Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Cursos

Pedagogia Social: o que se estuda nessa Pós-Graduação?

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Cursos

Pedagogia Social: o que se estuda nessa Pós-Graduação?

Por EAD UNIFACEX em Sep 17, 2021 10:18:47 AM | 7 min de leitura

Você sabe o que é Pedagogia Social? Essa é uma área dentro da educação que objetiva garantir um ensino para todos, respeitando as diferenças e limitações de cada aluno.

Num contexto contemporâneo em que a diversidade é cada vez mais latente, a Pedagogia Social tem o papel de incluir todos os estudantes integralmente e diminuir as desigualdades entre eles.

Para além dos marcadores sociais de raça, classe, gênero e sexualidade que constituem a identidade dos estudantes, é preciso também considerar as diferentes personalidades deles.

Existem muitos tipos de aluno: tímidos, extrovertidos, contestadores, líderes, estudiosos, ansiosos e distantes, por exemplo. Para cada um deles existe uma abordagem de ensino e competências a serem desenvolvidas.

É nesse sentido que a Pedagogia Social se mostra cada vez mais necessária.
Conheça o que é Pedagogia Social, sua importância, quais as possibilidades de atuação profissional e como é a grade curricular do curso de Pós-Graduação em Pedagogia Social EAD da UNIFACEX.

Neste artigo você vai conferir:

O que é Pedagogia Social?
Qual a sua importância?
Como surgiu essa prática?
Mercado de trabalho e áreas de atuação
Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Social
Conclusão

Professora mostrando um livro para uma criança.

O que é Pedagogia Social?

A Pedagogia Social é uma espécie de especialidade dentro do grande campo da educação que tem o objetivo de promover um ensino inclusivo, capaz de romper as possíveis barreiras sociais para o aprendizado.

Além disso, ela tem o intuito de fortalecer grupos vulnerabilizados individualmente e coletivamente a partir de alguns atributos, como comunicação, colaboração, criatividade e senso crítico.

Para tanto, utiliza conhecimentos, técnicas e ferramentas provenientes da Pedagogia e também das Ciências Sociais.

Outro diferencial da Pedagogia Social é a realização de projetos educacionais que sejam condizentes com as especificidades da comunidade onde o pedagogo atua ou que está sendo atendida naquele contexto escolar.

Ou seja, os alunos são tratados como sujeitos ativos que têm suas próprias necessidades, demandas e saberes, diferente de um modelo de educação mais tradicional que acredita em uma superioridade natural do professor e na inferioridade do aluno perante o educador.

A Pedagogia Social, portanto, não acredita em relações hierarquizantes no contexto educacional.

Qual a sua importância?

É importante ter em mente que qualquer existência humana tem valor e que cada indivíduo, independentemente da sua idade, gênero, raça ou condição financeira, tem aspectos que precisa aprender e outros que pode ensinar.

Uma das principais funções da Pedagogia Social é justamente atuar nesse sentido, de minimizar as barreiras que excluem alguns sujeitos do processo de produção do conhecimento.

Portanto, é uma forma de ensino que relaciona teoria e prática e tem como base central o diálogo, potencializando os aprendizados.

Ao estabelecer uma ponte entre o presente e um futuro com melhores condições, a Pedagogia Social auxilia os alunos na construção das suas identidades, recuperação da autoestima, valorização profissional e também desenvolve uma consciência político-social.

Dentre os benefícios da aplicação de uma Pedagogia Social estão:

  • Maior aproximação com diferentes realidades;
  • Abertura para os conhecimentos provenientes dos alunos;
  • Coletividade na construção do conhecimento;
  • Incentivo à interação e à convivência com as diferenças;
  • Fortalecimento da independência e da autoestima dos estudantes;
  • Flexibilidade no ensino, seja na matriz curricular ou nos horários de aula, por exemplo;
  • Maior valorização do professor enquanto um agente de transformação social;
  • Desenvolvimento integral para todos;
  • Respeito ao ritmo de aprendizado de cada aluno;
  • Integração de valores afetivos e emocionais.

Sua importância se dá não só porque atua na educação, mas também por estudar as questões da sociedade e sua consequente evolução e desenvolvimento.

Várias crianças realizando atividades manuais ao redor de uma mesa escolar.

Como surgiu essa prática?

A formação em Pedagogia Social se baseia principalmente na Teoria Geral da Educação Social, que é voltada para uma educação comunitária e popular, pensada sobretudo para populações vulnerabilizadas como os quilombolas, indígenas e pessoas com algum tipo de deficiência.

Esse conceito começou a ser discutido no mundo ainda na década de 1950, após o médico holandês Dr. Bernard Lievegoed ser convidado para lecionar sobre Psicologia Social na Faculdade de Administração Empresarial de Roterdã.

Um pouco depois, aqui no Brasil, na década de 1960, Paulo Freire foi um dos grandes responsáveis por expandir esse tipo de conhecimento, popularizando a importância da alfabetização para todos, independentemente das diferenças entre os alunos.

O educador e filósofo é um dos pensadores mais reconhecidos na educação brasileira e foi transformado em uma referência para professores e educadores, justamente por aplicar métodos de ensino voltados para a educação popular e consciência política.

Ele iniciou um movimento chamado de Pedagogia Crítica e acabou se tornando o Patrono da Educação Brasileira.

Depois dos feitos e das transformações sociais influenciadas por Freire, muitos estudos, disciplinas e políticas públicas foram desenvolvidas no Brasil no sentido de uma ampliação da Pedagogia Social.

Mercado de trabalho e áreas de atuação

O profissional de Pedagogia Social necessita de uma formação complementar aos cursos voltados a educação, como Pedagogia ou outras licenciaturas.

Por ser uma especialização voltada para a educação, a principal área de atuação é em escolas de ensino infantil, fundamental ou médio, sejam elas particulares ou públicas.

Outros possíveis locais de atuação são Organizações Não Governamentais (ONGs), institutos educacionais e sociais, aldeias indígenas, prisões femininas e masculinas destinadas para menores e maiores de idade ou escolas com ensino para jovens e adultos.

Além da atuação escolar, como professor, coordenador ou diretor, o Pedagogo Social também pode atuar em comitês de formulação de políticas públicas, em centros de pesquisa ou ministrando cursos, palestras e workshops para estudantes ou profissionais da educação.

Algumas competências exigidas para esses profissionais são:

  • Paciência;
  • Responsabilidade;
  • Empatia;
  • Resiliência;
  • Inovação;
  • Humildade;
  • Boa oratória e dicção;
  • Linguagem fácil e didática;
  • Ética;
  • Criatividade.

Para profissionais com maior tempo de experiência os salários podem ser bem atrativos, chegando a R$ 4. 600, de acordo com a plataforma Educa+Brasil.

As especializações ou outros cursos de formação, no entanto, costumam ser bem-vistos pelas instituições de ensino ou pesquisa, portanto sua remuneração pode aumentar conforme sua qualificação.

Mãos de uma criança realizando atividades de pintura, recorte e cola.

Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Social

O curso de Pós-Graduação em Pedagogia Social EAD da UNIFACEX prepara os profissionais para que eles possam atuar em defesa do acesso à educação para todos, um direito garantido e amparado pela Constituição Federal Brasileira.

Os pós-graduados nessa área estarão aptos a desenvolverem técnicas e estratégicas para aplicar uma educação mais inclusiva, comunitária e igualitária.

Durante o curso são abordados assuntos como Diversidade e Direitos Humanos na Educação, processos pedagógicos, espaços educacionais não escolares, teorias contemporâneas de aprendizagem e outros temas essenciais para uma formação humanizada.

Veja a matriz curricular do curso da UNIFACEX, separada em quatro eixos:

  • Diversidade, Políticas e Direitos Humanos no Contexto Educacional: abrangendo as disciplinas de Diversidade e Direitos Humanos na Educação; Políticas Educacionais para o Ensino Superior; e Educação e Cultura Organizacional.
  • O Diálogo com as Políticas Públicas: que engloba as disciplinas de Políticas Públicas na Gestão Educacional; Fundamentos do Sistema Educacional; e Gestão Educacional e Processos Pedagógicos.
  • O Pedagogo em Espaços Não Escolares: abordando os conteúdos relativos ao Perfil do Pedagogo em Espaços Não Escolares; Identidade Profissional com Atuação em Espaços Sociais; e Espaços Educacionais Não Escolares.
  • Aprendizagem em Diferentes Contextos: compreendendo as disciplinas de Teorias Contemporâneas da Aprendizagem; Aprendizagem Organizacional; e Aprendizagem por Competências.

Enquanto cursa a pós você tem direito a certificados intermediários a nível de extensão para alavancar a sua carreira antes mesmo de concluir a formação: a cada três meses, e um dos quatro eixos concluídos, você ganha uma certificação para incluir no currículo.

Além disso, a Pós-Graduação em Pedagogia Social da UNIFACEX é integralmente a distância, podendo ser adaptada a sua rotina e ser cursada quando e onde você quiser.

Os cursos EAD são os ideais para quem precisa conciliar as atividades do trabalho com as demandas da pós-graduação.

Além disso, por não precisarem de uma estrutura física necessária na instituição de ensino, os cursos a distância costumam ter mensalidades mais em conta do que as ofertas presenciais.

O curso da UNIFACEX em Pedagogia Social se destina à professores, cientistas sociais, coordenadores, diretores de escolas e demais profissionais da educação que acreditam na transformação social a partir de práticas inovadoras e inclusivas de ensino.

Conclusão

Neste artigo você conferiu o que é Pedagogia Social, como ela surgiu, a sua importância e algumas competências profissionais centrais para os educadores que pretendem atuar nessa área.

Além disso, você também soube mais detalhes sobre o curso de Pós-Graduação em Pedagogia Social e como é composta a matriz curricular dessa formação.

Na UNIFACEX você tem a vantagem de cursar essa pós a distância e ainda ter certificados intermediários a cada três meses de conclusão do curso.

Por atuar na construção de ferramentas e métodos de ensino diversos e que garantem o acesso à educação para todos, a Pedagogia Social tem se tornado cada vez mais importante no mundo escolar contemporâneo.

Gostou desse conteúdo? Então continue acompanhando o blog EAD UNIFACEX para ler mais artigos sobre educação e mercado de trabalho!

Cursos

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Logo, logo, você poderá fazer uma faculdade de Direito online

Para muitos estudantes, cursar faculdade de Direito sempre pareceu um sonho distante. 
7 min de leitura

O que faz um gestor comercial e o que é preciso para atuar na área

O gestor comercial é o profissional responsável por acompanhar a qualidade, a produtividade e a competitividade da ...
23 min de leitura

Curso de Direitos Humanos: tudo o que você precisa saber

Você já pensou em fazer um curso de Direitos Humanos?
7 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Cursos