicação.  

Uma-profissao-para-toda-a-vida-Sete pessoas estão de pé sorrindo olhando para a câmera, em meio a uma sala de trabalho.

As graduações mais procuradas pelos estudantes brasileiros 

Um dos motivos que gera tantas dúvidas entre os estudantes no momento de escolher uma carreira é a grande oferta de cursos. Para se ter ideia, atualmente, segundo o Ministério da Educação (MEC), há mais de 300 cursos de graduação disponíveis. 

Ainda assim, em meio a tantas ofertas, os estudantes ainda optam por carreiras tradicionais, como Direito, Pedagogia, Medicina e engenharias.  

De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, quatro cursos de graduação concentram quase 30% do número total de estudantes do ensino superior do país. 

 Veja quais são as graduações mais buscadas pelos estudantes brasileiros: 

  1. Pedagogia: 10,4%; 
  2. Administração: 8,2%; 
  3. Direito: 7%; 
  4. Contabilidade: 4,3%; 

Ainda segundo o Censo 2019, mais de 3,6 milhões de brasileiros ingressaram no Ensino Superior no ano analisado, havendo um crescimento expressivo tanto no número de ofertas quanto no número de matrículas nos cursos à distância. 

Ainda em dúvida sobre qual graduação escolher? Conheça as opções da EAD UNIFACEX!

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Você sabe o que é Gestão de RH?
11 min de leitura

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior