Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos

Logo, logo, você poderá fazer uma faculdade de Direito online

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Cursos

Logo, logo, você poderá fazer uma faculdade de Direito online

Por EAD UNIFACEX em Mar 4, 2022 3:49:44 PM | 7 min de leitura

Para muitos estudantes, cursar faculdade de Direito sempre pareceu um sonho distante. 

Afinal, tradicionalmente, o curso sempre foi ofertado na modalidade presencial, que não atende todos os perfis de alunos. 

Para aqueles que têm que aliar trabalho, vida pessoal e a rotina com a família, ter horários fixos e ainda gastar tempo e dinheiro com deslocamento – características do ensino presencial – não é uma realidade possível. 

A EAD surgiu para facilitar a vida desse perfil de estudante, permitindo seu acesso e permanência no ensino superior. 

Segundo o Censo da Educação Superior, 50,7% dos estudantes que ingressaram no ensino superior da rede privada em 2019 optaram pela educação a distância. A modalidade já reúne 28,4% do total de alunos de graduação do Brasil.

Apesar desse crescimento, o curso de Direito, um dos mais procurados pelos estudantes brasileiros, ainda não era ofertado nesse modelo. A boa notícia é que isso está prestes a mudar.

Depois de mais de dez anos de espera, a graduação em Direito na modalidade EAD vai finalmente sair do papel. 

A expectativa aumentou desde julho de 2021, quando diversas instituições de ensino superior começaram a relatar a aprovação das propostas de curso pela comissão de avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Mas você sabe como anda essa discussão? Quer saber mais detalhes sobre a faculdade Direito online e quando você vai poder cursá-la?

Continue neste artigo e descubra tudo sobre o curso de Direito EAD!

Confira:
Entenda o histórico da discussão 
O MEC autorizou a faculdade de Direito online. E agora? 
O que você vai encontrar em uma faculdade de Direito online 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Entenda o histórico da discussão

Nos últimos anos, a EAD passou por um verdadeiro boom, com cada vez mais estudantes optando por essa modalidade de ensino. 

De 2009 a 2019, a EAD teve um salto de 378,9% em matrículas de ingressantes, um aumento de 4,7 vezes. Os dados são do Censo de Educação Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Apesar de ainda ser alvo de certo preconceito, esse modelo de cursos remotos vem ganhando cada vez mais adeptos, ainda mais com o início da pandemia da Covid-19

Atualmente, até cursos do campo da engenharia são ofertados nessa modalidade. 

Contudo, até 2021, ainda existia um curso muito procurado pelos estudantes brasileiros que ainda não era oferecido nesse modelo: a faculdade de Direito. 

De acordo com o Censo da Educação Superior, Direito lidera a lista dos cursos mais procurados pelos estudantes brasileiros. E uma pesquisa da consultoria Educa Insights confirma a alta expectativa dos estudantes para a oferta do curso EAD.

Na pesquisa,  quando perguntados se estariam dispostos a se matricular no curso de Direito online, 66% dos entrevistados afirmaram que definitivamente ou provavelmente sim. Apenas 9% não consideraram a hipótese.

Devido a essa grande procura pelo curso, desde 2009, diversas instituições de ensino buscavam o credenciamento junto ao MEC das faculdades de Direito online.

No entanto, os pedidos ficaram parados durante anos. O grande problema é que, após chegarem ao MEC, as propostas acabavam paradas – em parte pela resistência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que historicamente faz pressão contra o Direito EAD. 

Apenas em julho de 2021 esse cenário começou a mudar.  

faculdade de direito online - balança em primeiro plano e mulher analisando documento em segundo

Em 2021, de acordo com o Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior (Semesp), cerca de 90% das instituições com pedidos de autorização relataram movimentações recentes em seus processos.

Um dos motivos relatados para o rápido andamento e as autorizações recebidas pelas instituições foi o fato de que, a partir de abril de 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19, o Inep começou a fazer as visitas de forma virtual. 

Assim, os avaliadores fizeram entrevistas online e verificaram as instalações das faculdades por meio de câmeras, o que dispensou viagens e otimizou os processos. 

Foi nesse contexto que instituições particulares anunciaram que receberam avaliações positivas do MEC, alcançado uma etapa mais adiantada no processo de credenciamento do curso de Direito EAD.

Nesse período, contudo, a OAB começou a fazer pressão na Justiça para impedir a oferta da graduação. 

A entidade alegou que não existia regulamentação específica à oferta, além de incompatibilidade entre as diretrizes curriculares da graduação jurídica, que tem a prática como eixo central. 

Apesar da investida, a OAB acabou perdendo na Justiça – sob o argumento de que a fiscalização dos cursos não cabe às entidades representativas, mas ao MEC.

Embora não seja favorável ao Direito EAD como entidade, há correntes dentro da OAB positivas ao curso.

Assim, desde de julho de 2021, MEC passou a autorizar o funcionamento da graduação em Direito a distância.

O MEC autorizou a faculdade de Direito online. E agora? 

Agora que você já sabe que o MEC autorizou a faculdade de Direito online, é bem possível que você esteja ansioso para fazer logo a sua matrícula, certo?

Contudo, ainda é preciso esperar mais um pouco! A liberação para que as instituições de ensino abram processo seletivo e façam matrícula de estudantes ainda depende de uma autorização final do MEC. 

Essa autorização final é publicada no Diário Oficial da União.

O que você vai encontrar em uma faculdade de Direito online 

Animado com o curso de Direito EAD? Venha conhecer mais alguns detalhes sobre esse perfil de graduação e o que você pode esperar do curso de Direito nessa modalidade: 

Aulas com a mesma qualidade do curso presencial 

Um dos grandes preconceitos em relação à EAD diz respeito à qualidade dos cursos nessa modalidade.

Muitas pessoas ainda acreditam que as graduações nesse modelo são mais “fáceis”, menos completas e não conferem a mesma qualificação, o que é totalmente equivocado. 

Os cursos EAD têm aulas com a mesma qualidade do presencial, a única coisa que muda é formato. 

Na EAD, as aulas são remotas, acontecendo através de um ambiente virtual de aprendizagem. Já no presencial, os alunos e professores se reúnem fisicamente em uma sala de aula.  O conteúdo, contudo, é o mesmo para as duas modalidades.  

Falando do curso de Direito EAD especificamente, a aprovação pelo MEC não significa que toda e qualquer instituição pode oferecer esta graduação. Apenas aquelas avaliadas por este órgão e aprovadas poderão oferecer a faculdade de Direito online. 

Para introduzir em sua grade de cursos o Direito EAD, a universidade precisa realizar um pedido junto ao Ministério da Educação. Em seguida, ela passa por um processo de avaliação realizado pelo Inep. Só depois disso, caso atenda aos requisitos, ela será aprovada.

Ou seja, os cursos têm a qualificação certificada pelo MEC e devem oferecer os mesmos conhecimentos e habilidades que o modelo presencial.

faculdade de direito online - duas advogadas conversando em frente a tribunal

Maior flexibilidade de horários 

O curso de Direito EAD possibilita que os estudantes assistam às aulas online a qualquer hora e de qualquer lugar. Ou seja, os estudantes que decidem e organizam os seus momentos de estudos, encaixando a graduação à sua rotina.

Para quem trabalha e tem poucos horários disponíveis, essa flexibilidade se torna uma ótima aliada, permitindo conciliar estudos e vida pessoal. 

Em uma graduação presencial, as aulas são sempre no mesmo horário e ainda exigem deslocamento, o que toma muito tempo e pode atrapalhar a vida daqueles que trabalham em horário comercial. 

A EAD surge como uma ótima alternativa para esse perfil de estudante.

Além disso, começar uma graduação exige um certo investimento, certo? A EAD oferece as melhores condições de preços. 

É comum que as mensalidades dos cursos EAD sejam bem mais baratas do que as do presencial. Outra vantagem, que garante ainda mais economia, é que os estudantes da EAD não precisam gastar com transporte ou alimentação. 

Ou seja, cursando Direito EAD você encontrará mais flexibilidades nos estudos e ainda vai poder economizar!

Diploma EAD com a mesma validade do presencial 

As pessoas criaram diversos mitos em relação à EAD, e um deles diz respeito à validade do diploma. 

Por isso, é importante destacarmos que não existe diferença entre os diplomas de cursos presenciais e EAD. Ou seja, quem conclui uma graduação EAD ganha o mesmo diploma dos estudantes que cursaram presencial. 

Nesse caso, mais importante do que a modalidade do curso, é o prestígio e a qualidade da instituição de ensino. 

O diploma de uma universidade com tradição faz toda diferença na hora de buscar um emprego.

Aqui no UNIFACEX, em breve estaremos oferecendo a faculdade de Direito online. 

O UNIFACEX recebeu nota 4 – a nota máxima é 5 – no pedido de autorização feito ao MEC para ofertar o curso de Direito EAD. Então, logo, logo, você poderá estudar Direito EAD em um dos melhores centros universitários do Brasil. 

O UNIFACEX já recebeu duas vezes o reconhecimento de melhor centro universitário do Brasil pelo MEC. Nossos cursos EAD e semipresenciais têm qualidade igual à do presencial, com conteúdos exclusivos feitos por professores mestres e doutores.

Venha estudar no UNIFACEX e comece a trilhar sua carreira no campo do Direito!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Cursos

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

O que faz um gestor comercial e o que é preciso para atuar na área

O gestor comercial é o profissional responsável por acompanhar a qualidade, a produtividade e a competitividade da ...
23 min de leitura

Curso de Direitos Humanos: tudo o que você precisa saber

Você já pensou em fazer um curso de Direitos Humanos?
7 min de leitura

O que é Atendimento Educacional Especializado

Se você é educador, é bem possível que já tenha ouvido falar do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE). 
6 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos