Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos

O que faz um pedagogo? Descubra tudo sobre a profissão!

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Cursos

O que faz um pedagogo? Descubra tudo sobre a profissão!

Por EAD UNIFACEX em Jul 9, 2021 12:00:00 AM | 8 min de leitura

Se você procura uma carreira na área da educação e com um mercado de trabalho abrangente, venha conhecer o que faz um pedagogo. 

Os pedagogos são profissionais especializados em educação que podem aplicar conceitos da área em diversos contextos. 

Afinal, o ensino e o aprendizado não estão apenas nas escolas, mas em todas as relações e instituições da sociedade.

Neste artigo, explicaremos o que faz um pedagogo, abordando o curso, as áreas de atuação profissional e o salário. 

Além disso, também apresentaremos algumas dicas de filmes sobre educação.  

Fique conosco e descubra tudo sobre pedagogia. 

Confira:
O que é pedagogia?
O que faz um pedagogo? 
Como é a faculdade de Pedagogia?
Qual o perfil do estudante de pedagogia?
Em quais áreas o profissional formado em Pedagogia pode atuar? 
Quanto ganha um pedagogo?
Filmes sobre educação para sonhar com a carreira em pedagogia
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é pedagogia?

Pedagogia é a área que centra seus estudos na educação, buscando compreender e analisar os processos de ensino e aprendizagem.

Além de discutir o ensino escolar, essa área também reflete sobre questões relacionadas ao desenvolvimento humano

A pedagogia procura identificar as melhores metodologias para que os indivíduos possam explorar e despertar suas potencialidades intelectuais e sociais.

Essa ciência é bem mais antiga do que pensamos. A Grécia Clássica pode ser considerada o berço da pedagogia.

Afinal, foi na Grécia que nasceram as primeiras ideias sobre a pedagogia que influenciaram por muitos anos a educação e cultura ocidentais. 

Nos séculos XVII e XVIII, teve início uma era de debates no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Comenius e Rousseau são nomes importantes desse período.

No Brasil, os estudos da pedagogia tiveram um importante momento de virada na década de 1930, quando intelectuais se reuniram e lançaram o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova". 

Esse documento trazia diversas reivindicações, buscando um ensino universalizado e acessível para todos, assim como a construção de mais escolas. 

Existem diversos pensadores e estudiosos na área da pedagogia. Johann Pestalozzi, Maria Montessori, Jean Piaget e Paulo Freire são alguns dos mais importantes. 

O suíço Johann Pestalozzi era pedagogo e educador. Foi ele que desenvolveu novas práticas educativas, combinando-as com o trabalho manual. O estudioso defendia que os sentimentos estimulavam o processo de aprendizagem autônoma da criança.

Já a italiana Maria Montessori, primeira médica de seu país natal, centrou seus estudos na auto-educação do aluno. Segundo a pesquisadora, o aluno tinha um papel mais significativo do que o professor no processo de construção do conhecimento. 

O suíço Jean Piaget é um dos grandes nomes da psicopedagogia. Seus estudos se centraram nas investigações nas estruturas cognitivas das crianças e foram especialmente significativos para a psicopedagogia.

Paulo Freire é um nome conhecido dos brasileiros. O educador conterrâneo dedicou boa parte de sua vida a ensinar as pessoas mais pobres.

Em 1963, no Rio Grande do Norte, ele ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, desenvolvendo um método inovador de alfabetização. Até os dias atuais, Paulo Freire segue sendo um dos principais pensadores da educação brasileira. 

O que faz um pedagogo?

Agora que você já sabe mais sobre pedagogia, vamos explicar o que faz um pedagogo. 

De forma geral, o pedagogo é o profissional especializado em educação

É ele que fornece apoio e orientação para a construção do conhecimento através do ensino e do aprendizado de qualidade.

Os pedagogos são responsáveis por acompanhar crianças e adultos em seus processos desenvolvimento intelectual e social, seja em contextos escolares ou não. 

Os pedagogos identificam as melhores metodologias e caminhos para a educação dos indivíduos.

Ou seja, esses profissionais trabalham o ensino e a aprendizagem de forma global, podendo trabalhar em ONGs, hospitais, empresas privadas e diversos outros perfis de instituições.

Como é a faculdade de Pedagogia?

perfil-estudante-de-pedagogia - professora olhando para alunos que segura um tablet

A faculdade de Pedagogia tem duração de quatro anos e é oferecida nas modalidades de licenciatura e bacharelado

A licenciatura é voltada para aqueles que desejam se tornar professores e têm como objetivo lecionar em escolas públicas ou privadas.

Já o bacharelado, é ideal para aqueles que querem trabalhar com educação em consultorias e assessorias, editoras de livros didáticos, órgãos públicos, museus, entre outras instituições educacionais. 

A principal diferença entre as duas modalidades está na grade curricular. A licenciatura tem mais disciplinas voltadas à prática pedagógica em sala de aula.  

Tirando isso, ambas têm conteúdos relacionados à sociologia, história da educação, políticas educacionais, educação inclusiva, alfabetização e letramento, metodologias de ensino e gestão pedagógica. 

Além das disciplinas, os estudantes devem realizar estágios obrigatórios durante a graduação, além de apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ao final do curso. 

Qual o perfil do estudante de pedagogia?

Todas as áreas da educação tem uma característica em comum: os profissionais trabalham com pessoas, especialmente jovens e crianças. 

Para se dar bem na pedagogia, é essencial gostar de trabalhar e se comunicar com as pessoas. Afinal, elas são o principal sujeito da educação. 

Além disso, boas doses de sensibilidade, criatividade, dinamismo e paciência também são características importantes dos pedagogos.

Ensinar é um processo que exige muito carinho, paciência e profissionais dispostos a ouvir e ajudar.  

Em quais áreas o profissional formado em Pedagogia pode atuar?

Os pedagogos têm um mercado de trabalho muito abrangente, que vai além das salas de aulas. 

Os pedagogos podem aplicar seus conhecimentos em educação em diferentes áreas e contextos. 

O mais comum é encontrar esses profissionais lecionando em creches e escolas de educação infantil e fundamental. 

No entanto, os pedagogos também podem encontrar boas oportunidades na área de gestão escolar, em editoras de livros didáticos, ONG’s, associações e empresas públicas e privadas relacionadas à educação. 

Ou seja, os pedagogos possuem diversas possibilidades de atuação profissional.  Abaixo, separamos e explicamos algumas das principais. Confira:

Educação Escolar: Nessa área, os pedagogos trabalham diretamente com educação infantil, dentro de escolas ou com reforço escolar. Eles são responsáveis pela alfabetização, socialização, aprendizado e desenvolvimento socioemocional das crianças.

Educação Inclusiva: Nessa área, os pedagogos buscam auxiliar crianças ou adultos com deficiência — seja física ou intelectual — nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. O principal objetivo é proporcionar igualdade de oportunidades na educação. 

Gestão Escolar: Os pedagogos podem trabalhar na direção e coordenação de escolas. Nesse contexto, eles são responsáveis por gerenciar os recursos humanos, materiais, físicos e financeiros da instituição.

Pedagogia Empresarial: Empresas públicas e privadas também oferecem boas oportunidades. Nessa área, os pedagogos utilizam seus conhecimentos para organizar cursos, palestras e treinamentos para aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.

Produção de material didático: Os pedagogos também podem participar da criação e elaboração de livros, apostilas, vídeos, aplicativos e até jogos educativos. Nessa área, os pedagogos podem ser responsáveis pela produção, supervisão ou revisão desses materiais.

areas-da-pedagogia - professora acompanhando alunos

Quanto ganha um pedagogo?

De acordo com o site Vagas, quem trabalha como pedagogo ganha em média um salário de R$ 2.989. 

O portal Glassdoor aponta para valores semelhantes. De acordo o site, o salário médio de um pedagogo é de R$2.680 no Brasil.

Filmes sobre educação para sonhar com a carreira em pedagogia

Se você se interessou pela pedagogia, separamos alguns filmes inspiradores sobre a educação. Confira: 

Escritores da liberdade

Sinopse: Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.

Sociedade dos Poetas Mortos

Sinopse: O novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

Como estrelas na terra 

Sinopse: O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.

Conclusão

Neste artigo, explicamos o que faz um pedagogo, trazendo mais informações sobre o curso e o mercado de trabalho da profissão. 

Se você se interessou pela área, venha conhecer nosso curso de Pedagogia EAD

Essa modalidade proporciona flexibilidade para conciliar estudos e trabalho, além de garantir o mesmo diploma de um curso presencial. 

Conheça as ofertas de bolsas de estudos da EAD Unifacex e dê início a sua carreira na pedagogia!

Cursos

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Logo, logo, você poderá fazer uma faculdade de Direito online

Para muitos estudantes, cursar faculdade de Direito sempre pareceu um sonho distante. 
7 min de leitura

O que faz um gestor comercial e o que é preciso para atuar na área

O gestor comercial é o profissional responsável por acompanhar a qualidade, a produtividade e a competitividade da ...
23 min de leitura

Curso de Direitos Humanos: tudo o que você precisa saber

Você já pensou em fazer um curso de Direitos Humanos?
7 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos