O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

Postado em 15 de ago de 2020
Loading...

A liderança estratégica é uma habilidade bastante valorizada pelas empresas que vem mudando o papel e o comportamento dos líderes nos ambientes corporativos. Isso porque a liderança estratégica pressupõe o olhar estratégico sobre o todo da organização. Ou seja, não apenas as metas e objetivos da empresa, mas em relação aos colaboradores.

Um líder estratégico também leva em conta a cultura organizacional da empresa para tomar suas decisões. O objetivo principal desse líder é incentivar e inspirar a equipe para que ela atinja os objetivos traçados. O resultado de todo esse esforço é um time satisfeito que consegue entregar um serviço de qualidade para o cliente.

Continue a leitura deste artigo e entenda quais são as principais características que definem a liderança estratégica, como fazer para desenvolvê-las e as vantagens de ter essa habilidade em seu currículo.

Aqui você vai conferir:

 


As principais características da liderança estratégica

Tornar-se uma liderança estratégica faz parte de um processo de desenvolvimento profissional. Essa habilidade combina aspectos da liderança gerencial e da liderança visionária.

A liderança gerencial é direcionada para a resolução de questões pontuais e se vale de práticas mais conservadoras. Já a liderança visionária está relacionada ao pensamento não linear, ou seja, utiliza a criatividade e inovação para solucionar problemas.

A liderança estratégica deve combinar essas habilidades a fim de estimular os colaboradores a tomarem decisões e realizarem atividades diárias de maneira independente, baseando-se na cultura da empresa.

As principais características da liderança estratégica são:

  • Saber definir as prioridades para a empresa;
  • Estimular a capacitação e o desenvolvimento da equipe;
  • Colaboração da equipe;
  • Estimular a participação de todos na tomada de decisão de ações da equipe;
  • Reconhecer as habilidades dos seus liderados e proporcionar a aplicação e o desenvolvimento das mesmas;
  • Enfatizar e enraizar os valores da empresa e o comportamento ético;
  • Estimular a autonomia e independência de seus liderados;
  • Aprender com todas as ações, em especial aquelas que não foram bem sucedidas.

Essas são algumas das habilidades da figura da liderança estratégica. Porém, existem muitas outras que também são de extrema importância. Em uma nova realidade em que vivemos, na qual muitas equipes são remotas, os líderes precisam se adaptar e se desenvolver para liderar de forma plena.

🔵 Leia também: Liderança autocrática: gestão vertical e decisões concentradas

Diferença entre a liderança estratégica e a tradicional

Agora que já entendemos o que é a liderança estratégica, vamos falar um pouco de como ela se diferencia da liderança tradicional, utilizada há anos nas corporações.

O líder tradicional é aquele que executa as atividades pensando em concluí-las, mas não necessariamente em gerar resultados. Sendo assim, a liderança tradicional é conservadora e centralizadora.

Normalmente, esse líder tem receio em possibilitar a liberdade de decisões à sua equipe e costuma microgerenciar atividades e processos, não permitindo que seus liderados busquem inovação para a solução de questões.

🔵 Leia também: Líder de equipe: o que faz, perfil e como ser um bom líder

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

A liderança estratégica e a geração de valor

Ter uma liderança estratégica na sua empresa pode contribuir para a geração de valor do seu negócio. Isso porque os líderes estratégicos costumam buscar novas soluções para situações do dia a dia e antecipar questões que possam atrapalhar a produtividade das equipes.

Vale lembrar, ainda, que a liderança estratégica estimula seus liderados a pensar fora da caixa e a se desenvolverem. O resultado é uma equipe muito mais motivada e feliz que gera resultados muito mais expressivos para a sua empresa. E aí, todo mundo sai ganhando.

🔵 Leia também: 6 cursos de gestão para quem quer uma carreira de sucesso

Como ser um líder estratégico

Para ocupar um cargo de liderança em grande parte das empresas, é preciso ter, pelo menos, uma especialização no currículo. Por isso, focar em cursos de pós-graduação e em MBAs é o caminho mais assertivo para se tornar um líder estratégico.

Conheça alguns cursos que podem ajudá-lo nesse processo:

1. MBA em Liderança EAD

Você pode começar sua jornada com o MBA em Liderança EAD, que visa a formar profissionais para atuarem como líderes que saibam incentivar suas equipes rumo a um objetivo maior. Este curso é direcionado a profissionais com curso superior em qualquer área de atuação e que buscam desenvolver suas habilidades de liderança.

🔵 Leia também: Descubra se você segue o estilo de liderança laissez-faire

2. Liderança de Times Remotos EAD

Outro ponto de partida interessante é a pós em Liderança de Times Remotos EAD, em especial no momento atual em que o home office se tornou rotina para muitas equipes. Ao longo do curso, você vai aprender a adaptar um ambiente de trabalho presencial para o digital, além de como cuidar e motivar a sua equipe, mesmo a distância.

3. Inovação e Liderança na Gestão da Saúde EAD

A especialização em Inovação e Liderança na Gestão da Saúde EAD tem o objetivo de desenvolver a liderança, pesquisa e inovação dos gestores que atuam na área da saúde. Ao longo dos estudos acontecem debates muito relevantes sobre gestão de pessoas, empreendedorismo, finanças, planejamentos e estratégias.

4. Gestão e Liderança no Ensino a Distância EAD

A pós-graduação EAD em Gestão e Liderança no Ensino a Distância tem como foco a especialização de profissionais para lidar com as particularidades das questões organizacionais do ensino a distância, garantindo qualidade no serviço prestado.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!