Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Como saber que é a hora de pedir transferência de faculdade

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Ensino Superior

Como saber que é a hora de pedir transferência de faculdade

Por EAD UNIFACEX em Jan 14, 2022 3:49:06 PM | 11 min de leitura

Insatisfação com a faculdade é mais comum do que se pode imaginar. Os motivos são vários: custos elevados, distância entre a faculdade e a casa, metodologia... Nesses casos, a transferência pode ser uma opção.  

Entretanto, com o pedido, surge uma grande responsabilidade, já que a transição ficará gravada no currículo e afetará os resultados da carreira. Mas fique tranquilo! Não é tão grave assim. 

É normal não se adaptar a um método de ensino e não há motivo para se preocupar com isso. Com uma transferência, se tem a chance de se descobrir em um novo lugar e, de repente, até investir em uma nova carreira! 

A seguir você vai entender como funciona o processo de transferência de faculdade. Confira o que você vai ver por aqui: 


Como saber que é a hora de pedir transferência de faculdade 
Decidiu mudar? Conheça os seus direitos  
O que é preciso para pedir transferência da faculdade 

Pedir transferência de faculdade é direito de todo estudante

Como saber que é a hora de pedir transferência de faculdade

Você conhece quais os sinais de que pode ser o momento de transferir seu curso? Pois é, eles existem e talvez você esteja preparado para seguir um novo caminho. Entenda: 

O horário do curso não funciona pra você

Cada faculdade disponibiliza um horário para suas aulas e talvez você não tenha tempo para acompanhar da forma que gostaria. Pense bem o que é melhor para você, um ensino a distância ou presencial? 

Os dois métodos são muito bons e, nestes casos, apenas sua opinião pessoal é válida. Saiba que também existem faculdades semipresenciais que são diferentes destes métodos. 

Você não tem mais estímulo 

Vontade de melhorar a qualidade das aulas e seu desempenho caiu. Nada te atrai e o brilho foi se perdendo ao longo do curso.  

Talvez seja hora de mudar mesmo. Continuar em alguma graduação que não te faz feliz pode não ser uma boa ideia no futuro. 

Insatisfação com a metodologia e a estrutura da instituição de ensino

Super comum! Cada centro universitário tem sua grade de disciplinas e método de ensino.  

Se não for do seu agrado, talvez em outra seja. Para estes problemas, é bom se informar antes da inscrição, pois é seu direito conhecer as matérias antes da matrícula. 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Decidiu mudar? Conheça os seus direitos 

Cada instituição de ensino superior tem suas regras. Entretanto, o aproveitamento de disciplinas já cursadas é uma grande possibilidade. Dependendo das matérias que você já cursou, é possível usar seu histórico escolar para abater parte da carga horária do curso para o qual você pretende migrar.  

Porém, em alguns casos, é necessário cursar todo o programa, mesmo que você já tenha cumprido horas em disciplinas semelhantes. Isto ocorre devido às diferentes metodologias que cada instituição apresenta aos seus estudantes.  

Converse com o coordenador do curso e entenda o que você pode aproveitar e o que será necessário cursar novamente. Entretanto, os cursos no currículo são tranquilos de colocar, caso não tenha ideia de como inseri-los. Conheça as dicas para quem busca complementar

Alguns aspectos são fundamentais para o bom aproveitamento, então pesquise sobre a sua faculdade também. Conheça a infraestrutura oferecida, o seu impacto no mercado e a oferta de oportunidades de trabalho.  

Os estágios disponibilizados também são aspectos essenciais para uma jornada acadêmica. O Blog do EAD UNIFACEX apresenta uma lista que pode te auxiliar na hora de pesquisar sobre estágios com um guia que irá te ajudar a estar por dentro.  

Não se esqueça de ver se a faculdade oferece laboratórios, bibliotecas e os materiais necessários e específicos para seus estudos. Quanto menos investir dinheiro em materiais extras, maior será a sua economia. 

Procure saber como é a reputação da instituição perante as empresas contratantes e converse com ex-alunos ou formandos sobre a sua experiência profissional e acadêmica. Quanto mais informações, mais chances de fazer uma escolha certa. 

O que é preciso para pedir transferência da faculdade 

Quando um estudante deseja mudar de faculdade, o pedido de transferência deve ser solicitado junto à instituição na qual ele está matriculado.  

O pedido deve conter todos os dados acadêmicos e os documentos solicitados, principalmente provando que você é um estudante universitário.  

Geralmente, as exigências incluem documentos pessoais, de matrícula e o histórico acadêmico na faculdade que contém informações sobre as disciplinas já cursadas, seus conteúdos programáticos e suas cargas horárias. 

Uma coisa importante a ser observada é que essa transferência só pode acontecer quando houver vagas disponíveis na instituição de ensino de destino. 

No geral, as instituições de ensino superior divulgam novas vagas em determinados períodos do ano, mas dependendo do tipo de instituição e do curso desejado há vagas disponíveis ao longo de todo o ano. 

Mas não se desespere, pois o processo de transferência é sempre tranquilo, se for feito da maneira correta.  

Fies e o ProUni continuam valendo! 

Sim, estes benefícios continuam valendo mesmo com transferência de faculdade. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) possibilita que qualquer estudante possa solicitar transferência de instituição de ensino.  

Os pedidos podem ser feitos apenas uma vez por semestre, sempre a partir do último mês do período que o estudante está cursando. A mudança passa a valer a partir do período seguinte. Essa regra também se aplica em situações de trancamento de curso. 

O Programa Universidade para Todos (Prouni) permite que estudantes de baixa renda possam ingressar em faculdades particulares. Bolsistas estão aptos a fazer a transferência. Porém, é necessário que tanto a instituição de origem quanto a de destino estejam de acordo com a troca.  

Outra exigência é que a nova instituição e o curso desejado também estejam credenciados no programa, além de terem vagas disponíveis. Importante ressaltar que não é permitido fazer a transferência de bolsista parcial para integral e vice-versa. 

Então fique tranquilo, pois o financiamento é certo! 

Precisa fazer vestibular?  

Sim, na maioria das vezes. Por mais que isso pareça complicado, é comum que as instituições exijam a realização de uma prova para testar habilidades e conhecimentos técnicos do aluno na área a qual se destina. Poderá também ser uma prova de conhecimentos gerais.  

Para isso, informe-se no departamento do futuro curso quanto à exigência da prova e planeje-se para não perder as datas. Entretanto, a nota do Enem é a mais pedida na maioria dos casos.  

Os prazos para pedir a transferência e a limitação do número de vagas também são definidos pelas faculdades e podem variar.  

Normalmente, o processo de transferência é aberto nas datas próximas ao vestibular, já que a adaptação de um novo estudante no meio de um período é muito mais difícil, tendo em vista que as classes já estão formadas e o conteúdo já está avançado. 

Como aproveitar as disciplinas após a transferência de faculdade 

Se você leu até aqui, sabe que é possível aproveitar disciplinas após a transferência de faculdade, mas a pergunta é: como? 

Normalmente, quando as grades curriculares dos cursos são semelhantes, é possível aproveitar algumas disciplinas já cursadas. Porém, se as áreas de conhecimento não forem afins, pode ser que o aluno não consiga fazer nenhum corte. 

Vale lembrar que esses critérios também poderão variar de acordo com cada instituição. Entenda: 

Digamos que um estudante de Engenharia Elétrica queira transferência de faculdade. Ele deverá estudar o currículo das duas e perceber quais matérias fazem parte das duas grades.  

Se não houver em nenhuma, enquanto metodologia e ideias, o estudante deverá cursar novamente. É preciso ter cuidado e estudo acerca de quais disciplinas ele já realizou e se administrada da mesma forma em outro centro acadêmico. 

O pedido de aproveitamento deve ser feito na instituição de ensino superior do curso ao qual você deseja se transferir. A pessoa que está te transferindo irá te retornar sobre as cadeiras já cursadas e se terá oportunidade de aproveitamento. Mas calma, pois depende muito de cada faculdade. Por isso, o estudo prévio é necessário antes do pedido de transferência. 

No UNIFACEX, o estudante pode pedir transferência de curso e ainda ganha uma bolsa de 40% no 1º semestre + 20% para todo o curso. O centro universitário foi reconhecido como o melhor centro universitário do Brasil pelo MEC duas vezes e formou mais de 11 mil profissionais. 

Para mais informações sobre o Centro Acadêmico, aproveitamento de cadeiras e estágios disponibilizados, acesse o site e não perca os prazos para inscrição e transferência. As bolsas e ofertas sempre estarão disponíveis para você. 

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Você sabe o que é Gestão de RH?
11 min de leitura

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior