Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

EAD

Quanto você economiza fazendo EAD?

Mercado de Trabalho

O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

EAD

Quanto você economiza fazendo EAD?

Redação
Por Redação em Aug 6, 2020 9:33:36 AM | 3 min de leitura

Você já deve ter ouvido falar que fazer um curso ead é mais barato, certo? De fato, há alguns fatores que influenciam no custo das mensalidades de uma formação universitária, o que cai como uma luva em um país onde há cursos que podem custar até nove mil Reais por mês.

Mas, quanto você pode economizar fazendo ead? No artigo de hoje, vamos mostrar que a diferença nos gastos totais envolvidos em fazer uma faculdade vão muito além das mensalidades. Materiais didáticos, deslocamentos, alimentação e outros itens fazem parte da lista. 

A rotina de quem faz faculdade

Por que o ead é mais barato, afinal de contas? Aqui, convidamos você a pensar em tudo o que comentamos acima e a pensar no impacto financeiro de cada ponto citado. Considere que pequenos gastos têm impacto a longo prazo, e que a graduação presencial exige uma presença quase diária na instituição de ensino. 

Para que você possa visualizar melhor quanto vai economizar fazendo EAD, vamos aprofundar a análise:

Deslocamento

Seja de ônibus, táxi, uber ou se você tem um carro à sua disposição, calcule quanto você gastaria para fazer o trajeto ida e volta para a sua faculdade todos os dias. Nos dias de hoje, só para ir voltar em transporte coletivo, um estudante gastaria, por mês, mais de 50% do valor médio da mensalidade que pagaria por um curso EAD no Brasil. 

Ou seja, só pra sair de sua casa para assistir às aulas, o orçamento para transporte já seria suficiente para quase para pagar as parcelas de um curso a distância. E se formos pensar em outros meios de deslocamento, a conta pesa ainda mais em contra seu orçamento. 

Mensalidade

Agora, um dos itens mais representativos para quem se pergunta se vai economizar fazendo ead:  o valor médio do custo das mensalidades do ensino a distância em 2017 era de aproximadamente R$ 300,00. Esse número está anos-luz de distância do que comentamos no começo do artigo, lembra?

Mas não é só o valor em si que beneficia aos estudantes. Já que a modalidade é relativamente nova no país, muitas faculdade ainda estão se adaptando e oferecendo cursos a distância, o que faz com que a concorrência aumente e as universidades ofereçam descontos de até 70% na mensalidade.

Outros itens 

Já que no ensino EAD você pode estudar de onde quiser, a alimentação pode ser feita em sua própria casa, sem alterar sua rotina. Também vale a pena comentar que boa parte dos materiais didáticos é oferecida nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), o que faz com que você não precise gastar tanto com fotocópias e apostilas. 

Agora, um item que não podemos medir e tem mais a ver com o que você considera importante: imagine o tempo que você vai economizar fazendo EAD! Ao não precisar sair de casa, você não precisa esperar pelo meio de transporte, e ainda pode adaptar sua rotina de estudos para seus momentos livres. 

A grande questão, o que há de mais importante a considerar em tudo isso que comentamos tem a ver com liberdade, flexibilidade, e ainda por cima, economia em todos os gastos relacionados ao ensino superior. Lembre-se da frase tempo é dinheiro

Economizar fazendo EAD e ainda ter acesso a um ensino de excelência torna a decisão de optar por esta modalidade uma escolha simples. E você, aluno e futuro profissional, é o maior beneficiado por isso! Aproveite para conhecer mais vantagens desta modalidade, inscreva-se em nossa newsletter!

EAD

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Por que fazer uma pós-graduação? Saiba mais!

Você quer dar um salto na sua carreira? Que tal considerar uma pós-graduação para te ajudar nesse caminho? Uma pós traz ...
5 min de leitura

Faculdade Semipresencial: o que é, como funciona e vantagens

Quer começar a graduação e não sabe qual modalidade de ensino escolher? Venha conhecer tudo sobre a faculdade ...
12 min de leitura

Quer estudar a distância? Confira as vantagens da EAD UNIFACEX

O acesso ao ensino superior no Brasil pode ser considerado um fenômeno recente.
2 min de leitura
Ver mais conteúdossobre EAD
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes