Conheça os cursos importantes para o mercado de trabalho atual

Postado em 10 de abr de 2021
Loading...

Está achando difícil escolher qual faculdade fazer? Algo que pode ajudar é conhecer os cursos importantes para o mercado de trabalho que apresentaremos neste artigo!

Estamos vivendo um momento no qual existe bastante concorrência profissional e onde é essencial ter um currículo de destaque. Estes também são momentos de mudança, onde certas áreas do conhecimento estão ascendendo como dominantes.

Logo, é importante que você esteja bem informado sobre os principais cursos de graduação, onde fazê-los e como potencializar o seu currículo.

Neste artigo, você vai conhecer os cursos importantes para o mercado de trabalho, além de explorar também a empregabilidade de alguns cursos e como escolher o melhor curso para você.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Quais são as profissões que estão em alta no mercado de trabalho?

Seguindo um caminho um pouco diferente da procura dos brasileiros, as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho hoje giram em torno da tecnologia, do digital e da saúde.

Em 2021, o LinkedIn apresentou uma pesquisa que identificou as 15 profissões que mais cresceram nos últimos dois anos e que serão tendência para os próximos anos.

Para organizar a lista, a empresa também levou em conta a demanda. Confira abaixo as 15 profissões em alta no mercado de trabalho:

1. Profissionais de saúde especializados

Devido à pandemia de Covid-19, vimos o mercado buscar profissionais que soubessem tratar de casos específicos em terapias específicas.

Por exemplo, a pesquisa aponta que a contratação de enfermeiros de terapia intensiva aumentou em 820%. A tendência, mesmo que a vacinação esteja diminuindo os casos de Coronavírus, é manter esses profissionais.

2. Cargos em tecnologia

Mantendo um crescimento constante já há alguns anos, os cargos em tecnologia tendem apenas a aumentar. Isso porque muitas profissões estão aderindo à tecnologia para operar e será necessário, cada vez mais, entender como navegar por esse mundo.

Segundo a pesquisa, 20% das vagas para cargos de tecnologia são oferecidas de maneira remota, o que modifica ainda mais o mercado de trabalho para os próximos anos.

3. Farmacêuticos e pesquisadores

Também devido à pandemia, as contratações de farmacêuticos e pesquisadores foram um destaque no período. Como ainda temos desafios relacionados à Covid-19 pela frente, acredita-se que essa será uma tendência para os próximos anos também.

4. Cargos em desenvolvimento de negócios

Outro caso impulsionado pela pandemia, consultores e profissionais especializados em desenvolvimento de negócios e transformação digital tiveram destaque. Isso porque as empresas precisaram se adaptar e buscaram por profissionais que pudessem orientá-las.

5. Especialistas em e-commerce

Além de um profissional especializado em transformação digital, empresas também precisaram buscar por especialistas em e-commerce. E essa é uma tendência que continua. Segundo a pesquisa, as contratações para esse cargo aumentaram em 43%, um número significativo.

6. Produtores de conteúdo digital

Como o consumo de conteúdo em vídeo e nas redes sociais aumentou bastante nos últimos anos, empresas estão buscando profissionais que possam planejar e produzir esses conteúdos. Essa categoria teve um aumento de contratação de 74%, segundo a pesquisa.

7. Especialista em marketing digital

Associado ao consumo de conteúdo online, as buscas de empresas por especialistas no assunto aumentaram no último ano.

As buscas também tiveram uma peculiaridade: com um orçamento menor, profissionais focados em alternativas inovadoras ao marketing tradicional tiveram sucesso.

8. Profissionais de finanças

A economia brasileira ainda está passando por turbulências e incertezas, então profissionais de finanças estão ganhando destaque. Bancos e corretoras de investimentos foram as empresas que mais contrataram profissionais de finanças focando nas incertezas do período.

 

 

 

9. Telemarketing

Ao contrário do que se possa imaginar, as contratações para telemarketing aumentaram em 67% no período. É uma das áreas que mais atraiu jovens com título de bacharel migrando de carreira.

10. Cargos de apoio à saúde

Consultores de saúde, atendentes, recepcionistas, gerentes de operação clínicas e balconistas de farmácias foram cargos relacionados à saúde que cresceram 64% em contratações no período.

Como é provável que a demanda por mais profissionais especializados de saúde aumentem, os cargos de apoio também devem apresentar crescimento.

11. Serviços criativos

No período, houve um aumento de 67% na contratação de profissionais criativos atuando em áreas como design, redação e ilustração.

Esse mercado também teve redução de orçamento, então uma exigência foi trabalhar com inovação. Vale notar que boa parte dos profissionais criativos também estão se voltando à tecnologia, atuando como UX Designer e UX Writer.

12. Análise de dados

Cargos de análise de dados são uma constante há alguns anos, assim como os cargos em tecnologia. Cargos de engenheiro de dados e analista de desempenho foram os que apresentaram demanda mais alta no período.

13. Cargos de sucesso do cliente

Os cargos da área tiveram aumento de 37% no período, isso porque as empresas precisaram encontrar novas maneiras, e maneiras inovadoras, de manter o contato e a satisfação de seus clientes, mesmo à distância.

Essa também é uma área que recebeu profissionais migrantes. Por exemplo, cargos de caixa e recepcionista foram os que mais migraram para o sucesso do cliente.

14. Profissionais do varejo

O período foi turbulento para o varejo, e ainda está sendo, devido à pandemia e a economia incerta. Porém, usando estratégias online para transferir o fluxo, empresas de varejo conseguiram manter suas atividades e, inclusive, registraram aumento.

15. Especialista em saúde mental

Por fim, a saúde mental foi uma das áreas que mais contratou profissionais no período porque a pandemia de Covid-19 não afetou as pessoas apenas fisicamente, mas mentalmente. Contratações de especialistas no assunto aumentaram em 34%, segundo a pesquisa.

Como conclusão, o LinkedIn diz que essa pesquisa representa as principais mudanças e tendências dos últimos meses, e não dos últimos anos. Isso porque a pandemia de Coronavírus modificou o mercado de maneira rápida e as mudanças ainda serão sentidas nos próximos anos.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

Os 6 cursos importantes para o mercado de trabalho atual

E agora que você já tem uma ideia de como está a situação atual, queremos convidar você a conhecer alguns dos cursos importantes para o mercado de trabalho.

Confira:

1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Como a TI é uma das áreas em alta atualmente, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um dos mais procurados.

Nesta faculdade, você tem uma formação rápida e focada na atuação com desenvolvimento de software e análise de sistemas. É um curso que prepara o aluno para encontrar os melhores caminhos para que informações possam ser processadas.

2. Ciência de Dados

o curso de Ciência de Dados é mais voltado para a análise de informações.

Quem se forma nesse curso trabalha coletando, organizando, analisando e interpretando grandes volumes de informações geradas pela empresa onde atua, seja pública ou privada. A intenção é dar embasamento para tomadas de decisão.

3. Marketing

Como você viu na listagem, os profissionais de Marketing estão entre os mais valorizados.

E a faculdade de Marketing é um curso que prepara para atuar tanto na operação quanto na estratégia. O aluno entende como funciona as mais diferentes áreas de Marketing e a comunicar um produto, serviço e empresa de forma atraente.

4. Gestão Comercial

Seja em sua forma física ou digital, com a presença dos e-commerces, as vendas continuam como uma área interessante de atuação.

Para isso, o curso de Gestão Comercial é uma boa pedida. Ele prepara alunos para lidar com a rotina de vendas e negociação com clientes, desde como criar estratégias de divulgação até como gerir uma equipe de vendedores.

5. Gestão de Negócios

Outra área interessante de investir é no desenvolvimento de negócios e sucesso do cliente. Nesse sentido, a formação em Gestão de Negócios é indicada.

Essa é uma faculdade que foca no funcionamento geral de um negócio, desde as funções amplas, como a administração, até funções específicas como Marketing e Vendas.

6. Gestão Financeira

Por fim, a faculdade de Gestão Financeira é para quem se atrai pela área de finanças.

No curso, você aprende a planejar, controlar e acompanhar os recursos financeiros de uma organização, podendo focar em investimentos ou contabilidade.

E então, o que você achou dessas possibilidades? Conte para gente aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.