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As 7 habilidades do futuro que você precisa desenvolver

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As 7 habilidades do futuro que você precisa desenvolver

Por EAD UNIFACEX em Jul 25, 2022 4:27:09 PM | 5 min de leitura

Você sabia que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental? É o que aponta o levantamento da Page Personnel, consultoria global de recrutamento.

Esse estudo levou em conta as respostas de 1.400 executivos de recursos humanos de janeiro até agosto de 2018, de empresas dos setores de varejo, vendas, TI, propriedade e construção, marketing, finanças, engenharia e RH.

De acordo com o levantamento, existem muitos profissionais qualificados tecnicamente no mercado de trabalho, contudo, grande parte ainda carece de habilidades interpessoais para lidar com conflitos e tomar decisões do dia a dia.

Por isso, além de ter um bom repertório técnico, os profissionais devem buscar cada vez mais novas habilidades, como trabalhar em equipe e respeito ao próximo ao pensar no seu desenvolvimento.

Em muitos casos, essas competências interpessoais podem ser fatores decisivos para alcançar uma vaga ou até mesmo uma promoção.

Mas, de quais habilidades estamos especificamente falando? Ao longo deste artigo, apresentaremos 7 habilidades do futuro do trabalho. Fique conosco e descubra como acelerar a sua carreira!

Aqui você vai conferir:
1. Criatividade
2. Empatia
3. Comunicação
4. Pensamento crítico
5. Inteligência emocional
6. Multidisciplinaridade
7. Liderança

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1. Criatividade


Quando falamos de criatividade, é comum que venham à mente profissionais ligados à área do design e da redação, não é mesmo?

Porém, essa habilidade está longe de ser algo restrito a essas áreas do conhecimento, sendo cada vez mais importante para todos os perfis de profissionais, desde as áreas de humanas até às exames.

Atualmente, as organizações buscam mais do que nunca por profissionais criativos — capazes de acompanhar e proporcionar a inovação necessária para que a empresa se mantenha competitiva.

Afinal, ter um colaborador que consegue pensar fora da caixa garante à empresa melhorias contínuas nos seus processos internos e na concepção de novos produtos ou serviços.

Além disso, é importante falarmos que para ser uma pessoa criativa não é preciso inventar a roda ou fazer algo extremamente disruptivo.

Analisar seus processos atuais e propor melhorias e alinhamento já é uma ótima forma de exercitar a mente e abrir o caminho para que novas ideias surjam.

2. Empatia

Na atualidade, é muito comum ouvir falar da importância da empatia nas relações pessoais, não é mesmo? O que talvez você não esteja tão familiarizado é escutar esse termo sendo empregado no ambiente profissional também, mas isso vem mudando.

A empatia, capacidade de se colocar no lugar do outro, vem sendo consolidando como uma das habilidades mais importantes do mercado de trabalho.

Afinal, ela permite que se crie um ambiente mais saudável e de equilíbrio para todos os colaboradores.

Por isso, os recrutadores têm buscado cada vez mais por profissionais que cultivem essa competência.

3. Comunicação

Você já trabalhou com um profissional que era muito bom no que fazia, mas não conseguia se comunicar de forma eficaz? Isso é bem mais comum do que parece.

Todas as profissões dependem, em determinado grau, de boas relações interpessoais, seja entre os próprios colegas ou com os clientes. Para isso, saber se expressar de forma eficaz e objetiva é essencial.

Por isso, uma boa comunicação interpessoal é requisito básico para todos os profissionais. Afinal, ela permite que haja confiança e cooperação no local de trabalho.

Além disso, para aqueles que almejam cargos mais altos e crescimento profissional, essa característica é indispensável.

4. Pensamento crítico

Você provavelmente já trabalhou com uma pessoa que sempre concordava com tudo que os superiores apontavam e nunca trazia suas opniões para o grupo, não é mesmo?

É ótimo ter um profissional que enxerga de forma positiva o caminho da empresa, mas é ainda melhor contar com um colaborador que possui uma visão analítica sobre o que é feito. Isso se chama pensamento crítico.

Ter pensamento crítico possibilita que os profissionais pensem fora da caixa e tragam sugestões criativas e inovadores para o seu ambiente de trabalho, o que é indispensável para o crescimento de qualquer instituição.

Ou seja, essa é mais uma habilidade que pode trazer muitos benefícios para os profissionais que desejam alavancar sua carreira e se destacar em sua área.

Habilidades do futuro do trabalho - mulher segurando tablet em reunião de trabalho com os colegas

5. Inteligência emocional

Inteligência emocional é um conceito da psicologia que vem sendo cada vez mais empregado no mundo do trabalho.

Esse termo se refere à capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos, tendo disposição e equilíbrio para lidar da melhor forma com eles.

Essa habilidade permite que os profissionais tenham um bom rendimento mesmo trabalhando sob pressão e evita que os colaboradores passem por crises de estresse e ansiedade.

Afinal, os profissionais que dominam a inteligência emocional são capazes lidar melhor com os sentimentos negativos que situações extremas podem causar.

É por isso que a inteligência emocional é uma habilidade cada vez mais procurada pelos recrutadores e gestores, sendo muito importante desenvolvê-la ao longo da carreira.

6. Multidisciplinaridade

Outro conceito que vem sendo mais valorizado no mercado de trabalho é a multidisciplinaridade.

O profissional multidisciplinar é aquele que possui uma especialidade, mas que busca conhecimento em outras áreas e vivências, transformando-as em habilidades práticas.

Ou seja, são os colaboradores que possuem capacidade de pensar de diferentes formas e de interagir com as mais diversas áreas de mercado, sendo capazes de, realmente, solucionar problemas complexos.

Com a tendência de cada vez mais integração nas áreas de um negócio, os profissionais multidisciplinares têm ganhado relevância no mercado de trabalho.

7. Liderança

Você sonha com uma promoção ou está pensando em pedir um aumento de salário? Saiba que ter um perfil de liderança pode aumentar muito suas chances de conquistá-los.

Um profissional com espírito de liderança sabe motivar e envolver a equipe, além de ter a capacidade de apontar e reconhecer as falhas do seu time, encontrando oportunidades para melhorar e se desenvolver.

Em função disso, a capacidade de liderança de um indivíduo é uma habilidade essencial para quem busca crescer na sua área.

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