Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Conheça os cursos importantes para o mercado de trabalho atual

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Mercado de Trabalho

Conheça os cursos importantes para o mercado de trabalho atual

Por EAD UNIFACEX em Dec 1, 2021 4:14:00 PM | 30 min de leitura

Está pensando em fazer faculdade? Então, conheça os cursos importantes para o mercado de trabalho neste artigo! 

Estamos vivendo um momento no qual existe bastante concorrência profissional e onde é essencial ter um currículo de destaque. Estes também são momentos de mudança, onde certas áreas do conhecimento estão ascendendo como dominantes. 

Logo, é importante que você esteja bem informado sobre os principais cursos de graduação, onde fazê-los e como potencializar o seu currículo. 

Neste artigo, você vai conhecer os cursos importantes para o mercado de trabalho, além de explorar também a empregabilidade de alguns cursos e como escolher o melhor curso para você.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Você vai conferir: 

Quais são as faculdades mais buscadas pelos brasileiros? 
Quais são as profissões que estão em alta no mercado de trabalho? 
Como descobrir o curso de graduação ideal para você? 
8 Cursos para você conhecer antes de escolher sua profissão 
Conclusão 

Quais são as faculdades mais buscadas pelos brasileiros? 

No Brasil, são oferecidos cerca de 300 cursos de graduação. Porém, um quarto de todos os brasileiros que ingressam no ensino superior preenche apenas 4 cursos. 

Censo da Educação Superior, que teve sua última edição em 2019, descobriu que existem 4 cursos que concentram um número grande de estudantes. Eles são: 

  • Pedagogia: concentrando 10,4% dos estudantes; 
  • Administração: com 8,2% de todos os estudantes do país; 
  • Direito: concentrando 7%; 
  • Contabilidade: com 4,3% dos estudantes de graduação brasileiros. 

A preferência do brasileiro por esses quatro cursos de graduação tem muito a ver com a demanda.

Pedagogia, por exemplo, é o curso mais ofertado do país. Em 2019, existiam 910 mil vagas disponíveis em 1.167 instituições de ensino. 

E apesar da grande procura, muitas vezes, sobram vagas.

Censo da Educação Superior apontou que das 910 mil vagas oferecidas, apenas 378 mil foram preenchidas naquele ano. 

Como vimos, cerca de 25% dos estudantes de ensino superior no país se concentram nos cursos de pedagogia, administração, direito e contabilidade. Deixando que os outros 75% preencham as vagas do restante dos cerca de 300 cursos oferecidos. 

Ainda segundo o censo, os cursos mais procurados pelos brasileiros são: 

  1. Pedagogia; 
  2. Administração; 
  3. Direito; 
  4. Contabilidade; 
  5. Enfermagem; 
  6. Educação Física; 
  7. Gestão de Pessoas; 
  8. Sistemas de Informação; 
  9. Psicologia; 
  10. Engenharia Civil; 
  11. Fisioterapia; 
  12. Logística; 
  13. Licenciatura em Educação Física; 
  14. Nutrição; 
  15. Serviço Social; 
  16. Gestão de Negócios; 
  17. Farmácia; 
  18. Marketing; 
  19. Medicina; 
  20. Gestão Comercial; 
  21. Odontologia; 
  22. Licenciatura em Matemática; 
  23. Biomedicina. 

Além disso, segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em 2020, os brasileiros também têm preferência pelo EAD. 

Impulsionadas pelas vivências durante a pandemia de Covid-19, as matrículas em cursos 100% online já representam metade das matrículas no ensino superior feitas no país. 

E a tendência é apenas aumentar. Acredita-se que cerca de 64% das matrículas em ensino superior serão feitas em cursos EAD até 2023.

cursos importantes para o mercado de trabalho - pessoas estudando

Quais são as profissões que estão em alta no mercado de trabalho? 

Seguindo um caminho um pouco diferente da procura dos brasileiros, as profissões mais valorizadas no mercado de trabalho hoje giram em torno da tecnologia, do digital e da saúde. 

Em 2021, o LinkedIn apresentou uma pesquisa que identificou as 15 profissões que mais cresceram nos últimos dois anos e que serão tendência para os próximos anos. 

Para organizar a lista, a empresa também levou em conta a demanda. Confira abaixo as 15 profissões em alta no mercado de trabalho, segundo o LinkedIn: 

  1. Profissionais de saúde especializados: devido à pandemia de Covid-19, vimos o mercado buscar profissionais que soubessem tratar de casos específicos em terapias específicas. Por exemplo, a pesquisa aponta que a contratação de enfermeiros de terapia intensiva aumentou em 820%. A tendência, mesmo que a vacinação esteja diminuindo os casos de Coronavírus, é manter esses profissionais. 
  2. Cargos em tecnologia: mantendo um crescimento constante já há alguns anos, os cargos em tecnologia tendem apenas a aumentar. Isso porque muitas profissões estão aderindo à tecnologia para operar e será necessário, cada vez mais, entender como navegar por esse mundo. Segundo a pesquisa, 20% das vagas para cargos de tecnologia são oferecidas de maneira remota, o que modifica ainda mais o mercado de trabalho para os próximos anos. 
  3. Farmacêuticos e pesquisadores: também devido à pandemia, as contratações de farmacêuticos e pesquisadores foram um destaque no período. Como ainda temos desafios relacionados à Covid-19 pela frente, acredita-se que essa será uma tendência para os próximos anos também. 
  4. Cargos em desenvolvimento de negócios: outro caso impulsionado pela pandemia, consultores e profissionais especializados em desenvolvimento de negócios e transformação digital tiveram destaque. Isso porque as empresas precisaram se adaptar e buscaram por profissionais que pudessem orientá-las. 
  5. Especialistas em e-commerce: além de um profissional especializado em transformação digital, empresas também precisaram buscar por especialistas em e-commerce. E essa é uma tendência que continua. Segundo a pesquisa, as contratações para esse cargo aumentaram em 43%, um número significativo. 
  6. Produtores de conteúdo digital: como o consumo de conteúdo em vídeo e nas redes sociais aumentou bastante nos últimos anos, empresas estão buscando profissionais que possam planejar e produzir esses conteúdos. Essa categoria teve um aumento de contratação de 74%, segundo a pesquisa. 
  7. Especialista em marketing digital: associado ao consumo de conteúdo online, as buscas de empresas por especialistas no assunto aumentaram no último ano. As buscas também tiveram uma peculiaridade: com um orçamento menor, profissionais focados em alternativas inovadoras ao marketing tradicional tiveram sucesso. 
  8. Profissionais de finanças: a economia brasileira ainda está passando por turbulências e incertezas, então profissionais de finanças estão ganhando destaque. Bancos e corretoras de investimentos foram as empresas que mais contrataram profissionais de finanças focando nas incertezas do período. 
  9. Telemarketing: ao contrário do que se possa imaginar, as contratações para telemarketing aumentaram em 67% no período. É uma das áreas que mais atraiu pessoas jovens, com título de bacharel e migrando de carreira. 
  10. Cargos de apoio à saúde: consultores de saúde, atendentes, recepcionistas, gerentes de operação clínicas e balconistas de farmácias foram cargos relacionados à saúde que cresceram 64% em contratações no período. Como é provável que a demanda por mais profissionais especializados de saúde aumentem, os cargos de apoio também devem apresentar crescimento. 
  11. Serviços criativos: no período, houve um aumento de 67% na contratação de profissionais criativos atuando em áreas como design, redação e ilustração. Esse mercado também teve redução de orçamento, então uma exigência foi trabalhar com inovação. Vale notar que boa parte dos profissionais criativos também estão se voltando à tecnologia, atuando como UX Designer e UX Writer. 
  12. Análise de dados: cargos de análise de dados são uma constante há alguns anos, assim como os cargos em tecnologia. Cargos de engenheiro de dados e analista de desempenho foram os que apresentaram demanda mais alta no período. 
  13. Cargos de sucesso do cliente: os cargos da área tiveram aumento de 37% no período, isso porque as empresas precisaram encontrar novas maneiras, e maneiras inovadoras, de manter o contato e a satisfação de seus clientes, mesmo à distância. Essa também é uma área que recebeu profissionais migrantes. Por exemplo, cargos de caixa e recepcionista foram os que mais migraram para o sucesso do cliente. 
  14. Profissionais do varejo: o período foi turbulento para o varejo, e ainda está sendo, devido à pandemia e a economia incerta. Porém, usando estratégias online para transferir o fluxo, empresas de varejo conseguiram manter suas atividades e, inclusive, registraram aumento. 
  15. Especialista em saúde mental: por fim, a saúde mental foi uma das áreas que mais contratou profissionais no período porque a pandemia de Covid-19 não afetou as pessoas apenas fisicamente, mas mentalmente. Contratações de especialistas no assunto aumentaram em 34%, segundo a pesquisa. 

Como conclusão, o LinkedIn diz que essa pesquisa representa as principais mudanças e tendências dos últimos meses, e não dos últimos anos, como era de praxe. 

Isso porque a pandemia de Coronavírus modificou o mercado de maneira rápida e as mudanças ainda serão sentidas nos próximos anos.

cursos importantes para o mercado de trabalho - profissões em alta

Quais são as faculdades com maior taxa de empregabilidade? 

Como vimos acima, existe uma tendência atual do mercado em investir em profissões que atuem com tecnologia, saúde e na área do digital. 

E, por isso, vemos que faculdades dentro dessas áreas são capazes de trazer uma maior taxa de empregabilidade. 

instituto SEMESP apresentou em novembro de 2021 os resultados de sua pesquisa sobre empregabilidade do brasileiro e como a graduação tem impacto nisso. 

Durante o evento em que a pesquisa foi apresentada, a presidente do SEMESP citou que um levantamento da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) feito em 46 países concluiu que terminar uma graduação, no Brasil, representa maior empregabilidade e vantagem salarial em relação a quem só tem o ensino médio. 

Isso significa que, embora muitos conhecimentos possam ser adquiridos no dia a dia do mercado de trabalho, a graduação é decisiva na hora de encontrar um emprego e receber um salário melhor. 

A pesquisa da SEMESP conversou com pessoas formadas em faculdades públicas e privadas e nos mais diversos cursos para identificar a relação entre empregabilidade e curso superior. 

E, assim, conseguiu identificar os 10 cursos que mais empregam pessoas no país. Confira: 

  1. Medicina; 
  2. Engenharia da Computação; 
  3. Ciência da Computação; 
  4. Farmácia; 
  5. Odontologia; 
  6. Fisioterapia; 
  7. Arquitetura e Urbanismo; 
  8. Psicologia; 
  9. Publicidade e propaganda; 
  10. Contabilidade. 

Para chegar nessa lista, os pesquisadores conversaram com pessoas que se formaram nesses cursos e estão trabalhando em suas respectivas áreas desde que se formaram.

Também foi levado em consideração que os respondentes não ficaram desempregados nos últimos 3 anos. 

Ou seja, segundo a pesquisa, quem opta pelos cursos da lista tem maiores chances de se manter empregado no país. 

Quais são os melhores cursos extracurriculares para o mercado de trabalho? 

Além de uma graduação, existem alguns cursos extracurriculares que podem ajudar o seu currículo a performar bem em uma seleção de emprego. 

Veja alguns deles abaixo: 

  • Idiomas; 
  • Empreendedorismo e liderança; 
  • Expressão corporal e marketing pessoal; 
  • Comunicação organizacional; 
  • Gestão de tempo e projetos; 
  • Autoconhecimento e autogestão; 
  • Redação; 
  • Capacitação em Tecnologia da Informação. 

Como descobrir o curso de graduação ideal para você? 

Antes de escolher a sua graduação pensando apenas na lista de empregabilidade ou tendências que mostramos aqui, é preciso que você tenha autoconhecimento. 

Isso porque o ideal é primeiro descobrir no que você é bom, quais são suas habilidades e competências e qual área do conhecimento é a mais indicada para trazer satisfação no trabalho a longo prazo. 

Por isso, antes de escolher uma graduação baseada em ser um dos cursos importantes para o mercado de trabalho, faça um teste vocacional.  

Ele é um instrumento que identifica a sua compatibilidade com as áreas de atuação disponíveis no mercado, além de indicar o que move você enquanto profissional.   

Ter consciência desses fatores facilita encontrar uma profissão sem que haja frustração no futuro.

cursos importantes para o mercado de trabalho - cursos para conhecer

8 cursos para você conhecer antes de escolher sua profissão 

E agora que você já entendeu quais são as graduações mais buscadas pelos brasileiros e qual são os cursos importantes para o mercado de trabalho, queremos convidar você a conhecer alguns cursos antes de fazer sua escolha. 

Estes são cursos oferecidas pela EAD UNIFACEX, um dos melhores centros universitários do país.

Temos estruturas modernas, EAD com a mesma qualidade do presencial, conteúdos formulados por professores mestres e doutores e tradição. 

Conheça 8 cursos de graduação oferecidos pela UNIFACEX que podem mudar o seu futuro profissional: 

Tecnologia da Informação EAD 

Como vimos, a tecnologia é uma tendência que veio para ficar no mercado de trabalho. Logo, nada mais justo do que, se você tem aptidão e interesse pela área das exatas, conhecer esse curso. 

O profissional com formação em Tecnologia da Informação EAD pode elaborar softwares para computadores, celulares e sistemas operacionais de diversos equipamentos. 

A grade curricular do curso conta com disciplinas técnicas e específicas, como engenharia de software, infraestrutura de TI, banco de dados, programação, gestão de projetos e muito mais. 

Clique aqui para conhecer o curso e a grade curricular completa. 

Ciências Contábeis EAD 

As ciências contábeis formam o contador, uma das profissões que aparece na lista das mais valorizadas pelo mercado. 

O curso de Ciências Contábeis EAD prepara o aluno para trabalhar com a área administrativa, financeira e tributária das organizações. 

Durante esta graduação, o estudante aprende sobre capital de giro, auditoria contábil, contabilidade aplicada, gestão de custos, precificação, gestão orçamentária e muitas outras áreas relacionadas a saúde contábil e financeira das empresas. 

Conheça todas as informações sobre o curso neste link. 

Engenharia de Produção Semipresencial 

Este não é um curso citado nas listas deste artigo, mas a vantagem da Engenharia de Produção é que ela é um conhecimento válido em todos os setores do mercado. 

Isso porque o estudante de Engenharia de Produção aprende sobre processos de produção que envolvem equipamentos, pessoas e materiais. É um curso versátil e aplicável a diversas realidades. 

A faculdade tem disciplinas como gestão de projetos, de qualidade e de processos, planejamento estratégico, engenharia de produtos, logística, economia, sustentabilidade, sistemas de informação, entre outras. 

Veja a grade curricular completa e todos os detalhes clicando aqui. 

Pedagogia EAD 

Primeiro curso de escolha dos brasileiros, a Pedagogia é uma faculdade que prepara o estudante para atuar em diversas frentes: escolas, creches, cursos e todos os ambientes de aprendizagem. 

A grade curricular conta com psicopedagogia, psicologia da educação, práticas docentes, didática, alfabetização e letramento, avaliação escolar, gestão, orientação e coordenação escolar, ética na educação e muito mais. 

Clique aqui para conhecer melhor o curso. 

Administração EAD 

Segundo curso de escolha dos brasileiros, entendemos que a administração está na lista por sua versatilidade também. É um conhecimento aplicável em todos os setores do mercado de trabalho. 

Durante esta graduação, o estudante aprende sobre gestão de projetos e pessoas, logística, marketing, cenários econômicos, controle orçamentário, matemática financeira, responsabilidade social, sustentabilidade e empreendedorismo. 

Veja a grade curricular e mais informações neste link. 

Engenharia Elétrica EAD 

O engenheiro elétrico é um profissional que pode atuar em diversas frentes, sempre focando em telecomunicações, energia e sistemas elétricos e eletrônicos. 

Esta graduação prepara o estudante para entender tudo sobre eletrônica, sistemas de energia elétrica, processamento de sinais, eletrônica de potência, telecomunicações, entre outros. 

Confira a grade curricular e mais informações aqui. 

Serviço Social EAD 

Este é um curso importante porque foca em fazer valer as políticas públicas existentes no país e seguradas pela Constituição Federal de 1988. 

Durante o curso de Serviço Social EAD, o estudante aprende sobre direitos humanos, direito social, diversidade, seguridade social, métodos de pesquisa e diagnóstico e muitos outros temas que permeiam a profissão do assistente social. 

Conheça todos os detalhes acessando este link. 

Educação Física Semipresencial 

Já a Educação Física permite que o estudante escolha se quer atuar como bacharel ou licenciado, aplicando seus conhecimentos no mundo do trabalho ou na docência. 

A grade curricular da licenciatura conta com disciplinas como didática, psicopedagogia e ensino da educação física, além das específicas como fisiologia do corpo humano, danças, esportes e recreação, controle motor, desenvolvimento corporal, entre outras. 

Já o Bacharelado é voltado àqueles que querem atuar como personal trainer, treinadores de equipes amadoras ou profissionais, com reabilitação, pessoas com necessidades especiais, etc. 

Clique aqui para conhecer melhor o curso. 

Conclusão 

Chegando ao final deste artigo, esperamos que você tenha conseguido tirar suas dúvidas sobre os cursos importantes para o mercado de trabalho e como você pode se tornar um profissional requisitado. 

Leia também: 

New call-to-action

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Educação especial e inclusiva: saiba que é e como atuar nessa área

Você sabe o que é educação especial e inclusiva? Já pensou em trabalhar em uma área que tem o poder de transformar ...
10 min de leitura

Por que as empresas deveriam buscar profissionais neurodivergentes

Uma pessoa neurodivergente é aquela que tem um desenvolvendo neurológico atípico. Ou seja, diferente daquilo que se ...
14 min de leitura

O que faz um designer educacional e como seguir carreira na área

Você já ouviu falar na profissão de designer educacional? Este é o profissional que desenha e aprimora estruturas de ...
12 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho