Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

EAD

Faculdade Semipresencial: o que é, como funciona e vantagens

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

EAD

Faculdade Semipresencial: o que é, como funciona e vantagens

Por EAD UNIFACEX em Jun 2, 2021 12:00:00 AM | 12 min de leitura

Quer começar a graduação e não sabe qual modalidade de ensino escolher? Venha conhecer tudo sobre a faculdade semipresencial!  

Nos últimos anos, os avanços da tecnologia proporcionaram uma revolução na educação brasileira, trazendo inúmeras facilidades para professores e alunos.   

Uma das novidades mais marcantes foi o ensino a distância, a famosa EAD, que permitiu que alunos tivessem mais flexibilidade de horários para conciliar os estudos com outras atividades.   

Mesmo com essas facilidades, não são todas as pessoas que se adaptaram à EAD. Desde criança, estamos inseridos no modelo tradicional de ensino, com professores e alunos reunidos em um espaço físico.   

Dessa forma, iniciar uma graduação EAD pode ser uma ruptura muito grande para quem está acostumado com esse outro modelo.   

Nesse contexto, o semipresencial surge como boa alternativa, unindo aulas online com encontros presenciais. O semipresencial alia a flexibilidade da EAD com o modelo tradicional de ensino.  

Neste artigo, vamos falar sobre faculdade semipresencial, esclarecendo todas as dúvidas sobre essa modalidade de ensino.   

Confira 
O que é faculdade semipresencial? 
Como funciona uma faculdade semipresencial? 
Quais são as diferenças entre o semipresencial e a EAD? 
Quais são as vantagens de fazer faculdade semipresencial? 
Conheça os cursos semipresenciais do UNIFACEX 
Conclusão 

faculdade-semipresencial - mulher em mesa de biblioteca com livro, fone de ouvido e computador

O que é faculdade semipresencial?

O semipresencial é uma modalidade de ensino híbrida, com aulas presenciais e online.   

Nesse modelo, os alunos não precisam frequentar a universidade todos os dias, apenas em determinadas datas da semana. Nos dias restantes, os alunos têm aulas e conteúdos virtuais, disponibilizados na plataforma de ensino a distância.   

Os cursos semipresenciais foram criados como uma alternativa acessível entre a faculdade a distância e as tradicionais, que funcionam de forma presencial. Esse modelo de ensino une o melhor dos dois mundos: teoria em casa e prática no campus.  

Uma das grandes vantagens do semipresencial é a possibilidade de aplicar os conteúdos teóricos.  

Por meio da troca de experiências com os demais colegas de turma e dos exercícios mediados pelos professores no presencial, os alunos garantem um aprendizado completo nos aspectos teórico e prático.  

Como funciona uma faculdade semipresencial? 

O curso semipresencial conta com atividades a distância e presenciais, mas, ao contrário do que muitos pensam, a proporção não é meio a meio para cada modalidade. Ou seja, optar pelo semipresencial não significa que os estudantes terão 50% de aulas presenciais e 50% a distância.   

A proporção de aulas presenciais e a distância vai depender do curso e da instituição de ensino. 

No curso de Engenharia Civil Semipresencial do UNIFACEX, por exemplo, as aulas teóricas acontecem pela plataforma de ensino a distância. Já as aulas práticas, são presenciais e acontecem duas vezes por semana no campus da universidade.   

Existem cursos que têm encontros presenciais apenas uma vez na semana, outros podem ter encontros quinzenais. Cada faculdade tem uma necessidade diferente de aulas práticas e teóricas.   

Um ponto importante para destacar é que aulas presenciais são obrigatórias no semipresencial. Ou seja, a presença nesses encontros no campus é indispensável para a formação do aluno. 

Além disso, cabe lembrar que os professores, conteúdo e o diploma de um curso semipresencial são os mesmos do formato tradicional, o que garante a qualidade do ensino.  

Qual a diferença entre o semipresencial e a EAD?

O semipresencial é a modalidade de ensino que tem atividades presenciais e a distância. A EAD é o modelo em que todas as aulas acontecem de forma virtual, ou seja, os alunos não precisam comparecer ao campus.   

Na EAD, todo o conteúdo é previamente produzido e disponibilizado online na plataforma de estudos da faculdade. O estudante é quem decide os dias e horários para assistir às aulas, participar dos fóruns, estudar e realizar os trabalhos exigidos pelos professores.  

No semipresencial, além das atividades virtuais, os alunos devem comparecer aos encontros presenciais que acontecem no campus. As datas e frequência desses encontros são determinadas pela universidade.   

Ou seja, a principal diferença entre as duas modalidades é presença ou ausência de atividades presenciais.  

Quais são as vantagens de fazer faculdade semipresencial? 

vantagens-faculdade-semipresencial - mulher com livros em corredor da faculdade

Agora que você já entende como funciona a faculdade semipresencial, vamos falar sobre as vantagens de optar por essa modalidade. Confira:  

Modelo de ensino acessível  

Para quem não tem muita afinidade com o digital e sempre estudou no modelo presencial, começar uma graduação semipresencial é uma boa opção. Essa modalidade é mais acessível para quem busca flexibilidade de horários, mas não abre mão de algumas atividades presenciais.   

O semipresencial é uma ótima opção para quem busca um intermediário entre a EAD e o presencial.   

Possibilidade de unir teoria e prática   

Muitos cursos, principalmente da área da saúde e engenharias, precisam de aulas em laboratórios e exercícios práticos para aplicar os conhecimentos teóricos. 

Diferente da EAD, em que todas as aulas acontecem online, o semipresencial oferece a possibilidade de unir teoria e prática de forma plena.   

Além disso, durante os encontros presenciais, os alunos têm a possibilidade de trocar experiências com os professores e colegas de forma direta, o que traz muitos benefícios para o processo de aprendizagem.   

É possível conciliar trabalho e estudos  

Um grande dilema para quem busca começar uma graduação é conciliar estudos e trabalho. A boa notícia é que o semipresencial é um bom modelo para quem leva uma jornada dupla.   

Por não precisar estar na faculdade todos os dias, os alunos têm maior versatilidade para estudar no horário e no local que for mais adequado.  

Economia de tempo e dinheiro  

Os cursos semipresenciais são mais baratos que os presenciais. Além disso, como não existe necessidade de ir todos os dias à universidade, o aluno acaba, consequentemente, economizando com deslocamento e alimentação.  

Sem precisar ir ao campus todos os dias, os estudantes acabam também economizando tempo, podendo organizar os estudos de casa.   

Ou seja, o semipresencial é o modelo ideal para quem busca economia, flexibilidade e qualidade de ensino.  

Conheça os cursos semipresenciais da UNIFACEX

Aqui no UNIFACEX, temos diversas opções de cursos semipresenciais. Conheça quais são:  

Nossos cursos semipresenciais contam com aulas teóricas online no ambiente virtual de aprendizagem e aulas práticas presenciais nos laboratórios modernos e equipados do UNIFACEX. 

Conclusão 

Neste artigo, explicamos como funciona a faculdade semipresencial.   

Essa modalidade alia aulas online e presenciais, sendo uma ótima alternativa para quem busca um intermediário entre os cursos tradicionais e a EAD.   

Se você ainda tem dúvidas sobre qual modalidade de ensino escolher, confira aqui nosso texto sobre os outros tipos de graduação!  

EAD

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Por que fazer uma pós-graduação? Saiba mais!

Você quer dar um salto na sua carreira? Que tal considerar uma pós-graduação para te ajudar nesse caminho? Uma pós traz ...
5 min de leitura

Quer estudar a distância? Confira as vantagens da EAD UNIFACEX

O acesso ao ensino superior no Brasil pode ser considerado um fenômeno recente.
2 min de leitura

Vantagens e desvantagens do EAD: conheça todas elas!

O número de matrículas na educação a distância cresceu mais de 600% em dez anos no Brasil. De 2006 a 2016, passou-se de ...
4 min de leitura
Ver mais conteúdossobre EAD