Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos

Qual é a melhor especialização em marketing para você? Descubra aqui!

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Cursos

Qual é a melhor especialização em marketing para você? Descubra aqui!

Por EAD UNIFACEX em Nov 1, 2021 10:05:33 AM | 17 min de leitura

Você está em dúvidas sobre qual especialização em marketing fazer? Pois hoje nós vamos falar sobre como funciona a pós-graduação em marketing, em quais áreas você pode se especializar e quais opções de cursos existem no mercado. 

O marketing é uma das profissões mais procuradas por quem busca uma carreira porque é uma área ampla, cheia de possibilidades e que se torna mais relevante a cada dia por conta do uso de ferramentas digitais.

New call-to-action 

As estratégias de marketing se tornaram essenciais para o bom funcionamento de uma marca, desde as pequenas empresas até as grandes organizações. Logo, uma especialização em marketing sempre será algo relevante no seu currículo. 

Por isso, aproveite as nossas dicas neste artigo e escolha a melhor especialização em marketing para a sua carreira.

Você vai conferir:

Como funciona uma especialização em marketing
Quem pode fazer uma pós em marketing
Áreas de atuação para quem fez pós em marketing
Por que investir em uma pós em marketing
Quais são os cursos de pós-graduação em marketing que você pode fazer
Conclusão

Como funciona uma especialização em marketing  

A área de marketing é uma das áreas decisivas para o sucesso das organizações porque está sempre presente na esfera mais estratégica. 

É o marketing que se responsabiliza por antecipar tendências, definir posicionamentos de marca, desenvolver diferenciais competitivos, garantir a criação de valor dos produtos ou serviços e demais ações. 

Por isso, ao longo de uma especialização em marketing, o profissional é preparado para desenvolver conhecimento em produtos e serviços, relacionamento com o cliente, propor soluções na gestão de mercado e participar das decisões de negócio. 

É um curso que, normalmente, simula os desafios reais do mercado. 

Quem pode fazer uma pós em marketing  

De forma geral, a pós-graduação é pensada para que um profissional aperfeiçoe seus conhecimentos em determinada área. 

Logo, uma pós-graduação em marketing é direcionada para graduados da área de comunicação, ou de qualquer outra área, que queiram aprofundar seus conhecimentos em marketing. 

Fazer uma especialização em marketing também pode ser uma forma de mudar de área dentro da empresa onde o profissional já atua ou de conseguir uma recolocação no mercado.

>>> Como colocar cursos no currículo: um guia prático

especialização em marketing - time de marketing trabalhando junto

Áreas de atuação para quem faz pós em marketing  

Cursar uma especialização em marketing permite que os profissionais tenham uma capacitação completa para atuar em diversos setores e em algumas áreas específicas. 

Vamos falar um pouco sobre algumas delas abaixo: 

Marketing Digital  

Talvez o marketing digital seja a área de especialização mais conhecida do marketing, e isso com razão. O marketing digital é a área que lida com a presença, comunicação e promoção de uma marca ou empresa, e seus produtos ou serviços, na internet. 

Por isso, essa área costuma focar na interação de usuários com os pontos de contato online da empresa (e-commerce ou redes sociais, por exemplo), técnicas de SEO e comunicação integrada, captação de leads e mídia paga, entre outros. 

Gestão de Marketing  

A área de gestão foca na estruturação do departamento de marketing dentro das empresas e no planejamento de ações que buscam a expansão dos negócios, o aumento das vendas e melhor distribuição do produto ou serviço. 

Focar na gestão de marketing como especialização também traz outros conteúdos, mais focados nos negócios e pessoas, como gestão de projetos, gerenciamento de crise, liderança e design thinking, por exemplo. 

Comportamento do Consumidor 

Existe também uma área dentro do marketing que estuda o comportamento do consumidor, ou seja, o que leva (ou não) uma pessoa a comprar da sua marca ou empresa. 

Nessa área, o foco está em observar e analisar os fatores sociais e culturais que ditam o comportamento de consumo do brasileiro médio. É uma área bastante importante em agências de publicidade, indústrias e no atacado e varejo. 

Eventos  

Dentro das especializações em marketing, também existe a área de eventos. Nessa área, o foco está na produção de eventos comerciais e corporativos que buscam trabalhar a imagem e percepção da empresa em colaboradores, investidores e potenciais parceiros. 

É uma área que exige conhecimento em gestão de projetos e pensamento estratégico, pois envolve desde o planejamento e divulgação do evento até a análise dos resultados obtidos.

especialização em marketing - Áreas de atuação para quem faz pós em marketing

Por que investir em uma pós em marketing   

A área de marketing é bastante dinâmica e ampla, por isso está sempre em constante mudança. Novas ferramentas e abordagens surgem todos os dias e o uso da internet e automações transformam a maneira com que os profissionais lidam com estratégias. 

Dentro desse cenário, estar atualizado com o que há de novo é extremamente importante. 

Uma especialização em marketing não só ajuda profissionais a se atualizar, como também ajuda na ampliação de sua visão estratégica. E isso é bom tanto para quem contrata um profissional especializado quanto para quem escolhe se especializar. 

Benefícios de fazer uma especialização em marketing  

O primeiro dos benefícios de uma especialização em marketing para o profissional é a relevância. 

É preciso desenvolver uma visão do todo sobre todas as áreas tradicionais e digitais do marketing e desenvolver essa visão acaba por trazer mais reconhecimento e relevância dentro do mercado. 

Porém, não é apenas nos conhecimentos técnicos que uma especialização contribui, mas também no desenvolvimento de competências sociais e emocionais. Estas fazem muita diferença no mercado de trabalho, sendo um fator decisivo para as organizações. 

Por isso, uma pós-graduação em marketing também pode desenvolver no profissional a capacidade de analisar dados para tomada de decisão, resolver problemas, pensamento analítico e aflorar a criatividade, inovação e visão sistêmica. 

especialização em marketing - Quais são os cursos de pós-graduação em marketing que você pode fazer

Quais são os cursos de pós-graduação em marketing que você pode fazer  

Agora que você já entendeu como funciona uma especialização em marketing e quais são as áreas em que você pode se especializar e atuar, chegou a hora de falarmos sobre os cursos de pós-graduação em marketing que você pode fazer.  

E por isso, nós vamos apresentar as pós-graduações em áreas de marketing que você pode fazer na UNIFACEX. A nossa pós-graduação acelera a sua carreira, pois oferece um certificado a cada 3 meses de curso, de acordo com o eixo cursado.  

Confira abaixo:  

Marketing para pequenas e médias empresas EAD  

Esta é uma especialização na qual você vai aprender o que precisa para atender as necessidades do seu negócio ou da pequena ou média empresa para a qual trabalha. Você entende como pensar o marketing de maneira estratégica, criando ações eficazes dentro das limitações orçamentárias.  

Conheça a matriz curricular neste link 

Marketing digital para e-commerce EAD  

A pós-graduação em marketing digital para e-commerce oferece qualificação para profissionais que pretendem ingressar no mercado crescente dos e-commerces. A grade curricular oferece planejamento de estratégias, comunicação, automação de vendas e outros temas particulares da área. 

Acesse a matriz curricular aqui 

Neuromarketing EAD  

A especialização em Neuromarketing EAD permite que o profissional entenda quais fatores influenciam na decisão do consumidor e como fazer a mensagem certa chegar até ele. Entre as disciplinas estão: pesquisa de mercado, comportamento do consumidor, inteligência aplicada aos negócios e mais.  

Confira a matriz curricular clicando aqui 

Marketing de experiência EAD  

Esta especialização permite ao profissional analisar e desenvolver novas abordagens e estratégias midiáticas que tenham como objetivo chamar a atenção do consumidor certo através do estudo da jornada e experiência.  

Saiba mais sobre as disciplinas neste link 

MBA em marketing, criatividade e inovação EAD  

Esta especialização é a opção ideal para quem quer se destacar, pois permite ao profissional aprender os principais conceitos do marketing e como utiliza-los de maneira inovadora. Tudo isso visando a criação de novas soluções e formas de vender e comunicar produtos e serviços.  

O curso é repleto de estudos de casos de sucesso, reflexões sobre o impacto das ações e como é possível chegar nessas conclusões. Também aborda técnicas de resoluções de problemas, como o design thinking, e como a tecnologia pode ser utilizada como ferramenta para inovar ainda mais.  

Confira a matriz curricular aqui 

Marketing do varejo farmacêutico EAD  

Durante o curso, o profissional entenderá as responsabilidades do marketing de varejo no ramo das farmácias e cosméticos, entendendo o que é preciso informar ao consumidor e como fazer campanhas de marketing e vendas de forma eficaz e ética.  

Veja a matriz curricular clicando neste link 

Gestão e marketing em esporte e lazer EAD  

O pós-graduando estudará os principais conceitos da administração e marketing do esporte e lazer, seja dentro de pequenos negócios, como academias e clubes desportivos, seja dentro de organizações governamentais e até a administração de times profissionais.  

Conheça a matriz curricular aqui 

Agromarketing, tecnologia e inovação EAD  

Este é um curso que objetiva formar profissionais aptos a lidar com o marketing e inovação dentro do cenário do agronegócio. Além disso, também visa o desenvolvimento do cenário, explorando setores dentro desse meio e buscando novas alternativas.  

Veja a matriz curricular neste link 

Análise de cenários, marketing estratégico e indústria 4.0 EAD  

Nesta especialização, você vai se capacitar para atuar em cenários estratégicos e desenvolver habilidades de alta importância no setor de comércio e indústria. É um curso que objetiva oferecer novos pontos de vista sobre a área industrial.  

Conheça a matriz curricular desta especialização clicando aqui 

Big Data e Marketing EAD 

Este curso busca capacitar e especializar o profissional para a atuação completa com análise de dados aplicado ao marketing. Você aprenderá como coletar, analisar, interpretar e organizar dados, assim como utilizá-los em decisões estratégicas de marketing.  

Confira a matriz curricular no link 

Conclusão  

Chegando ao fim deste artigo, esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido tiradas e que você esteja pronto para tomar uma decisão quanto a sua especialização.  

Vimos aqui como funciona uma especialização, em que áreas você poderá atuar enquanto profissional pós-graduado e quais são algumas das opções que você tem de especialização em marketing.  

Além das especializações em marketing que citamos aqui, você também pode querer conhecer estes cursos de pós-graduação:  

Cursos

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Logo, logo, você poderá fazer uma faculdade de Direito online

Para muitos estudantes, cursar faculdade de Direito sempre pareceu um sonho distante. 
7 min de leitura

O que faz um gestor comercial e o que é preciso para atuar na área

O gestor comercial é o profissional responsável por acompanhar a qualidade, a produtividade e a competitividade da ...
23 min de leitura

Curso de Direitos Humanos: tudo o que você precisa saber

Você já pensou em fazer um curso de Direitos Humanos?
7 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos