O gestor comercial é o profissional responsável por acompanhar a qualidade, a produtividade e a competitividade da empresa em que trabalha. Além disso, o curso de Gestão Comercial é oferecido na modalidade tecnológica, da área de Gestão e Negócios.
O gestor comercial deve ser capaz de lidar com diversas ferramentas e temas da área de Administração, como finanças, culturas e tecnologias organizacionais, logística, marketing, atendimento ao cliente, legislação, entre outras habilidades e repertórios.
Dentro da empresa, o gestor comercial pode analisar e acompanhar planejamentos financeiros e tributários, a imagem da empresa entre os clientes e o mercado, as estratégias de crescimento da organização, o padrão de qualidade do serviço prestado ou do produto fabricado, o fluxo de informação entre as diferentes áreas e equipes, entre outras funções.
Assim, o cargo é estratégico e está presente em organizações de diversos portes, segmentos econômicos, do setor público e privado. Em relação à formação, há cursos dos níveis de graduação e pós-graduação, presencial e online.
Se interessou pela profissão? Então vamos detalhar um pouco mais o que falamos acima. Neste artigo, você vai ver:
Saiba o que é Gestão Comercial
O que faz um gestor comercial
Quanto ganha um gestor comercial
O que é preciso para ser um gestor comercial
Como funciona o tecnólogo em Gestão Comercial?
Como é o curso de Gestão Comercial EAD?
A importância de uma boa formação em Gestão Comercial
Saiba o que é Gestão Comercial
Gestão Comercial é um segmento da área de Gestão e Negócios. O curso é oferecido nos níveis de graduação, na modalidade tecnológica, com duração média de 2 anos, e de pós-graduação.
As disciplinas oferecidas pelo curso variam conforme a instituição de ensino. Ainda assim, há conteúdos obrigatórios que devem ser ensinados ao estudante ao longo da formação para que o MEC e o Inep reconheçam o curso.
A vantagem desse tipo de formação é que ela é rápida e focada nas demandas do mercado de trabalho, havendo um alto grau de empregabilidade entre os estudantes recém-formados.
O que faz um gestor comercial
O gestor comercial deve acompanhar e analisar a capacidade de produção de uma empresa, em geral. Isso envolve, portanto, a gestão de recursos humanos, materiais e financeiros, com análise de custos, ganhos, definição de métricas e estratégias.
Além disso, o gestor comercial é um profissional requisitado em micro, pequenas, médias e grandes empresas. Por isso, há diferentes níveis hierárquicos que podem ser ocupados por um profissional da área, como:
- diretor;
- gerente;
- líder de equipe;
- analista;
- consultor.
FUNÇÕES QUE PODEM SER EXERCIDAS PELO GESTOR COMERCIAL
Há outras funções que podem ser exercidas pelo gestor comercial. Conheça algumas delas:
- Supervisão comercial
- Analista de resultados;
- Pesquisa de opinião;
- Planejamento tributário;
- Gestão de negócios;
- Consultoria financeira;
- Relacionamento com o cliente.
Quanto ganha um gestor comercial
Segundo uma pesquisa realizada pelo site salario.com.br, o salário médio de um gerente comercial é de R$ 4.058,00, com uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.
O levantamento reuniu dados de mais de 66 mil contratações feitas entre novembro de 2021 e outubro de 2021, das plataformas Novo Caged, eSocial e Empregador Web. A média do piso salarial acertado em acordos coletivos é de R$ 3.704,00, em regime CLT.
O que é preciso para ser um gestor comercial
Para ser um gestor comercial, é necessário fazer um curso tecnológico ou uma pós-graduação em Gestão Comercial. Com o diploma em mãos, é possível procurar e encontrar empregos na área.
Como o cargo é estratégico para as empresas, o bom profissional é requisitado no mercado de trabalho. Conheça algumas dicas de como ser um bom gestor comercial.
CONHEÇA 3 BOAS PRÁTICAS PARA SER UM BOM GESTOR COMERCIAL
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Motivar e manter a equipe unida
Liderar uma equipe requer dinamismo e transparência. Isso porque as relações estabelecidas a partir do diálogo e da confiança são mais saudáveis. Afinal, não deve ser legal nem produtivo trabalhar em meio a uma equipe em que as pessoas não se gostam nem confiam umas nas outras. Na verdade, isso é quase impossível!
Então, não importa o tamanho da equipe ou a área de atuação da empresa, um bom gestor comercial sabe que manter uma equipe unida e com confiança mútua é importante para que as metas sejam alcançadas.
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Conhecer as mudanças do mercado
Pode até soar clichê, mas a verdade é que o mercado de trabalho está sempre mudando. Seja por conta de novas tecnologias, como softwares, programas, seja eventos, como feiras, congressos e outros, que são também uma oportunidade para aumentar e fortalecer o networking.
Por isso, um bom gestor comercial deve estar atento às mudanças do mercado e se manter atualizado sobre as principais mudanças e acontecimentos de sua área de atuação.
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Ter clareza em relação às metas e aos objetivos
Um bom gestor comercial sabe que não somente ele, mas também toda a equipe, precisa saber claramente quais são as metas traçadas e os objetivos a serem alcançados.
Além, claro, das ações que serão tomadas para que o resultado seja obtido. Assim, com todos alinhados, entendendo a importância da própria participação na empresa, é mais fácil atingir as metas estabelecidas.
COMO UM BOM GESTOR COMERCIAL TRABALHA?
Um bom gestor comercial precisa aplicar certas técnicas e possuir determinadas habilidades socioemocionais. Conheça algumas:
- Saber liderar equipes;
- Conhecer as dores e as necessidades dos clientes;
- Possuir uma visão estratégica sobre a empresa no ramo em que atua;
- Conhecer e analisar os concorrentes;
- Transitar pelos diversos setores da empresa em que trabalha;
- Saber trabalhar com metas;
- Conseguir lidar com feedbacks negativos.
O gestor comercial pode trabalhar como autônomo?
Sim, pode. O profissional com formação em tecnólogo ou especialização em Gestão Comercial pode trabalhar como autônomo, em vez de ser CLT em uma empresa do setor privado ou mesmo um funcionário público.
Nesse caso, o gestor comercial trabalha prestando consultorias para empresas. Esse tipo de atuação é mais frequente entre profissionais que possuem experiência de mercado e uma formação de qualidade, já tendo um networking e reconhecimento pelos seus pares.
Como funciona o tecnólogo em Gestão Comercial?
O curso tecnológico em Gestão Comercial tem duração média de 2 anos e deve oferecer uma carga horária mínima de 1.600 horas, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC).
A instituição de ensino pode oferecer ou não atividades complementares, como estágios, cursos extras, trabalho de conclusão de curso, entre outras.
Como é o curso de Gestão Comercial EAD?
O curso de Gestão Comercial EAD possui as mesmas características que a de um curso a distância, em geral. São elas:
- horários de estudo flexíveis;
- acesso 24h aos conteúdos das disciplinas;
- acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) dinâmico;
- vídeos, arquivos sonoros e outros conteúdos interativos;
- economia de tempo e dinheiro com o deslocamento;
O Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) é dinâmico e permite ao discente que acesse conteúdos atualizados, requisite documentos e tenha contato com o professor ou tutor da disciplina.
Além disso, o diploma possui a mesma validade que a de um curso presencial.
QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DO TECNÓLOGO EM GESTÃO COMERCIAL?
Os temas e segmentos estudados ao longo do curso mudam de uma instituição de ensino para outra. Ainda assim, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) considera que o curso precisa ter as seguintes disciplinas:
- Comércio Eletrônico e Mídias Digitais;
- Comunicação e Expressão;
- Contabilidade Gerencial;
- Custos e Formação de Preços;
- Direito Aplicado ao Comércio;
- Economia e Mercado;
- Empreendedorismo;
- Estrutura Organizacional e Gestão de Processos;
- Ferramentas de Relacionamento com Clientes;
- Finanças e Orçamento;
- Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística;
- Gestão da Qualidade;
- Gestão de Pessoas e Equipes;
- Gestão de Vendas;
- Gestão Estratégica;
- Gestão Mercadológica e Comportamento do Consumidor;
- Matemática Financeira;
- Negociação e Gestão de Conflitos;
- Sistemas de Informação Gerencial;
- Custo e Formação de Preços;
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional;
- Direito Empresarial;
- Empreendedorismo;
- Ética e Relações Humanas no Trabalho;
- Estatística Básica para Negócios;
- Filosofia;
- Fundamentos da Administração;
- Fundamentos da Contabilidade;
- Fundamentos da Economia;
- Fundamentos da Gestão Comercial;
- Gerência de Equipe de Vendas;
- Gestão de Custos e Preços;
- Gestão de Serviços e Varejo;
- Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores;
- Gestão em Marketing;
- Inovação em Gestão Comercial;
- Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão;
- Logística Empresarial;
- Matemática;
- Matemática Financeira;
- Matemática Aplicada a Negócios.
A importância de uma boa formação em Gestão Comercial
A área de Gestão Comercial possui uma alta média salarial, acima de R$ 4 mil, o que faz a área ser competitiva. Por isso, uma boa formação é um diferencial para quem quer construir uma carreira na área de Gestão, em geral, e na de Gestão Comercial, em específico.
Essa formação pode ser obtida por meio de uma graduação tecnológica ou mesmo por uma especialização. O importante é ter em mente que as diversas ferramentas e o repertório necessário para trabalhar na área exigem uma formação qualificada.
Uma boa instituição de ensino deve ser reconhecida pelo MEC, para que o diploma tenha validade, e ser bem avaliada pelos critérios de análise desse mesmo Ministério.
ONDE ESTUDAR GESTÃO COMERCIAL
O curso de Gestão Comercial EAD ensina aspectos teóricos e práticos da profissão, que serão utilizados no dia a dia do gestor comercial.
Ao final do curso, o estudante vai estar apto a trabalhar em pequenas, médias e grandes organizações, do setor público ou privado, em diversos segmentos.