Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Como estudar em casa: dicas para você começar agora

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Ensino Superior

Como estudar em casa: dicas para você começar agora

Por EAD UNIFACEX em Mar 5, 2021 12:00:00 AM | 9 min de leitura

Está se perguntando como estudar em casa e conseguir bons resultados?

Estudar em casa tem lá suas vantagens, mas precisamos admitir que pode ser uma tarefa bastante desafiadora.

Com a expansão da educação a distância, ficou mais fácil ter acesso a um ensino de qualidade sem sair do conforto da sua casa.

Mas quando finalmente nos sentamos à mesa para começar a estudar, o sono bate, passa o carro da pamonha, o cachorro não para de latir… Enfim, coisas que só quem precisa estudar em casa sabe.

Então como estudar em casa? Será que existe algum segredo?

Separe papel e caneta que vamos te mostrar dicas infalíveis para começar agora mesmo!

New call-to-action

Crie uma rotina de estudos

Estudar em casa exige foco e disciplina, e sabemos que isso pode ser bem difícil.

Capa do livro O Poder do Hábito

Para conseguir bons resultados de verdade, é preciso criar e manter uma rotina de estudos.

O segredo aqui é definir o local e horário fixos para criar o hábito de estudar.

Criar essa rotina não vai ser fácil no começo, mas entenda: ela vai te poupar mais tempo e dor de cabeça do que imagina.

“Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.” (Charles Duhigg, em O Poder do Hábito)

Daí a importância de criar uma rotina de estudos e segui-la custe o que custar. Faça o seguinte:

  1. Organize o estudo em blocos de 25 minutos cada com uma pausa de 5 minutos entre eles;

  2. Utilize o Método Pomodoro para facilitar o controle do tempo e aumentar a produtividade;

  3. Repita por cerca de 21 dias, se esforce para não pular nenhum dia. Esse período é o suficiente para desenvolver novos hábitos;

  4. Persista. Dias de desânimo vão existir, sem dúvida. Mas mantenha o foco e a disciplina. Pode ter certeza que será recompensado.

Faça isso e perceba na prática como estudar em casa pode ser mais fácil e eficiente.

Saiba mais sobre o Método Pomodoro 🍅

O Método Pomodoro é uma excelente ferramenta no auxilio a produtividade. Para colocá-la em prática, você precisa apenas de um cronômetro.

  • Primeiro, escolha uma atividade a ser feita;
  • Dedique-se a essa atividade por 25 minutos, com foco pleno e sem distrações;
  • Depois desse período, faça uma pausa de 5 minutos. Aqui, vale alongar-se ou tomar uma água. É o momento de "refrescar" as ideias;
  • Ao finalizar os cinco minutos, continue fazendo a sua atividade por mais 25 minutos;
  • Ao completar quatro ciclos, o seu descanso pode ser mais longo, de 25 a 30 minutos. 

Confira três cronômetros on-line para contabilizar o tempo:

⏱️ Pomofocus;

⏱️ TomatoTimer;

⏱️ Pomodoro Tracker.

Tenha um espaço adequado

Ter um local de estudos adequado impacta diretamente na qualidade do seu aprendizado.

Escolha um lugar onde possa se dedicar plenamente e faça dele o seu santuário sagrado dos estudos.

Evite usá-lo para outras coisas sem relação com os estudos. Deve ser um local para estudar, e nada mais! Isso gera motivação, pois faz com que você reforce o hábito de fazer sempre a mesma atividade no mesmo local.

Um espaço adequado também exige organização. Deixe seus materiais sempre organizados para não perder tempo procurando coisas ou arrumando a mesa. Esse hábito vai acelerar seu aprendizado e pôr a procrastinação pra correr.

Ao terminar a sessão de estudos, organize tudo novamente. Será menos estressante retomar os estudos no dia seguinte.

Pratique meditação

A prática de meditação traz uma série de benefícios para a sua saúde física e mental, entre eles a melhoria da capacidade cognitiva.

Há muitos tipos de meditação que você pode experimentar. Aqui, vamos sugerir uma Meditação de Um Minuto, sugerida pelo livro Atenção Plena: Mindfulness, de Danny Penman e Mark Williams.

1. Sente-se ereto em uma cadeira com encosto reto. Se possível, afaste um pouco as costas do encosto da cadeira para que sua coluna vertebral se sustente sozinha. Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos ou abaixe o olhar;

2. Concentre a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo. Perceba as diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração. Observe a respiração sem esperar que algo de especial aconteça. Não há necessidade de alterar o ritmo natural;

3. Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, traga sua atenção de volta à respiração, suavemente. O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena;

4. Sua mente poderá ficar tranquila como um lago – ou não. Ainda que você obtenha uma sensação de absoluta paz, poderá ser apenas fugaz. Caso se sinta irritado ou entediado, perceba que essa sensação também deve ser fugaz. Seja lá o que aconteça, permita que seja como é;

5. Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o aposento novamente.

Faça uma planilha de estudos

Fazer uma planilha de estudos é fundamental, mas cumpri-la é ainda mais importante. Nada pior do que ter uma planilha feita, mas não conseguir completar as tarefas. A sensação é de fracasso e o desânimo começa a crescer.

Para evitar que isso aconteça, estabeleça prioridades. Identifique os conteúdos que você tem dificuldade e dedique mais tempo a eles para não se perder tentando estudar tudo ao mesmo tempo.

Depois, monte um cronograma de acordo com a sua rotina. Se você trabalha, por exemplo, precisa organizar sua rotina para conciliar trabalho e estudo.

Outra coisa: se perceber que o plano de estudos não está dando certo, altere sem medo. Se deixar o tempo passar sem fazer as mudanças necessárias, isso acabará com a sua motivação.

Lembre-se que sua planilha deve ser adequada à sua realidade. Não tente abraçar o mundo e estudar tudo num dia só, pois será frustrante: definir prioridades é essencial para o sucesso do seu plano de estudos.

Menina sorrindo mexe em notebook enquanto faz anotações em livro de estudos.

Fuja das distrações

Uma das principais dificuldades de estudar em casa é que ela foi feita para o descanso (ainda bem, né?). Daí fica difícil resistir às tentações, como televisão, vídeo game, a comida na geladeira, outras pessoas na casa, etc.

Mas ao estudar em casa, você precisa estar 100% focado. É uma verdadeira batalha contra as distrações. Veja como lidar com isso.

Internet

Sabe aquela “checada” inofensiva nas redes sociais? Elas podem durar só 1 ou 2 minutos, mas pense na quantidade de tempo perdido se a cada 5 ou 10 minutos você para tudo o que está fazendo e perde a linha de raciocínio só para ver as notificações.

Para diminuir a tentação, uma tática é deixar o celular desligado em uma bolsa ou gaveta e só conferir as mensagens durante o almoço ou ao finalizar uma rodada de estudos.

Se precisar dele para estudar, deixe em modo avião, remova as notificações ou então utilize algum aplicativo para bloquear as redes sociais.

O mesmo vale para o computador. Ainda que o utilize para estudar, é muito fácil se distrair entre uma aba e outra e acabar parando em vídeos aleatórios no Youtube.

Então, caso queira se dedicar ao seu futuro profissional, pare de arrumar desculpas e utilize a internet com consciência. Evite conteúdos que só te fazem perder tempo, ok?

Outras pessoas

Além de tudo o que pode te distrair ao estudar, é preciso lidar com as outras pessoas, as que moram com você e as que não moram também.

É importante conversar com elas para que entendam sua decisão de estudar. Explique que precisará de silêncio e privacidade em determinado horário e que a colaboração de todos vai ajudar muito.

Por fim, cumpra o que você mesmo definiu! Mantenha o foco enquanto estuda e utilize as pausas para checar o celular, caminhar um pouco ou tomar um cafézinho com a família.

Cultive hábitos saudáveis

Existem dois problemas ao estudar em casa: o excesso de descanso ou a falta dele.

Saber conciliar a rotina pessoal com suas obrigações é fundamental para evitar estresse e até mesmo doenças.

Veja o que fazer para cultivar hábitos saudáveis e atingir seus objetivos:
  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Se alimente de forma equilibrada e saudável
  • Faça pausas e descanse
  • Beba água para se manter hidratado
  • Tente relaxar e renovar os ares
  • Tenha boas noites de sono
  • E divirta-se!

Coisas simples como essas são capazes de mudar nossa vida. São elas que nos deixam descansados, com energia, foco, concentração e plena capacidade de aprender.

Revise o conteúdo para fixar

Todos os dias, ao terminar sua sessão de estudos, reserve alguns minutos para revisar tudo o que aprender. Não tenha medo de fazer anotações, desenhos, mapas mentais, músicas e tudo que te ajudar a fixar o conteúdo.

Fazer uma boa revisão é crucial para aprender de verdade. Como o escritor William Santos afirma:

“Para não se esquecer de uma coisa, é preciso dar importância a ela, mandá-la para a memória de longo prazo, fazer associações e relações, repeti-la um certo número de vezes até fixá-la bem (...). Pode parecer que é muita coisa para se conseguir o objetivo, mas é fácil e com um pouco de prática você irá se acostumar a fazer esse processo de modo bem sucedido.” 

Participe de grupos de estudo online

A companhia de outras pessoas, ainda que no mundo virtual, é excelente para dar o empurrão necessário para fazer leituras de revisão que, possivelmente, não seriam feitas individualmente.

Hoje existem grupos de estudo online de todos os tipos em redes sociais e diferentes plataformas.

Você pode pesquisar por palavras-chave relacionadas ao assunto ou disciplina que deseja estudar. Depois é só pedir para participar dos grupos e começar a compartilhar o que aprendeu, tirar dúvidas e ajudar quem tem dificuldades.

Essa é uma opção incrível para quem deseja estudar com qualidade e eficiência e, quem sabe até, fazer novos amigos.

Concluindo

Estudar em casa exige disciplina, mas os estudantes que tomam essa decisão têm várias vantagens, como maior controle do tempo, mais disposição e autoconfiança para conquistar seus sonhos.

Não importa se você faz faculdade a distância, curso semipresencial ou estuda sozinho para provas: nossas dicas vão te ajudar a se dar bem em todos os casos.

Ainda mais com a expansão do Ensino a Distância (EAD), que tem possibilitado a milhares de brasileiros realizar o sonho de entrar em uma universidade.

O EAD é economicamente mais viável, já que o estudante economiza na alimentação, deslocamento e a mensalidade tende a ser mais em conta que os cursos presenciais.

Sabemos que é difícil manter a rotina de estudos sozinho, mas os cursos semipresenciais e EAD oferecem conteúdos exclusivos produzidos por mestres e doutores, dando o suporte necessário para você estudar em casa com qualidade.

Agora é com você!

Basta seguir nossas dicas para conseguir se organizar para conciliar estudo, trabalho e vida pessoal.

Dedique-se para colocar em prática o que aprendeu aqui e veja como estudar em casa pode ser mais fácil e eficiente.

Gostou das nossas dicas sobre como estudar em casa e já está pronto para encarar o próximo desafio? O EAD UNIFACEX oferece ensino de qualidade para você estudar como e onde quiser. Veja como ingressar agora mesmo.

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Você sabe o que é Gestão de RH?
11 min de leitura

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior