Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Planejando o futuro? Conheça os cursos superiores com maior empregabilidade

Mercado de Trabalho

O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

Mercado de Trabalho

Planejando o futuro? Conheça os cursos superiores com maior empregabilidade

Redação
Por Redação em Mar 2, 2021 12:00:00 AM | 5 min de leitura

Ninguém estuda para ficar parado depois da formação. Ou seja, além da vocação, é importante considerar quais são os cursos superiores com maior empregabilidade e ter a certeza de que, após ter o diploma em mãos, sua carreira vai seguir o curso natural: a busca pelo sucesso profissional. 

E já que apostar nos melhores cursos superiores para o mercado de trabalho é fundamental para seu futuro, pensamos que seria uma boa ideia criar uma lista com as melhores opções de carreira.

Siga a leitura e conheça os melhores cursos superiores para o mercado de trabalho!

#01 Enfermagem

Segundo dados do portal QueroBolsa, a carreira de Enfermagem faz parte dos cursos superiores com maior empregabilidade no Brasil.

Na contramão do índice de desemprego no país, que ficou em 12,3% em 2018, segundo o IBGE, 16.755 enfermeiros foram admitidos no mesmo ano, principalmente em função do crescimento do setor de saúde.

Quem opta por uma graduação em Enfermagem tem pela frente uma formação extensa em cuidados ao paciente, gestão de equipes de enfermagem e protocolos de saúde que devem ser obedecidos.

#02 Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O Brasil ocupa o 9o lugar no ranking mundial de investimentos em tecnologia da informação (hardwares, softwares e serviços relacionados). São cerca de 17 mil empresas demandando profissionais qualificados todos os anos. Portanto, uma excelente oportunidade para quem se identifica com a área.

O analista de sistemas é um profissional versátil, capaz de desenvolver soluções como softwares empresariais e aplicativos de celular. Seu diferencial está em conhecer várias linguagens de programação e saber transformar as necessidades dos clientes em tecnologias de fácil utilização.

#03 Farmácia 

O Brasil ocupa a sexta colocação no ranking mundial do setor farmacêutico. Em 2018, o segmento teve um crescimento de 11,89% e a perspectiva é de que ele se mantenha estável para os próximos anos.

Isso significa aumento nas contratações de profissionais qualificados, o que torna o curso de Farmácia uma excelente opção para quem se identifica com a área de saúde e pretende inserir-se rapidamente no mercado de trabalho.

#04 Contabilidade

Uma carreira tradicional e em franco crescimento, a Contabilidade segue na lista de cursos superior com maior empregabilidade há alguns anos. Afinal, toda empresa precisa de um contador.

A expansão do empreendedorismo no Brasil é um dos grandes motores de crescimento da demanda por egressos dos cursos de Ciências Contábeis, levando micro, pequenas, médias e grandes empresas a contratar serviços especializados de contabilidade.

#05 Administração

Assim como a Contabilidade, a Administração não perde espaço no mercado de trabalho devido ao perfil empreendedor do brasileiro. Cada empresa que se profissionaliza vê no administrador um diferencial estratégico para atingir o crescimento sustentável.

Cursar uma faculdade de Administração significa conhecer a fundo o funcionamento das empresas e os meios mais eficazes para levá-las ao sucesso. A capacidade analítica desenvolvida ao longo do curso é valorizada pelas empresas e faz com que o estudante de Administração seja requisitado desde os primeiros semestres do curso para a realização de estágios.

#06 Gestão de Recursos Humanos

É fundamental que qualquer organização saiba atrair e reter talentos, valorizar a força de trabalho e promover ações que garantam a qualidade de vida e o desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Por esse motivo, Gestão de Recursos Humanos é um dos cursos tecnólogos mais procurados.

Quem se forma em Gestão de RH está apto a gerenciar rotinas de departamento pessoal e estratégias de gestão de pessoas, fazendo coincidir os objetivos de empregados e empregadores.

Além disso, o profissional de Recursos Humanos pode atuar em consultorias ou prestação de serviços de recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento.

#07 Medicina

Medicina é um curso que nunca deixa a lista a de cursos superior com maior empregabilidade. Sua importância para a sociedade é proporcional às vantagens que a carreira oferece aos profissionais que se dedicam a ela.

Quem opta pela graduação em Medicina sabe que esta é uma carreira que exige aprimoramento constante. Em outras palavras, deixar de estudar não é uma opção!

Além da formação básica, que leva seis anos, o estudante de Medicina passa pela residência, que é um processo de especialização prática. A busca por uma especialidade médica exige a realização de pós-graduações e presença confirmada em eventos da área.

#08 Engenharia

Não é novidade que as Engenharias são cursos com alta procura nos maiores vestibulares do país. Mas por que será que elas são cursos superiores com boa empregabilidade?

Engenharia Civil e Engenharia Elétrica estão estreitamente ligadas à infraestrutura básica para vivermos. Precisamos de casas, edifícios, escolas, ruas e outros tipos de construções. Para habitarmos esses espaços, precisamos de luz, ou seja, energia elétrica.

As Engenharias de Produção, Mecânica, Aeronáutica e de Controle e Automação são essenciais à indústria e à fabricação de automóveis, aeronaves e maquinários, entre outras soluções que utilizamos em nosso cotidiano. Já as Engenharias Ambiental, Química e de Alimentos afetam nossa saúde e qualidade de vida.

Em praticamente todos os segmentos de mercado temos a necessidade de engenheiros pensando em processos, projetando soluções e avaliando os impactos delas. Por esse motivo, os mais de 30 tipos de Engenharias existentes figuram entre as carreiras com maior empregabilidade.

#09 Direito

Uma das profissões mais tradicionais, o Direito continua sendo um dos cursos superiores com maior empregabilidade porque evolui juntamente com a sociedade.

Alguns anos atrás, não tínhamos profissionais atuando em direitos dos consumidores, direitos dos animais ou direito digital, por exemplo. No entanto, esses são segmentos que vêm ganhando força no mercado de trabalho e exigindo profissionais com excelente qualificação.

Egressos dos cursos de Direito podem optar pelas áreas mais consolidadas, como direito tributário, trabalhista ou civil, ou então por essas áreas inovadoras, que ainda carecem de profissionais especializados.

#10 Marketing Digital

Desde que a internet ganhou força e as empresas passaram a atuar mais fortemente no universo online, o marketing digital se tornou um dos cursos tecnólogos mais procurados. E não é para menos: todo mundo quer fazer negócios na internet.

Quem se forma em marketing digital pode atuar com otimização para mecanismos de buscas (SEO), inbound marketing, marketing de conteúdo, links patrocinados, branding, entre muitos outros segmentos.

Qual desses cursos é a sua cara? Ainda não sabe? Solucione essa dúvida com um teste vocacional!

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

A liderança estratégica é uma habilidade bastante valorizada pelas empresas que vem mudando o papel e o comportamento ...
4 min de leitura

As 7 habilidades do futuro que você precisa desenvolver

Você sabia que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental? É o que ...
5 min de leitura

Por que as empresas deveriam buscar profissionais neurodivergentes

Uma pessoa neurodivergente é aquela que tem um desenvolvendo neurológico atípico. Ou seja, diferente daquilo que se ...
14 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes