Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Produtividade e formação universitária: entenda essa relação

Mercado de Trabalho

O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

Mercado de Trabalho

Produtividade e formação universitária: entenda essa relação

Redação
Por Redação em Mar 2, 2021 12:00:00 AM | 2 min de leitura

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, fazendo com que a disputa por uma vaga fique acirrada. Neste contexto, vários profissionais buscam novos conhecimentos e um dos caminhos é o investimento em formação universitária.

De acordo com estudo do IBGE, a remuneração mensal de quem tem nível superior foi de R$ 5.110 no ano passado, já os que têm nível médio ganharam R$ 1.727, fato que evidencia a importância deste título.

Entretanto, é comum ver pessoas que, na ânsia de prosperar com rapidez, ou por enfrentarem dificuldades em ter acesso a uma formação universitária, tentam se aventurar em áreas que não exigem estudo. E, muitas vezes, a esperança vira frustração, porque o sonho do sucesso pode não se concretizar.

Sendo assim, investir em formação acadêmica é uma alternativa que pode proporcionar a solidez profissional.

Por isso, vamos mostrar neste post a importância da formação em nível superior e qual é o impacto dela no seu desempenho no mercado de trabalho. Confira!

 

Qual a relevância do diploma?

Nos processos seletivos, a graduação mostra que o candidato se dedicou para absorver novos conhecimentos em determinada área de interesse. Então, somente o diploma é suficiente para obter sucesso? Com certeza não. Mas ele é um dos pontos principais para alcançar essa meta.

Além disso, a formação em nível superior é a porta de entrada para conseguir outros títulos, como especialização, mestrado e doutorado. Afinal de contas, conhecimento nunca é demais, certo?

Potencializa o crescimento profissional

Investir em curso superior tem muito valor, não só porque reservamos grande parte do nosso tempo para dedicar a uma área que gostamos.

Essa etapa da vida significa muito, pois a graduação nos proporciona abraçar desafios e absorver novos conceitos. Assim, o estudante aprende a vencer dificuldades impostas pela formação universitária.

Além disso, essa é uma etapa que permite conhecer pessoas diferentes, o que aumenta a troca de experiências, proporcionando crescimento dos alunos em vários aspectos.

Aliando teoria e prática

Investir em cursos universitários é importante, mas só eles não garantem uma carreira de destaque. É essencial dedicar um tempo para atividades práticas, como trabalhos voluntários e estágios, pois é comum ver profissionais que se destacaram, não por excelência acadêmica, mas porque adquiriram relevantes experiências ao longo do curso.

Por isso, muitas universidades adotam estratégias para que o estudante vivencie situações similares ao que acontece dentro do ambiente de trabalho, com o objetivo de proporcionar uma formação universitária que atenda às exigências do segmento.

Ao mesmo tempo, é sempre bom lembrar que os conceitos teóricos absorvidos na faculdade são importantes e não devem ser desconsiderados. É claro que algumas disciplinas não têm tanta relação com sua realidade profissional, mas em determinados momentos elas terão grande valor.

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

A liderança estratégica é uma habilidade bastante valorizada pelas empresas que vem mudando o papel e o comportamento ...
4 min de leitura

As 7 habilidades do futuro que você precisa desenvolver

Você sabia que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental? É o que ...
5 min de leitura

Por que as empresas deveriam buscar profissionais neurodivergentes

Uma pessoa neurodivergente é aquela que tem um desenvolvendo neurológico atípico. Ou seja, diferente daquilo que se ...
14 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes