Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

As 5 funções da literatura e o impacto na educação

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Ensino Superior

As 5 funções da literatura e o impacto na educação

Por EAD UNIFACEX em Apr 1, 2022 11:00:00 AM | 7 min de leitura

A literatura faz parte de todas as fases da vida escolar. Sua principal característica é retratar a vida, trazendo situações e despertando sentimentos que são comuns a todo ser humano. 

Ao construir essas realidades, a literatura tem um importante papel formador, possibilitando que estudantes trabalhem diversas habilidades, como interpretação e senso crítico.

Neste artigo, vamos falar mais sobre as funções da literatura e explicar a importância dessa disciplina para a formação dos estudantes. 

Além disso, também trazemos algumas dicas para os professores que desejam se especializar nessa área. É imperdível!

Fique conosco e boa leitura!

Confira:
As funções da literatura 
A importância da literatura nas escolas 
Como desenvolver o gosto pela leitura nos estudantes
Como se especializar no campo da literatura
Conclusão

Receba dicas valiosas para acelerar sua carreira

As funções da literatura 

A palavra literatura vem do latim "litteris" que significa "letras".

Ela é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, dentre outras. A literatura é arte das palavras

Existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel, etc.

E cada uma dessas produções pode possuir um objetivo diferente. Algumas buscam entreter o leitor, outras buscam transmitir informações importantes e tem aquelas que buscam refletir e tecer críticas sobre a sociedade. 

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social  e lúdica. 

A seguir, trazemos mais detalhes sobre cada uma delas:

Catártica 

Uma obra tem função catártica quando ela é capaz de provocar no leitor uma espécie de “explosão” de sentimento. 

Ou seja, é quando um texto tem a capacidade de aflorar nossas sensações, como tristeza, alegria, raiva, realização.

Os textos catárticos são aqueles que tem como objetivo “mexer” profundamente com os sentimentos do leitor, gerando choro, sorrisos, ansiedade, calafrios etc.

Diversos textos literários tem função catártica, mas as poesias são as mais conhecidas.

Estética 

O principal objetivo desse tipo de texto é despertar a admiração do leitor devido à sua perfeição artística. Ou seja, perceber e valorizar a beleza da construção da obra.

Esse aspecto do “belo” na literatura pode estar ligado ao jogo de palavras e imagens criados pelo autor, pela perfeição da escrita, pela capacidade criativa única, entre outros fatores. 

O Parnasianismo é um dos movimentos literários que mais explorou essa função da literatura. A habilidade de compor poemas com rima, ritmo e métrica perfeitos era muito valorizada nesse estilo literário. 

Cognitiva 

Uma função primordial de todo tipo de produção escrita é, sem dúvidas, a capacidade de transmitir informações. Com a literatura, não seria diferente.

Os textos literários com função cognitiva tem o principal objetivo de transmitir conhecimentos ao leitor – sobre períodos da história, sentimentos variados, situações humanas diversas, características culturais etc.

Político-social 

As obras literárias também podem ter como função a representação da realidade, buscando descrever, criticar, ironizar e satirizar problemas da nossa sociedade. 

As questões sociopolíticas retratadas podem ser diversas, como o racismo, a seca, a corrupção, a pobreza, o autoritarismo político, entre outros. 

Diversas escolas literárias ao longo da nossa história tiveram esse objetivo mais presente nas suas produções. O Realismo é um dos movimentos literários mais relevantes nesse sentido. 

Lúdica 

Como as outras artes, a literatura também pode ter a função de simplesmente entreter o leitor, ou seja, divertir e proporcionar algum tipo de prazer, como relaxamento e diversão.

Essa é a função mais básica da literatura, pois, na realidade, o leitor sempre está em busca de textos literários que possam envolvê-lo.

funções da literatura - livro aberto ao meio

A importância da literatura nas escolas 

A formação literária de grande parte dos estudantes brasileiros começa em sala de aula. Na maioria das vezes, é nesse ambiente que as crianças e adolescentes têm seu primeiro contato com a literatura. 

Além de conhecer obras importantes da história brasileira, a literatura nas escolas é muito importante na formação intelectual dos estudantes. 

Ela é uma disciplina que aumenta a compreensão do mundo, expande o vocabulário, oferece uma forma de lazer e amplia o conhecimento sobre diversos assuntos. 

Além disso, ler está estritamente relacionado com a escrita, sendo muito comum que aqueles que cultivam o hábito da leitura tenham uma escrita mais fluida, encadeada e rica em vocabulário.

Através da leitura, é possível formar também cidadãos mais críticos e preparados para o mercado de trabalho. Afinal, não importa qual seja sua profissão, certamente ela vai envolver leitura e escrita em determinado momento. 

Ou seja, a literatura é uma matéria essencial nas escolas, contribuindo para a formação plena dos estudantes. 

Como desenvolver o gosto pela leitura nos estudantes 

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro mostrou que 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. A média de obras lidas por pessoa ao ano é de 4.96. Desse total, 2.43 foram terminados e 2.53 lidos em partes.

Os dados demonstram o quanto a leitura ainda é um hábito que está distante da realidade da maioria dos brasileiros. Seria possível reverter esse quadro?

Essa mudança envolve uma série de medidas relacionadas a políticas públicas. Contudo, é importante lembrar que é em sala de aula que esse hábito começa a ser desenvolvido, mas como começar? 

Como desenvolver o gosto pela leitura nos estudantes, que muitas vezes se mostram extremamente resistentes?

A seguir, trazemos algumas dicas:

1. Busque compreender que tipo de leitura os estudantes gostam

Trabalhar os clássicos da literatura nacional e internacional é muito importante no contexto de sala de aula. Contudo, essas obras não devem ser as únicas opções para os estudantes. 

Para incentivar a leitura, é essencial compreender por qual tipo de livros os estudantes se interessam – sejam histórias em quadrinhos, livros de contos, poesias ou histórias de fantasia. 

Isso permite que você trabalhe diferentes obras em sala de aula e alcance mais estudantes com as leituras propostas.

2. Dê acesso aos livros

Apresente a biblioteca da escola, mostre como funciona o aluguel de livros; deixe os estudantes livres para também fazerem suas próprias escolhas de leitura!

Além de propor leituras em sala de aula, é essencial mostrar o caminho para que os estudantes conheçam mais obras e entendam o tipo de leitura que mais os interessa. 

3. Converse sobre os livros

Além de propor leituras e cobrar o conhecimento da obra em provas, que tal aproveitar essa oportunidade para trocar ideias e impressões sobre a história?

Conversar sobre os livros é uma ótima forma de tornar a leitura mais rica e interessante para os estudantes. 

4. Não abra mão da tecnologia

A internet e as novas tecnologias trouxeram experiências diferenciadas para diversas áreas de nossa vida, e a literatura não ficou de fora. 

E-books, audiobooks, narrativas multimídia…existem muitas opções na atualidade. Ignorar essas tendências é uma forma de se afastar dos estudantes. Afinal, eles são os mais ligados nessas novas formas de experienciar a literatura. 

Por isso, não abra mão da tecnologia em sala de aula. Proporcione diferentes experiências para os estudantes e permite que eles tracem seu próprio caminho em direção à leitura. 

Como se especializar no campo da literatura

Se você chegou até aqui e se interessou pelo campo de estudos da literatura, você precisa conhecer nossa pós-graduação na área!

A pós-graduação em Literatura EAD do UNIFACEX foi criada para levantar essas questões que trouxemos neste artigo e desenvolver metodologias de ensino.

O objetivo do curso é especializar profissionais em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de metodologias e técnicas didáticas relacionadas à disciplina. A literatura faz parte de toda a vida escolar e acadêmica, isso é obrigatório em escolas públicas e privadas.

Por isso, o curso de pós-graduação EAD em Literatura pode ser uma boa opção para pedagogos e professores de licenciaturas que buscam por atualização de currículos, conhecimento e plano de carreira.

Conheça a matriz curricular:

Eixo: Literaturas europeias

  • Literatura portuguesa 
  • Literatura inglesa 
  • Teoria literária 

Eixo: Literatura infantil

  • Histórico da literatura infantil 
  • Literatura infantil e seus pressupostos 
  • Literatura infantil e a prática leitora 

Eixo: Introdução à Literatura

  • Literatura: conceitos 
  • Literatura comparada 
  • Literatura popular 

Eixo: Literaturas brasileira e africana

  • Literatura brasileira 
  • Literatura africana 
  • Fronteiras literárias 
Descubra como ter um currículo poderoso: passo a passo para montar o seu

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre as funções da literatura e sua importância nas escolas. Se você gostou desse artigo, não deixe de conferir outros textos da EAD UNIFACEX:

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Você sabe o que é Gestão de RH?
11 min de leitura

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior