Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Mercado de Trabalho

Por que fazer faculdade se você já está no mercado de trabalho?

Mercado de Trabalho

O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

Mercado de Trabalho

Por que fazer faculdade se você já está no mercado de trabalho?

Redação
Por Redação em Mar 2, 2021 12:00:00 AM | 3 min de leitura

Por que fazer faculdade? Será que eu quero fazer faculdade? Essas são perguntas que podem passar pela cabeça de qualquer pessoa que ainda não ingressou no ensino superior e não tem certeza se deve mesmo fazer isso. Principalmente aquelas que já conseguiram uma oportunidade de emprego.

Se esse é o seu caso, então continue lendo este post. A seguir, vamos fornecer algumas informações que comprovam como o ensino superior é um diferencial para o mercado de trabalho. Depois de ler este conteúdo, você poderá decidir se deve fazer faculdade ou não.

Mais oportunidades de carreira

As empresas têm exigido profissionais cada vez mais qualificados nos últimos anos. Isso significa que, quanto mais qualificação uma pessoa tem, mais chances ela vai ter de conseguir um emprego. Ou seja, ter apenas o ensino médio não é suficiente para conseguir se destacar nesse cenário.

Por isso, esse é um dos principais motivos para entender porque fazer faculdade é importante. Afinal, uma graduação é o tipo de formação que oferece os conhecimentos necessários e possibilita o desenvolvimento de habilidades importantes para desempenhar uma profissão com eficiência.

Remuneração maior

Antes de pensar qual curso de faculdade dá mais dinheiro, você deve saber que todo diploma de ensino superior oferece a possibilidade de ter uma remuneração maior. O que pode variar é o valor que cada área oferta. De modo geral, segundo o IBGE, um profissional que faz faculdade pode ganhar até 140% a mais que aquele que não possui ensino superior.

A diferença salarial entre quem faz uma graduação e quem não faz é ainda maior em nosso país. Segundo a a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a variação de salário entre brasileiros com ou sem diploma é maior que em outros 40 países.

Possibilidade de assumir cargos de liderança

Outra questão que deve ser considerada na hora de responder “por que fazer faculdade?” é a possibilidade de crescimento profissional que uma graduação oferece. Além da experiência profissional e de competências específicas, ter conhecimentos técnicos também é importante para assumir cargos de liderança.

De acordo com o Guia de Profissões e Salário da Catho, por exemplo, a maioria dos profissionais que ocupam posições de gerência em áreas como recursos humanos, vendas, operações, administração, enfermagem e tecnologia da informação fizeram faculdade.

Caminho para a especialização

Depois que você já sabe porque fazer faculdade e termina uma graduação, é possível realizar outras ações para crescer ainda mais profissionalmente. Uma delas é a pós-graduação. Por meio desse tipo de curso, você poderá se tornar especialista em alguma área de interesse.

Dessa forma, você estará ainda mais qualificado para o mercado de trabalho, o que gera novas oportunidades de emprego e de aumento de renda. Para se ter uma ideia, um profissional com especialização pode receber até 118% a mais, de acordo com pesquisa da empresa de recrutamento Catho.

Se você começou a ler este post se perguntando “por que fazer faculdade?”, agora tem motivos de sobra para saber que essa pode ser uma excelente escolha para a sua carreira. Ter mais oportunidades de emprego, maior remuneração e crescimento profissional são alguns deles.

Agora você já pode começar a pesquisar os tipos de faculdade existentes e pensar em qual curso deseja fazer!

Que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e mostrar a seus amigos a importância de fazer uma faculdade? Vamos lá, basta um clique!

Mercado de Trabalho

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

A liderança estratégica é uma habilidade bastante valorizada pelas empresas que vem mudando o papel e o comportamento ...
4 min de leitura

As 7 habilidades do futuro que você precisa desenvolver

Você sabia que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental? É o que ...
5 min de leitura

Por que as empresas deveriam buscar profissionais neurodivergentes

Uma pessoa neurodivergente é aquela que tem um desenvolvendo neurológico atípico. Ou seja, diferente daquilo que se ...
14 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Mercado de Trabalho
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes