Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

Tipos de graduação: diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

Mercado de Trabalho

O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

Ensino Superior

Tipos de graduação: diferenças entre presencial, semipresencial e EAD

Redação
Por Redação em Mar 5, 2021 12:00:00 AM | 4 min de leitura

Existem basicamente três tipos de graduação que você pode fazer: presencial, semipresencial e EAD. Cada uma delas possui vantagens e desvantagens, dependendo do seu perfil como estudante.

Mas, para escolher entre os tipos de graduação para fazer, é preciso conhecê-los melhor, certo? Então siga com a leitura!

Graduação presencial

Esse é um dos tipos de graduação mais conhecidos. Isso porque é o mais tradicional deles. Nesse modelo, alunos e professores se encontram presencialmente em sala de aula tanto para a exposição a dos conteúdos quanto para a realização das avaliações.

Os horários e datas das aulas e das atividades avaliativas são pré-determinados pela instituição de ensino no início do ano letivo, assim como os locais nos quais os encontros devem acontecer.

Na faculdade presencial, as aulas geralmente acontecem todos os dias da semana e é necessário ter uma frequência mínima de 75% em cada disciplina para que você seja aprovado. Isso significa que, se existem 10 aulas de uma matéria, você precisa estar presente ao menos em 8 delas.

Algo que é importante comentar é uma novidade relacionada à obrigatoriedade de assistência física nas aulas: o MEC aumentou a quantidade de aulas que podem ser feitas à distância na modalidade presencial. Se antes o limite era de 20%, agora é de 40%, com exceção dos cursos de engenharia e saúde.

Ainda sobre essa possibilidade de ter mais aulas à distância, há alguns requisitos que a instituição precisa atender para ser autorizada a aplicar a mudança. Em primeiro lugar, é preciso que a instituição de ensino superior esteja previamente credenciada para ministrar aulas à distância, além de ter uma nota igual ou maior que 4 como entidade e o curso no qual seriam feitas aulas remotas também deve ter uma nota 4, como mínimo. 

Entre todos os tipos de faculdade que existem, não é difícil compreender porque até hoje a maioria dos estudantes optava por este. A organização da agenda fica por conta da própria faculdade e a obrigatoriedade de estar em sala de aula para ser aprovado se torna um fator motivador para que o estudante compareça às aulas.

 

Graduação EAD

O Ensino a Distância é um dos tipos de faculdade que mais tem crescido nos últimos anos. Nessa modalidade, aulas e atividades são realizadas por meio de ambiente virtual e apenas as provas são feitas presencialmente. Esse tipo de graduação é ideal para quem não tem disponibilidade de horários livres para se dedicar à faculdade.

As aulas podem ser assistidas quando o aluno determina e as atividades também possuem prazos diferenciados para serem realizadas. Além disso, não é preciso se deslocar para assistir às aulas, que podem ser vistas a partir de qualquer lugar por meio de computador e internet.

Essa modalidade compartilha alguns recursos com o modelo da faculdade semipresencial, também conhecida como nova graduação, que você vai conhecer na sequência. Aqui, está à disposição do aluno toda a infraestrutura virtual necessária para estudar de forma remota, usando o ambiente virtual de aprendizagem, assim como a possibilidade de definir seus horários dedicados a expandir seus conhecimentos. 

Algo que é importante destacar é que, se anteriormente o MEC indicava que uma parte da carga horária deveria ser cumprida de forma presencial, esta exigência não existe mais na modalidade EAD. Atualmente, a única atividade que deve ser feita, obrigatoriamente, de forma física, é a realização das provas. 

 

Graduação semipresencial

Os cursos semipresenciais são aqueles que possuem parte da carga horária presencial e parte à distância.

Para ser considerado um curso semipresencial, este deve ter, no máximo, 20% da carga horária ministrada à distância. As demais horas são conferidas presencialmente, seja na própria instituição de ensino ou em polos de apoio presenciais.

Normalmente, o conteúdo ministrado online é essencialmente teórico. Assim, o aluno pode estudar quando e onde quiser, pois não precisa de nenhum suporte da instituição de ensino ou de professores. 

As dúvidas com relação ao conteúdo podem ser enviadas por meio de fóruns, chats e e-mails para que os tutores ou professores respondam. Apesar de as aulas serem virtuais, as avaliações são presenciais, assim como das demais disciplinas.

 

Enfim: qual é o melhor entre os tipos de graduação para fazer?

Para decidir qual é a melhor alternativa para seu caso, é fundamental ter todas as informações disponíveis e escolher de forma consciente.

Tem gente que prefere o modelo tradicional, já em outros casos a modalidade EAD é a mais indicada. Melhor ainda que existe um modelo intermediário, ou seja: tem formato para todos!

Neste post, você conheceu os tipos de faculdade e as características de cada um deles. Na hora de decidir entre quais tipos de faculdades para fazer, é preciso considerar sua rotina e suas características pessoais para saber quais delas se adaptam melhor às suas necessidades.

Agora que você já conhece os tipos de faculdade, talvez esteja se perguntando qual profissão é a melhor para você. Então, não pare por aqui. Confira também o post Qual profissão seguir? Solucione essa dúvida com um teste vocacional!

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Com quantos anos pode fazer faculdade?

Você sabe com quantos pode fazer faculdade? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em ingressar no ...
7 min de leitura

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil!
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes