Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Internet e telecomunicações: especialização em alta para profissionais de tecnologia

Ensino Superior

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Ensino Superior

Internet e telecomunicações: especialização em alta para profissionais de tecnologia

Vitória Miranda Visnievski
Por Vitória Miranda Visnievski em Jan 17, 2022 1:15:30 PM | 6 min de leitura

No dia 13 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Rádio. A data é uma homenagem à emissora de rádio da ONU, fundada neste dia em 1946.

Tendo o Dia Mundial do Rádio como inspiração, vamos discutir neste artigo a evolução do mercado de telecomunicações e os motivos que tornam este setor uma ótima área de especialização para profissionais de tecnologia.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre as tendências da área de telecom e sobre o curso de pós-graduação em Telecomunicações da UNIFACEX EAD.

 

O que é “telecomunicações”

Os avanços da internet e das telecomunicações no Brasil e no mundo

Tendências de telecomunicações para os próximos anos

Internet das Coisas (IoT)

Faltam especialistas em telecomunicações no país – e você pode ser um deles

Conclusão

 

New call-to-action

 

O que é “telecomunicações” 

 

Na tradução etimológica, a palavra telecomunicações significa “comunicação à distância”, sendo o prefixo grego tele sinônimo de “distância” ou “longe”.

Nesse sentido, a palavra é utilizada para designar o conjunto de tecnologias que permite a transmissão de dados entre dispositivos emissores e receptores. 

Essa transmissão de dados entre dispositivos pode ocorrer por meio de fios, como no caso da internet fixa, ou por ondas de rádio, no caso da tecnologia wireless e do bluetooth, por exemplo. 

Em resumo, são essas tecnologias que possibilitam inúmeros serviços que conhecemos hoje, como internet fixa e móvel, IOT (Internet das Coisas), televisão, sistemas de radar, transmissões de satélite e telefonia fixa e móvel.

internet-e-telecomunicacoes-especializacao-em-alta-para-profissionais-de-tecnologia-Imagem mostra rede de alfinetes interconectados simulando uma rede de telecomunicações.

Os avanços da internet e das telecomunicações no Brasil e no mundo 

 

Desde a invenção do telégrafo, passando pelo rádio, pelo cinema, pela TV, até a chegada da internet, as tecnologias de comunicação promoveram transformações sociais importantes. 

Todas as inovações citadas impactaram as relações humanas em nível global, principalmente quando falamos de economia, acesso à informação, cultura e comportamento.

Hoje, o setor de Telecom movimenta milhões de reais a cada ano no Brasil e se apresenta como uma área de especialização em alta para profissionais de tecnologia.

Não por acaso, esse mercado passou por uma expansão de 20,3% de 2019 para 2020, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O crescimento foi motivado pela alta na demanda por infraestrutura de internet nas residências, impulsionada pela popularização do trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19.

Além da alta nos serviços registrada em 2020, o setor também prevê bastante movimento com a implementação da tecnologia 5G, que se inicia em 2022 e promete uma internet até 20 vezes mais rápida que a atual.

Nos próximos anos, as empresas do setor terão em mãos o grande desafio de equipar as cidades brasileiras com a infraestrutura necessária para o funcionamento da nova geração de internet móvel, o que inclui a instalação de milhares de cabos e antenas.

Será necessário contratar um grande número de profissionais qualificados para lidar com a tecnologia 5G, além de capacitar os que já atuam no ramo.

Apesar de chegar nas capitais em 2022, estima-se que o 5G se tornará uma realidade mais difundida no Brasil somente em meados de 2025. 

Em contrapartida, o 5G já é uma realidade em outros países. Segundo um estudo da empresa Viavi Solutions publicado no portal especializado Canaltech, no mês de junho deste ano, já são 1.662 cidades contempladas com a última geração de conectividade móvel, espalhadas em um total de 65 países.

A presença do 5G, por sua vez, deve possibilitar uma nova onda de inovações que mudarão o modo como usamos a internet. 

A principal mudança é a viabilização da Internet das Coisas (IoT), que permitirá diferentes objetos acessarem a internet e comunicarem-se entre si, tornando os mais variados ambientes e serviços mais autônomos e “inteligentes”.

Os-avancos-da-internet-e-das-telecomunicacoes-no-Brasil-e-no-mundo-Imagem mostra uma antena de telecomunicações.

Tendências de telecomunicações para os próximos anos 

 

Internet das Coisas (IoT)

 

“Internet das Coisas”, ou Internet of Things (IoT) em inglês, é um termo utilizado para se referir a um contexto onde objetos físicos se conectam com a internet. 

Esta realidade só é possível a partir da tecnologia 5G, que permite uma maior quantidade de dispositivos conectados à mesma rede com bastante velocidade.

A partir da implementação do 5G, será possível colocar em prática a ideia de cidades inteligentes, casas inteligentes, carros autônomos e até cirurgias remotas.

Acessar a internet por meio de interfaces diferentes, como a porta da geladeira, o relógio ou o espelho, por exemplo, também será possível.

No entanto, para que essas tecnologias funcionem, além de uma grande cobertura de antenas 5G, será necessário desenvolver sistemas eletrônicos e softwares que estejam preparados para essa comunicabilidade entre dispositivos.  

Segundo a empresa de software Oracle, existem cerca de 7 bilhões de dispositivos IoT operando hoje, sendo que os especialistas esperam que esse número cresça para 10 bilhões em 2020 e 22 bilhões em 2025.

 

Faltam especialistas em telecomunicações no país – e você pode ser um deles 

 

A falta de profissionais e a “fuga de cérebros” para o exterior é uma realidade em quase todas as áreas da tecnologia no Brasil. 

Nas telecomunicações, o cenário não é diferente, principalmente quando se trata de profissionais capazes de atuarem no desenvolvimento de tecnologias adaptáveis ao 5G e na instalação da infraestrutura básica necessária.

É nesse contexto que a especialização em telecomunicações é uma excelente opção para os profissionais de tecnologia que se interessam por esta área. 

A Pós-graduação da FAESA EAD em Telecomunicações com Ênfase em Redes, Sistemas de Informação e Internet das Coisas foi pensada exatamente para quem deseja aprimorar suas técnicas para criar, operar e analisar redes, sistemas e processos na área da telecomunicação.

A grade curricular do curso é composta por temas como gestão estratégica em tecnologia da informação, inovação e design thinking, tecnologia e dispositivos para IOT na prática e mais.

Profissionais formados nas áreas da tecnologia da informação, marketing, comunicação e de áreas correlatas podem realizar a especialização para posteriormente atuar com telecomunicações.

Faltam-especialistas-em-telecomunicacoes-no-pais-e-voce-pode-ser-um-deles-Imagem mostra um homem operando um software no notebook, em meio a cabos de telecom.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

 

Conclusão

 

A especialização é um passo importante para quem deseja se inserir no mercado de telecomunicações no contexto da implementação da tecnologia 5G. Saiba mais sobre o curso Telecomunicações com Ênfase em Redes, Sistemas de Informação e Internet das Coisas.

Acompanhe o blog da UNIFACEX EAD para ficar por dentro de outros temas relevantes para sua carreira e para a sua trajetória acadêmica.

Outros artigos que você pode gostar:

 

Como colocar cursos no currículo: um Guia Prático

Telecomunicações com ênfase em redes, Sistemas de informação e Internet das coisas Ead

Afinal, qual a diferença entre MBA e pós-graduação?

Por que fazer uma pós-graduação? Saiba mais!

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Gestão de RH: curso, mercado de trabalho e salário

Você sabe o que é Gestão de RH?
11 min de leitura

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil! 
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior