Conheça nossos cursos
Conheça nossos cursos

Ensino Superior

O que é melhor, faculdade a distância ou presencial?

Mercado de Trabalho

O que é liderança estratégica e como adotá-la no seu dia a dia

Ensino Superior

O que é melhor, faculdade a distância ou presencial?

Redação
Por Redação em Mar 2, 2021 12:00:00 AM | 4 min de leitura

Na época em que ninguém precisava pensar nisso, era mais fácil. Quem queria atingir o sonho do diploma de curso superior só tinha uma forma de estudar: fazer uma faculdade presencial. 

Até aí, tudo bem, mas quem disse que só porque era mais fácil escolher, isso também era melhor para os estudantes? Felizmente, a educação deu longos passos em direção à modernidade e, atualmente, há mais opções para futuros egressos, ou seja, você já pode escolher entre faculdade a distância ou presencial.

Por outro lado, isso também faz com que você tenha que definir qual é o tipo de curso que mais se adapta às suas necessidades e realidade. Por exemplo, essa dúvida é muito comum para quem trabalha, tem família e sabe que o tempo disponível é escasso.

E não é só nos casos em que há necessidades específicas que podem surgir dúvidas sobre se é melhor um curso presencial ou a distância. Você pode ter interesse por novos modelos de ensino, querer experimentar as vantagens das tecnologias mais atuais ou mesmo buscar por mais liberdade.

Seja qual for o seu caso, para escolher, é preciso estar bem informado. E se você já parou para refletir se o melhor pra você é um curso presencial ou a distância e quer informações que lhe ajudem a decidir, vamos ajudá-lo nessa escolha. Siga em frente com a leitura!

Faculdade presencial

Não dá pra negar que essa modalidade é a mais conhecida, e não é pra menos: o primeiro curso superior no Brasil surgiu em 1808! Está vendo quanto tempo demorou para que novos tipos de faculdades fossem criados? De fato, você deveria se considerar um privilegiado de ter tantas novas escolhas ao seu alcance!

De fato, ainda hoje, a faculdade presencial é a escolha de muitos vestibulandos. Ir à faculdade todos os dias, ter contato com colegas, mais proximidade com os professores, tudo isso pode passar maior segurança ao estudante e, sem dúvida, é uma experiência rica em vivências. 

Por outro lado, quem está no mercado de trabalho tem que ponderar uma série de coisas, como o tempo de deslocamento entre trabalho e faculdade, a hora que vai chegar em casa, se for estudar à noite, se haverá tempo para a família, para as horas extras e as demais exigências da profissão.

Quando todas essas decisões vêm à tona, é comum que você se sinta indeciso quanto à faculdade a distância ou presencial, mas não significa que este ou aquele modelo seja melhor. Apenas que no contexto em que você se encontra, existe uma opção que se encaixa melhor na sua rotina.

Faculdade a distância

Entre as novas modalidades, o famoso EAD (ensino a distância) veio para fazer uma grande diferença na vida das pessoas que buscam por qualificação profissional por meio de uma graduação.

A faculdade a distância permite que você estude em casa, sem precisar ficar se deslocando até a universidade todos os dias, o que poupa tempo e também dinheiro. Mesmo assim, os momentos presenciais não são esquecidos no modelo EAD, o aluno tem um campus físico a sua disposição para frequentar quando queira!

E se tem algo que não tem como a gente ignorar, é o valor das mensalidades na educação a distância: muito menor do que nos cursos presenciais. Por ser um curso que abrange um número maior de pessoas, o EAD acaba se tornando mais barato e permitindo que mais pessoas tenham uma chance de cursar uma formação superior.

Sobre a oferta de carreiras, também não precisa se preocupar: atualmente existem os mais diversos cursos em faculdades a distância: seja nas Ciências Biológicas, Humanas ou Exatas. Com certeza você vai encontrar o seu, e em mais de uma instituição, assim pode comparar e escolher o melhor!

>>> Como estudar em casa: dicas para você começar agora

Graduação Flexível

Para quem fica em cima do muro quanto à escolha de uma faculdade a distância ou presencial, também existem os cursos semipresenciais. Um misto de EAD e presencial, a faculdade semipresencial reúne o melhor das duas modalidades de ensino anteriores.

Nesse modelo, você tem aulas presenciais em alguns dias da semana e o restante das atividades faz totalmente online. Dessa forma, aqui, também dá para explorar o networking da faculdade presencial, conhecendo seus colegas pessoalmente, e aproveitar todo o potencial da tecnologia para aprender onde quer que você esteja.

Algo super interessante nesta modalidade é que você vê os conteúdos em casa, antes das aulas, e chega pronto para dialogar com os professores e trocar experiências. 

Esse formato de estudos é bastante enriquecedor, já que oferece o melhor de ambos mundos, tanto em relação à vivência presencial como quando o assunto é ter liberdade para estudar quando e desde onde quiser. Tentador, não? E lembre-se do que comentamos no início: com mais opções, é preciso saber escolher bem.

Ficou num dilema ainda maior?

A escolha entre a faculdade a distância e a presencial deve vir de uma análise da sua situação atual e, também, das suas características enquanto estudante. Cada pessoa é um mundo, com necessidades e habilidades específicas que precisam ser consideradas.

Existem pessoas que se organizam facilmente e mantêm uma rotina de estudos independentemente de estarem em casa ou na faculdade. Outras, já não conseguem ser autodidatas e precisam do compromisso das aulas todos os dias para não perderem o ritmo.

Há também quem fique no meio termo e faça da faculdade semipresencial sua maior aliada, afinal, dá para aproveitar todos os recursos que a universidade oferece quando é mais conveniente. Mas, conta pra gente, até agora, com qual desses casos você mais se identifica?

Ensino Superior

Veja mais conteúdos da UNIFACEX sobre EAD e educação

Com quantos anos pode fazer faculdade?

Você sabe com quantos pode fazer faculdade? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em ingressar no ...
7 min de leitura

Mulheres na engenharia: inspire-se com a trajetória de 10 pioneiras

“Eu sempre quis ser engenheira, mas sentia como se mulheres não devessem estudar coisas como engenharia”. Essa fala é ...
9 min de leitura

Vida de Vestibulando: 7 fatos que ninguém te conta

A vida de um vestibulando não é nada fácil!
9 min de leitura
Ver mais conteúdossobre Ensino Superior
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Posts mais recentes