Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Afinal, qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Ensino Superior

Com quantos anos pode fazer faculdade?

Ensino Superior

Afinal, qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Por EAD UNIFACEX em Aug 6, 2020 9:33:36 AM | 9 min de leitura

Você já se perguntou qual a diferença entre MBA e pós-graduação? Se você tem dúvidas, continue conosco e descubra tudo sobre o assunto!

Mesmo depois de concluir a graduação, os estudos nunca acabam. Afinal, não existe nenhuma área em que os conhecimentos não possam ser aprofundados ou expandidos. 

Além disso, o mercado de trabalho valoriza cada vez mais os profissionais que buscam se aperfeiçoar e seguem estudando mesmo depois da graduação. 

Contudo, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre a pós-graduação, já que existem diversas opções de cursos disponíveis. 

O MBA é um dos cursos que mais causa confusão, afinal, ele também é um dos mais atuais no Brasil. 

Neste artigo, explicaremos a diferença entre MBA e pós-graduação e traremos mais informações sobre esse tipo de curso. 

Confira:
O que é pós-graduação?
Quais são os tipos de pós-graduação?
Qual a importância da pós-graduação?
Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?
Como funciona o MBA?
Para quem é indicado o MBA?
Quais são os cursos de MBA da EAD UNIFACEX?
Conclusão

diferenca-entre-mba-e-pos-graduacao

O que é pós-graduação?

Como o próprio nome indica, a pós-graduação é um programa que abarca cursos superiores que podem ser realizados depois de ter concluído uma graduação — seja um bacharelado, uma licenciatura ou um tecnólogo.

Durante a graduação, é muito comum que determinados assuntos sejam abordados de forma mais superficial por conta da carga horária do curso. 

Dessa forma, os diplomados buscam por cursos de pós-graduação para aprender mais a fundo sobre determinados conteúdos que despertaram a sua atenção.

Para entender melhor o que estamos explicando, vamos imaginar a seguinte situação: João é formado em Marketing e durante o tecnólogo se interessou muito pela parte de análise de dados.

Para ampliar seu conhecimentos sobre o assunto, uma pós-graduação em Big Data e Marketing traria benefícios para esse profissional.

Ou, vamos dizer que João se interessa pela área de e-commerce e ainda não possui a expertise necessária para atuar em empresas do ramo. Uma pós-graduação em Marketing Digital para E-commerce seria o ideal para ele se destacar no mercado de trabalho. 

Ou seja, a pós-graduação permite que os profissionais se especializem e se tornem mais qualificados em determinadas áreas.  

Além disso, a pós-graduação também é essencial para quem busca seguir carreira acadêmica. Afinal, existem cursos especialmente voltados para o público que se interessa pela pesquisa e deseja atuar em universidades. 

No tópico a seguir, explicaremos mais a fundo sobre os tipos de cursos de pós-graduação. 

Quais são os tipos de pós-graduação?

Existem dois tipos de pós-graduações: as lato sensu e as stricto sensu.

As lato sensu compreendem os cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado. Já as stricto sensu, englobam cursos de especialização e MBA.

As pós-graduações lato sensu qualificam os profissionais para atuar na área acadêmica e são mais voltadas para aqueles que buscam uma carreira na pesquisa. 

Já as pós stricto sensu, são voltadas para os profissionais que buscam se qualificar para aplicar seus conhecimentos e se destacar no mercado de trabalho. 

Abaixo, explicamos mais detalhadamente cada um dos tipos de pós-graduação:

Mestrado

O mestrado prepara os estudantes para seguir carreira docente no ensino superior e trabalhar com pesquisa acadêmica. 

O curso tem duração de dois anos e exige muita leitura, pesquisa e participação em eventos acadêmicos. 

Nesse período, os estudantes trabalham em seu projeto de pesquisa, publicam artigos relacionados ao tema e preparam sua dissertação, que é apresentada ao final do curso.  

O mestrado é um curso bem concorrido e com diversos pré-requisitos. O processo de seleção é feito a partir da análise do currículo, provas, teste de proficiência em idioma estrangeiro, entrevista e apresentação de projeto de pesquisa. 

Ao concluir o curso, os estudantes recebem o título de mestre e estão capacitados para dar aulas em instituições de ensino superior privadas e públicas. 

Doutorado

O doutorado é um curso feito normalmente depois do mestrado, sendo mais um passo rumo à carreira acadêmica e à área da pesquisa. 

Mesmo que não seja obrigatório, quase todos os programas de doutorado exigem que os candidatos tenham concluído o mestrado. 

O mestrado e o doutorado possuem muitas semelhanças, mas a principal diferença entre os dois é que o segundo oferece um conhecimento teórico mais aprofundado  Não é à toa que o doutorado tem duração de quatro a cinco anos.  

Assim como no mestrado, o doutorado também exige a apresentação de uma dissertação como trabalho final. 

Contudo, no doutorado, a dissertação deve apresentar uma nova visão sobre um tema. 

Mestrado profissional

Além do mestrado e do doutorado, também temos o mestrado profissional.

A diferença em relação ao modelo tradicional é que este tem o seu ensino voltado para aplicação dos conhecimentos adquiridos no mercado de trabalho. Ou seja, a ideia é aplicar o conhecimento acadêmico em organizações públicas e privadas da sociedade.

A vantagem do mestrado profissional é que o ingresso costuma ser mais fácil. Afinal, essa pós-graduação não tem tanta concorrência e requisitos quanto o modelo tradicional. 

Além disso, o trabalho final do curso pode ter outros formatos que não a tradicional dissertação do mestrado acadêmico.

Contudo, a dedicação é tão intensa quanto em um mestrado tradicional.

Especialização

Como o nome sugere, as especializações são cursos para aqueles que desejam aumentar o seu conhecimento sobre determinado campo do saber, tornando-se especialistas em algum assunto ou habilidade.

Esse tipo de pós-graduação costuma ser mais curta, tendo duração média de um ano. 

Durante o curso, os estudantes aperfeiçoam seus conhecimentos e desenvolvem habilidades que podem ser aplicadas no mercado de trabalho. 

Todas as áreas do conhecimento possuem especializações, desde a Engenharia até o Direito. 

MBA 

O MBA (Master in Business Administration) é um curso de pós-graduação para quem deseja se especializar na área de gestão e de negócios. 

É muito comum que profissionais que já atuam nas áreas da administração e negócios, como empresários ou gestores, procurem por esse tipo de formação. 

O MBA tem duração média de um ano também, podendo chegar até dois dependendo da área de especialização. 

tipos-de-pos-graduacao

Qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Conforme vimos anteriormente, a pós-graduação é um programa que engloba cursos para serem realizados após a graduação. O MBA é um desses cursos que integram os programas de pós-graduação. 

Ou seja, a diferença entre os dois é que a pós se refere ao todo, abarcando todas as possibilidades de cursos, e o MBA é uma das formações possíveis de se cursar ao escolher fazer uma pós-graduação. 

Qual a importância de cursar uma pós-graduação?

A pós-graduação foi vista durante muito tempo como um diferencial no currículo, mas, na atualidade, vem se consolidando uma formação essencial para quem busca melhores oportunidades de emprego e salário. 

Atualmente, o mercado de trabalho brasileiro está saturado, e os níveis de desemprego do país estão atingindo valores recordes, principalmente em função da pandemia da Covid-19

Nesse cenário, é essencial encontrar formas de se destacar no mercado de trabalho, e a pós-graduação pode ser uma ótima formação para esse fim. 

Em 2019, a 54ª edição da Pesquisa Salarial, levantamento realizado pela Catho Educação, mostrou que 70% das vagas estratégicas solicitavam profissionais com pós-graduação. 

Além disso, a pesquisa também apontou que pessoas com pós-graduação têm 47,2%  mais chance de receber salários mais altos do que aquelas que não têm a formação.

Ou seja, a pós-graduação é essencial para aqueles profissionais que buscam crescer e se desenvolver em sua profissão. 

Como funciona o MBA?

Como mencionamos anteriormente, o MBA é um tipo de pós-graduação voltado para quem atua na área de gestão e negócios e busca aperfeiçoar suas habilidades.  

Através desse curso, os estudantes aprendem e se aprofundam em técnicas avançadas de administração e conhecem boas práticas para o segmento corporativo.

Finanças, noções de liderança, estratégias de administração, operações nos setores empresariais e até mesmo marketing são alguns dos conhecimentos que um MBA pode oferecer.

Existem MBAs nas áreas da administração, saúde, marketing, agronegócio e tecnologia da informação. Em todos os casos, conhecimentos e princípios de gestão são os pilares necessários à estrutura do curso.

As aulas do curso envolvem tanto discussão teórica quanto com foco na aplicação prática dos conteúdos a partir de cases, projetos e atividades. 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), é necessário que os cursos de MBA, assim como os de especialização, tenham pelo menos 360 horas para serem reconhecidos.

Além disso, é comum que as instituições de ensino superior cobrem uma monografia de conclusão ao final do curso. 

Ao finalizar o MBA, o aluno recebe o título de especialista e um certificado.

Para quem é indicado o MBA?

Em sua maioria, os estudantes do MBA já atuam na área de negócios e procuram essa qualificação como uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos sobre segmento e aprender as melhores práticas do ramo empresarial. 

Contudo, também é possível que profissionais que não atuam na área ainda, mas buscam fazê-lo futuramente, cursem um MBA.

O pré-requisito indispensável é ter diploma de ensino superior. Afinal, só pode cursar uma pós-graduação quem já concluiu uma graduação — seja licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.

para-quem-indicado-mba

Quais são os cursos de MBA da EAD UNIFACEX?

Agora que você já sabe a diferença entre MBA e pós-graduação, vamos apresentar os MBAs da EAD UNIFACEX. 

Aqui na Unifacex, todos os cursos de pós-graduação são na modalidade EAD, dando aos estudantes autonomia e flexibilidade para assistir às aulas quando e onde quiserem. 

Além disso, na Pós da EAD UNIFACEX, você recebe um certificado a cada 3 meses de curso, comprovando as habilidades e conhecimentos adquiridos até então.

Assim, você avança na sua carreira e conquista o sucesso que sempre sonhou mesmo antes de concluir o curso. 

Confira a lista completa de MBAs:

Conclusão

Neste artigo, explicamos qual a diferença entre MBA e pós-graduação e trouxemos mais informações para quem busca esse tipo de curso. 

O MBA é um tipo de curso de pós-graduação, sendo ideal para profissionais que atuam na área de gestão e negócios e querem aprofundar seus conhecimentos. 

Se você é um profissional dessa área ou quer se especializar no assunto, não perca tempo e invista em um MBA. 

Ter uma pós-graduação é cada vez mais importante para se destacar no mercado de trabalho e alavancar sua carreira!

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Com quantos anos pode fazer faculdade?

Você sabe com quantos pode fazer faculdade? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em ingressar no ...
7 min de leitura

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior