Os 19 melhores cursos de pós-graduação em marketing para sua carreira

Postado em 14 de out de 2022
Loading...

A transformação digital nas empresas, a abertura de startups e o crescimento nas vendas de e-commerce aumentaram a demanda por profissionais de marketing.

Produtores de conteúdo, estrategistas digitais, designers e demais especialidades do marketing digital estão na lista das principais categorias de emprego que impulsionaram o mercado de trabalho no ano passado no Brasil, segundo o Linkedin.

E a promessa é de muito mais oportunidades na área de marketing para os próximos anos.

E você não quer perdê-las, não é mesmo? Hoje, ter uma pós-graduação em marketing é essencial se você quiser ocupar cargos mais altos. Mas quem pode fazer essa especialização? E quais são os cursos que existem na área?

É o que você descobrirá neste artigo. Confira:

 

Como funciona uma pós-graduação em Marketing

A área de marketing é uma das áreas decisivas para o sucesso das organizações porque está sempre presente na esfera mais estratégica.

É o marketing que se responsabiliza por antecipar tendências, definir posicionamentos de marca, desenvolver diferenciais competitivos, garantir a criação de valor dos produtos ou serviços e demais ações.

Por isso, ao longo de uma especialização em marketing, o profissional é preparado para desenvolver conhecimento em produtos e serviços, relacionamento com o cliente, propor soluções na gestão de mercado e participar das decisões de negócio.

É um curso que, normalmente, simula os desafios reais do mercado.

Uma pós-graduação em marketing pode ser lato sensu (uma formação mais voltada ao mercado, abrangendo as especializações e MBAs) ou stricto sensu (mais voltada ao mundo acadêmico, englobando os mestrados e doutorados).

Se você é um profissional que quer se destacar no mercado, o mais indicado são as especializações e MBAs. Por isso, as dicas que você verá aqui são sobre esse tipo de pós.

Entre as pós-graduações em Marketing em alta no momento estão:

A pós em marketing deve ser aliada ao domínio de um segundo idioma, como o inglês, por ser uma competência bastante valorizada no mercado de trabalho.

Você também deve saber como valorizar as habilidades adquiridas em seu currículo, seu cartão de apresentação em processos de recrutamento.

🔵 Leia também: 12 áreas do marketing em que você pode seguir carreira

Quem pode fazer uma pós em marketing?

Toda pessoa com um diploma de ensino superior, seja um bacharelado, tecnólogo ou licenciatura, pode fazer uma pós-graduação, desde que atenda aos requisitos da instituição de ensino, de acordo com o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 8 de junho de 2007.

Isso significa que você não precisa ser da área da comunicação nem da administração para fazer uma pós em marketing.

Profissionais com as mais diferentes formações só tem a ganhar com um curso que ensina sobre estratégias de vendas e negócios, relacionamento com clientes e posicionamento de marca.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Os benefícios de uma especialização em Marketing para sua carreira

Seja na modalidade presencial ou à distância, uma especialização só tem a agregar à sua vida profissional. Veja três benefícios de ter uma pós em marketing no seu currículo abaixo:

1. Manter-se atualizado

A especialização possibilitará que você se mantenha atualizado nas principais tendências de marketing. Fazer uma pós-graduação também sinaliza aos recrutadores que você está disposto a aprender coisas novas e está preocupado com seu aperfeiçoamento profissional.

Lembre-se de que é importante investir também em um segundo idioma, de preferência o inglês, para se destacar no mercado de marketing e comunicação corporativa.

2. Maiores chances de aumento salarial

Segundo uma pesquisa do Instituto SEMESP, profissionais que tem pós-graduação lato sensu recebem um salário médio de até 120% a mais do que quem tem só graduação.

Ainda de acordo com o estudo, o doutorado garante 35% a mais na média salarial do que quem tem especialização ou MBA.

3. Networking

A pós é mais um espaço para você trabalhar o networking, ou seja, fortalecer sua rede de contatos e trocar informações com seus pares, a partir da colaboração e ajuda mútua.

Nela você encontrará colegas de profissão que compartilharão experiências, apresentarão novas ferramentas e métodos e ainda oferecerão parcerias de negócios.

🔵 Leia também: Sonha em trabalhar com marketing? Conheça a faculdade e o mercado

Qual a melhor pós em marketing para mim?

Com todas as opções que existem, pode ficar difícil escolher. Por isso, antes de tomar uma decisão, tente responder as seguintes perguntas:

  • Por que eu quero fazer uma especialização?
  • A pós em faz sentido para minha carreira ou devo procurar um curso em outra área?
  • Como colocarei em prática o conhecimento que será adquirido?
  • Conseguirei me dedicar aos estudos durante um ano, pelo menos?
  • Tenho condições de arcar com as mensalidades?
  • A IES que estou pesquisando é reconhecida pelo MEC? E é reconhecida pelo mercado?
  • Quais são as tendências para a área em que atuo ou em que quero atuar?

Assim você estará mais bem preparado para escolher a melhor pós-graduação em Marketing para sua carreira.

Os 19 melhores cursos de pós-graduação em marketing para sua carreira

Agora que você já entendeu como funciona a especialização, quais áreas estão em alta e o que se perguntar para se decidir pelo curso, chegou a hora de falarmos sobre os cursos de pós-graduação em Marketing disponíveis para você fazer.

Abaixo, você confere os dezenove principais:

1. Análise de Cenários, Marketing Estratégico e Indústria 4.0

Este é um curso que fornece conhecimento sobre marketing, administração, inovação e o futuro da indústria. Ele capacita o profissional do ramo de negócios a compreenderem de forma estratégica os cenários de atuação da Indústria 4.0.

Com ele, você já sairá preparado para colocar a mão na massa rumo à transformação digital na empresa de atuação. Veja em quais instituições fazer essa especialização:

2. Big Data e Marketing

Essa pós desenvolve o profissional dentro da análise de dados com foco em Marketing, levando em consideração todo o contexto tecnológico e de gestão da informação do mercado atual. Assim, você pode atuar nas áreas de Business Intelligence e Marketing e Growth. 

Com esse curso, você consegue tomar decisões mais estratégicas, proporcionando vantagem competitiva em um mercado cada vez mais desenvolvido e em crescimento.

Veja onde cursar:

3. Branding e Marketing Digital Para Comércio Eletrônico

Este curso de especialização aborda temas relacionados a estratégias, comunicação da marca, automação de vendas, design de loja virtual, entre outras disciplinas. Ela prepara os profissionais que trabalham com empresas que vendem pela internet.

Com esta pós, você se prepara para atuar em uma área em pleno crescimento no Brasil, suprindo a demanda do mercado e, também, se destacando.

Confira instituições para cursar esta pós:

4. Comunicação, Branding e Storytelling

Com esta pós, você fica atualizado e conectado com as tendências do mercado de marketing, aprendendo a aplicar também técnicas e conceitos de branding e storytelling na rotina. É voltada para quem atua com ferramentas de comunicação.

Nela, você verá conteúdos de gestão da comunicação, mídias digitais, branding e storytelling, futurologia, ciência de dados e planejamento estratégico. Veja onde cursar:

5. Design Thinking e Criatividade nas Organizações

Esse curso é a opção para quem trabalha com soluções criativas e novas perspectivas de pensamento crítico nas organizações. É uma ótima escolha para quem quer desenvolver a colaboração e criatividade nas empresas.

A grade curricular dessa pós-graduação foca em aperfeiçoamento do profissional para atuar em organizações de qualquer segmento do mercado. Veja onde cursar:

6. Economia Criativa

Na pós em Economia Criativa, você desenvolve habilidades e aprende fundamentos teóricos para se tornar especialista na transformação de culturas internas em espaços corporativos. Tudo isso amparado na inovação, atitude disruptiva e senso criativo.

É uma boa opção para quem quer expandir sua atuação em marketing para novos mercados. Veja em quais instituições fazer essa especialização:

7. Escrita Criativa e Produção Literária

A pós em Escrita Criativa é uma opção para quem está buscando desenvolver melhor sua escrita dentro do Marketing. A grade curricular foca na atuação do escritor criativo no mercado, na raiz da leitura e da produção textual e no impacto social dessa prática.

Ela capacita o profissional a atuar de forma criativa e inovadora com o campo da escrita e da produção literária. Veja onde cursar:

8. Gestão de Projetos PMI-PMBOK

Esta é uma ótima opção de pós-graduação para quem está buscando maneiras de melhorar a entrega de projetos de marketing. A grade curricular foca em ensinar técnicas específicas para cada objetivo que você quer atingir.

É um curso para aprender a extrair o melhor da equipe e gerar resultados incríveis para o negócio. Confira algumas indicações de instituições onde fazer essa pós:

9. Gestão de Comunicação em Instituições Públicas

Se você trabalha com Marketing em uma instituição pública, esta pode ser uma boa opção de especialização. Com ela, você terá proficiência para atuar em órgãos governamentais, cargos públicos e lidando com assessoria de comunicação para governantes e futuros governantes.

Você treina habilidades de comunicação e se especializa na comunicação pública. Veja onde fazer essa especialização:

10. Gestão de Eventos

Essa é a especialização para quem deseja aprender a organizar eventos de diferentes tamanhos dentro de organizações. O curso aborda gestão de equipes, planejamento, patrocínio de eventos, marketing, finanças e demais conhecimentos e boas práticas sobre esse mercado.

Com isso, você aprende a organizar os mais diferentes tipos de eventos. Confira abaixo uma lista de instituições onde cursar essa pós:

11. Gestão e Marketing em Esporte e Lazer

Essa é uma pós para quem já trabalha ou deseja trabalhar com esportes e lazer. Ela especializa o profissional no gerenciamento de estratégias de marketing para o setor esportivo, levando em consideração as principais características e peculiaridades dessa área.

O especialista formado neste curso poderá atuar nas mais diversas organizações. Veja onde cursar essa especialização:

12. Gestão de Comunicação na Saúde Pública

Com essa pós, você desenvolve habilidades para lidar com as peculiaridades da saúde pública, levando informação de qualidade que previne doenças, instrui sobre tratamento e combate a desinformação.

Capacita o profissional na área da comunicação para atuação segmentada para a saúde pública. Veja onde cursar:

13. Marketing de Experiência e Interação

Com essa pós, você se torna especialista em estratégias de experiência do usuário. A grade curricular contempla conteúdos para aprimorar suas habilidades de criatividade, storytelling e técnicas de como conquistar pessoas.

O curso proporciona conhecimento para criar campanhas de marketing inovadoras e assertivas. Veja em quais instituições cursar:

14. Marketing e Inovação para Pequenas e Médias Empresas

Este curso é uma excelente opção para quem deseja aprender como expandir um negócio, alcançar mais clientes e, claro, ter mais lucratividade. Os conteúdos passam por estratégias de divulgação até precificação de produtos e serviços.

Neste curso, você aprenderá tudo o que precisa saber sobre marketing para pequenos negócios. Veja onde cursar:

15. Marketing e Negociação no Varejo Farmacêutico

Já esta é uma boa opção se você já trabalha na área farmacêutica ou quer migrar. Nesta pós, você verá como converter interesse em venda, mas também como comunicar produtos respeitando as regulações e legislações.

Além disso, essa especialização traz conteúdos de logística e finanças. Confira nossas indicações de instituições para fazer essa pós:

16. Marketing, Criatividade e Inovação

Esta é uma pós-graduação em Marketing que estimula o desenvolvimento da visão estratégica e conhecimento técnico do profissional. Foca em conteúdos como gestão de empresas e planejamento de ações criativas.

Capacita para criar e executar estratégias de materiais online e offline. Veja onde fazer essa especialização:

17. Marketing Digital para E-commerce

Com esta especialização, você aprende técnicas para otimizar sites e impulsionar campanhas com a finalidade de engajar e atrair mais clientes. Verá funil de vendas, canais de comunicação, publicidade online e redes sociais.

O curso desenvolve habilidades de vendas, performance de anúncios, técnicas de UX e SEO. Veja onde cursar:

18. Neuromarketing

Na pós-graduação em Neuromarketing, você aprenderá estratégias que estimulam o cérebro a encorajar uma resposta positiva de um cliente. Essa é uma tática que pode ser aplicada em diversos tipos de negócios.

O curso prepara você para compreender profundamente o que estimula as pessoas a realizar uma compra. Veja onde fazer a pós:

19. Revisão de Textos

A pós em Revisão de Textos é para quem deseja se tornar mais efetivo na revisão de textos dentro do processo de produção de conteúdo. Este curso mostra normas gramaticais, desenvolve olho clínico e estimula a leitura crítica do profissional.

Com este curso, você se torna referência em edição textual, estrutura de escrita e norma culta. Veja onde cursar:

Chegando ao fim deste artigo, esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido tiradas e que você esteja pronto para tomar uma decisão quanto a sua especialização.

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!