Quer construir um mundo melhor? Faça um curso de Direitos Humanos

Postado em 18 de abr de 2023
Loading...

Você já pensou em fazer um curso de Direitos Humanos?

Essa especialização forma profissionais indispensáveis para a construção de uma sociedade democrática e que possa garantir os direitos básicos dos seus cidadãos. 

Profissionais da área de humanas, especialmente, encontram boas oportunidades ao se especializarem nesse campo. 

Quer saber mais sobre o curso de Direitos Humanos? Continue a leitura:

 

 

O que são os Direitos Humanos 

Direitos Humanos são um conjunto de direitos básicos que devem ser assegurados a todos os seres humanos

Ou seja, são garantias da vida em sociedade que se estendem a todos os indivíduos, independente da classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível. 

Os Direitos Humanos são um importante instrumento de proteção social. Afinal, eles buscam garantir que todas as pessoas tenham condições de vida digna.

São exemplos de Direitos Humanos: direito à vida, à integridade física, à dignidade, à justiça, à educação, entre outros.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os Direitos Humanos são:

Garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana. 

Sendo assim, são um instrumento indispensável para vida em sociedade e para manutenção da democracia. 

A Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Segunda Guerra Mundial foi um dos maiores marcos da história mundial, resultando na perda de um expressivo número de pessoas. 

Nesse período, os governos fascistas cometeram muitas violações dos direitos individuais, oprimindo e discriminando uma parcela da população mundial. 

Logo após o fim do conflito, formou-se a Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo declarado era trazer paz a todas as nações do mundo e impedir que uma guerra naquelas proporções acontecesse novamente.

Nessa época, foi criada uma comissão, liderada por Eleanor Roosevelt, com o propósito de criar um documento onde seriam escritos os direitos que toda pessoa no mundo deveria ter. 

Esse documento é a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ele é formado por 30 artigos que tratam dos direitos inalienáveis a todo o ser humano. Seu objetivo é garantir a liberdade, a justiça e a paz mundial.

Entre os diversos direitos garantidos pela Declaração Universal, podemos destacar:

  • O direito a não ser escravizado;
  • Ser tratado com igualdade perante as leis;
  • Direito à livre expressão política e religiosa;
  • Direito à liberdade de pensamento e de participação política;
  • O direito ao lazer, a educação, a cultura e o trabalho livre e remunerado.

Atualmente, a Declaração Universal é assinada pelos 192 países que compõem as Nações Unidas. Mesmo que não tenha força de lei, o documento serve como base para constituições e tratados internacionais.

Eleanor Roosevelt e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foto de 1949. Domínio Público/Wikimedia CommonsEleanor Roosevelt e a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Foto de 1949. Domínio Público/Wikimedia Commons

O que faz um agente de Direitos Humanos 

O trabalho com Direitos Humanos abrange aspectos multidisciplinares. Ou seja, o profissional que atua na área pode trabalhar em diversas frentes, como integração social, política, econômica, cultural, entre outras.

Em geral, atuar no segmento dos Direitos Humanos compreende trabalhar com uma série de desafios de trato social, como a proteção dos direitos dos povos indígenas, saúde e segurança pública, integração social de refugiados, proteção da criança e do adolescente, bem como demais questões que envolvem grupos vulneráveis socialmente. 

Por isso, profissionais de diversas áreas do conhecimento encontram oportunidades nesse segmento.

🔵Leia também: Procura-se: analista de sustentabilidade. Aproveite essa oportunidade!

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como trabalhar com Direitos Humanos 

O campo dos Direitos Humanos é multidisciplinar. Ou seja, profissionais com diferentes formações encontram oportunidades na área.

Contudo, não existe uma graduação específica que prepare a área de Direitos Humanos. 

Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciências Políticas e Serviço Social estão entre as principais formações que trabalham conceitos dos Direitos Humanos durante o curso. 

Mas, se você deseja trabalhar na área de Direitos Humanos e quer ter um conhecimento profundo sobre o segmento, o ideal é fazer uma especialização na área. É aí que entra a pós-graduação em Direitos Humanos. 

Essa é a formação ideal para quem quer trabalhar nessa área, seja em instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais. 

A especialização serve como um complemento da graduação, permitindo que profissionais atuem dentro de suas áreas de formação com foco nos Direitos Humanos. 

Quando você é um especialista em Direitos Humanos e quer atuar no Brasil, pode trabalhar em secretarias municipais, estaduais e federais, em organizações não-governamentais (ONGs) e outras instituições de cunho semelhante.

Além disso, a sua atuação dentro dessa área depende da sua formação anterior.

Por exemplo, se você tem formação em Direito, pode atuar como juiz de execução penal ou dentro do Ministério Público e Defensoria Pública.

Nesses casos, sua atuação poderia ser aplicada à fiscalização do correto cumprimento de penas, visitando presídios e garantindo que os direitos daqueles atingidos pela perda de liberdade estão sendo cumpridos.

Ainda no campo do Direito, você pode atuar em organizações que se ocupam de fazer valer os direitos de vítimas e familiares de vítimas de crimes violentos.

Ser um especialista em Direitos Humanos sempre vai permear o campo do Direito, porém você pode atuar em outras frentes, dependendo da sua formação anterior e interesses, como:

  • Defesa dos direitos de crianças e adolescentes e direito à educação;
  • Defesa do meio ambiente;
  • Direito à moradia e acesso à medicamentos;
  • Combate à violência doméstica e violência policial.

Como trabalhar com Direitos Humanos no exterior

Caso queira trabalhar com Direitos Humanos no exterior, existe a possibilidade de atuar nas agências oficiais da ONU, especialmente se você tem interesse em demandas sobre refúgio.

Isso porque as Nações Unidas têm uma série de instituições parceiras que oferecem oportunidades de atuação em temas como refúgio por questões climáticas, de guerra, políticas e religiosas, além de fluxos migratórios. Você pode conferir as vagas disponíveis na ONU aqui.

Outra área dentro do campo das organizações internacionais é a defesa dos direitos de pessoas privadas de liberdade, como a Anistia Internacional.

🔵Leia também: O que é economia criativa e como trabalhar na área

Como funciona um curso de Direitos Humanos na pós-graduação 

A especialização em Direitos Humanos oferece amplo conhecimento e desenvolvimento na área jurídica, referente à cidadania e direitos básicos de todo ser humano de uma perspectiva local e global.

Com isso, o profissional terá contato com disciplinas como cidadania global, diversidade, minorias, inclusão, sustentabilidade e responsabilidade social.

Grade curricular de um curso de Direitos Humanos

Uma especialização em Direitos Humanos deve ter 360 horas de duração, no mínimo, para ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Durante esse período, os estudantes têm aulas sobre:

  • Sociologia: Origem e Aplicação
  • Ética, antropologia e sociologia
  • Filosofia do Direito
  • O Homem, o Direito e a Sociedade
  • Aspectos históricos dos Direitos Humanos
  • A Declaração Universal dos Direitos Humanos
  • Tópicos Especiais em Direitos Humanos

TCC na pós-graduação

Na pós-graduação, o trabalho de conclusão de curso (TCC), segundo decisão do MEC, é facultativo.

Então, pode ser que, dependendo do instituto de ensino escolhida por você, haja ou não um trabalho de conclusão de curso. O ideal é que você se informe com o instituto de ensino onde deseja fazer a sua especialização em Direitos Humanos.

Perfil do especialista em Direitos Humanos

Independentemente de sua formação inicial, para atuar no ramo de Direitos Humanos, é necessário que o profissional tenha boa comunicação, senso crítico, responsabilidade social e empatia. 

Quem pode fazer um curso de Direitos Humanos na pós-graduação 

A especialização em Direitos Humanos pode ser feita por qualquer profissional com formação superior. O principal pré-requisito é ter interesse em se capacitar para atuar na transformação social.

É preciso dizer, entretanto, que pessoas com formação superior em Direito, Serviço Social, Sociologia, Psicologia, Filosofia e cursos na área de humanas podem ter maior familiaridade e facilidade com o tema.

Onde fazer uma especialização em Direitos Humanos reconhecida pelo MEC

Confira uma lista de centros universitários que oferecem o curso de pós-graduação em Direitos Humanos:

Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC e contam com aulas 100% online, além de um programa de aceleração de carreiras.

Por que um curso de Direitos Humanos fará com que você seja um profissional melhor 

Durante a graduação, é normal que determinados assuntos sejam abordados de forma mais superficial por conta da carga horária do curso, não é mesmo? 

A graduação é uma formação mais generalista, então é bem possível que você tenha sentido falta de certos aprofundamentos durante a faculdade, especialmente em temas que chamavam mais sua atenção.

A pós-graduação é uma formação que permite você expanda os seus conhecimentos. Por meio dela, você garante um aprofundamento em determinado nicho de atuação, o que permite que você seja um profissional melhor e que novas oportunidade surjam.

Para quem busca trabalhar com Direitos Humanos, uma especialização na área é fundamental. Ela pode ser um verdadeiro divisor de águas na carreira, possibilitando alcançar cargos mais estratégicos e melhores salários. 

Em 2019, a 54ª edição da Pesquisa Salarial, levantamento realizado pela Catho Educação, mostrou que 70% das vagas estratégicas solicitavam profissionais com pós-graduação. 

Além disso, a pesquisa também apontou que pessoas com pós-graduação têm 47,2%  mais chance de receber salários mais altos do que aquelas que não têm a formação.

Ou seja, a pós-graduação é essencial para aqueles profissionais que buscam crescer e se desenvolver em sua profissão.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!